Sportelogia Profile picture
🏅Psicologia para todo tipo de competição, do esporte ao e-sport; 📝Psicologia para concursos e provas No Twitter fazemos análises de fenômenos psicológicos

Sep 30, 2020, 13 tweets

POR QUE OS TIMES ARGENTINOS SÃO MAIS DECISIVOS [THREAD]

Falamos muito aqui no Brasil sobre os times argentinos serem melhores sob pressão e com maior capacidade de reação. Existem diversos motivos, mas hoje citaremos um específico. Se tu curte uma análise, vem com nós:

Vejamos o jogo de São Paulo e River Plate na semana passada. O time argentino chegou a ter uma desvantagem de dois gols e conseguiu virar o jogo. A todo momento, os jogadores permaneceram estáveis e propondo seu jogo, pareceram estar psicologicamente bem no momento ruim. Como?

Primeiro, saiba de uma coisa: trabalhar sob pressão para reagir em situações ruins é algo TREINÁVEL. No inglês existe uma palavra chamada "clutch", que é como agimos em situações ruins (medo, raiva ou dor) e muitos times treinam justamente as reações nestes momentos específicos.

Nesse estado de adversidade, o atleta se automonitora o tempo inteiro. Ou seja, ele fica constantemente avaliando sua performance e isso, ironicamente, estraga seu desempenho. Ele faz duas coisas: joga e se avalia. Obviamente, o jogador fica propício a fazer as famosas "cagadas".

Aí que entra nossa análise de caso. Aqui, usaremos o protetor silencioso do time do River Plate: Pablo Nigro. Pra quem não o conhece, é o psicólogo do time há MAIS DE 15 ANOS. Este homem é responsável pelo time profissional, categorias de base e de outras modalidades esportivas.

Ele trabalha no River desde a época de Ramón Diaz (que foi boa, mas longe de ser o ápice), porém lá não tinha muita liberdade de ação. Mas Gallardo mudou a autonomia do psicólogo, passou a trabalhar próximo dele, inclusive viajando junto do time nos jogos que necessitavam.

O foco principal de Nigro é o fortalecimento mental, no coletivo e no individual. Por exemplo, em 2014, no grande jogo sul-americano entre River Plate e Boca Juniors, o psicólogo foi responsável por fazer um vídeo com as esposas/pessoas importantes pros jogadores para motivá-los-

e ainda trabalhou com o marketing do clube para decorar o vestiário com bandeiras e colocar mensagens de torcedores juntamente com cantos da torcida Millonaria. Naquele jogo, o River se classificou e foi campeão da competição nos jogos seguintes.

Pablo Nigro tem um trabalho justamente de capacitar os jogadores em 4 pilares: motivação, concentração, controle das emoções e autoconfiança. Com isso, o psicólogo consegue deixar os jogadores mais confiantes de suas performances e tranquilizá-los para não ruir quando mais-

precisam deles. Já no Brasil, 12 times da Série A não tem psicólogo. Assim vemos os reflexos desse descaso, com viradas históricas e principalmente com o que chamam de "pipocadas" e tensão. Sem o auxílio correto, o jogador, como qualquer humano, sofrerá os impactos emocionais-

em momentos tensos. A questão é que isso pode ser melhorado com trabalhos de biofeedback, preparações emocionais e técnicas grupais de confiança coletiva. Esse é um dos principais motivos dos times brasileiros temerem os argentinos: o preparo psicológico e a raça interminável.

Obrigado por nos acompanhar nessa thread! Para saber mais de psicologia do esporte e análises esportivas, basta nos seguir aqui e no instagram: instagram.com/sportelogia/

Atenção @SaoPauloFC e times que enfrentarão argentinos pelo caminho #Libertadores #Psicologia #Saravia

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling