O que explica as cores dos gatos? 🐈
Bora conhecer a incrível genética por trás da pelagem desses animais?
Como uma apaixonada por gatos, um dia fiquei muito curiosa pra saber o que explica essa diversidade enorme de padrões de cores que eles têm!
E surgiu mais uma #BioThreadBr:
Ps: leu, ficou curiouser e quer saber os genes/genótipos envolvidos na cor do seu gato? Deixa uma fotinho aqui que eu te respondo com o que aprendi!
Fotinhos do Eugênio e da Tigresa (meus peludinhos) pra te encorajar o/
E agora sim, vamos pro fioo 🐱👇
A domesticação dos gatos provavelmente se iniciou há cerca de 9500 anos, de acordo com a evidência mais antiga de associação entre nós e esses animais: um esqueleto humano datado de 7500 A.C., que foi encontrado enterrado ao lado de um gato, na ilha mediterrânea de Cyprus (foto).
Ao contrário dos doguinhos, que sofreram forte seleção artificial durante o seu período de domesticação, relacionada a características úteis como porte, comportamento, aparência e capacidade para realizar tarefas especializadas, os gatos não eram tão visados nesse sentido +
sendo escolhidos geralmente pelas suas características estéticas, por exemplo o padrão de cor e comprimento dos pelos. Resultado disso é que, enquanto hoje a maioria dos cachorros está diretamente associada a uma raça, 98% dos gatos não está 🙀
Humano: gato seja de raça
Gato: n
Mas qual o segredo por trás dessas cores maravilhosas dos gatinhos? Bom, a primeira parte são os pigmentos, mais especificamente a melanina, que é produzida em células especiais da nossa pele, e dos gatinhos também! Muitos genes regulam qual tipo de melanina (preta - eumelanina +
ou laranja - feomelanina) vai ser produzida e se depositar no pelo, e em quais regiões e etapas do desenvolvimento dos gatinhos isso vai acontecer! Com isso, surgem gatos que possuem eumelanina pelo corpo todo, como os pretos, e gatos que não possuem pigmentação nenhuma (brancos)
Alguns genes da pigmentação, como o gene S, possuem muitas variantes - que chamamos de alelos -, e também têm sua expressão regulada, ou seja, podem ser mais expressos, ou menos expressos, dependendo do local e do momento no corpo. Com isso, surgem padrões de cor muito diversos!
Existe também o caso em que uma das variantes do gene expressa uma proteína que funciona diferente do tipo selvagem (a variante mais antiga, que já existia). O gene C, por exemplo, produz uma proteína que regula a intensidade da cor. Ele possui 3 variantes: uma selvagem +
e dominante (C), que produz uma proteína "normal", fazendo a intensidade da cor ser igualmente distribuída no corpo, e duas mutantes recessivas, cs e cb, que produzem uma proteína sensível ao calor, tornando apenas algumas partes do corpo escuras.
E assim surgem os siameses!
Quantas gatas fêmeas laranjas vocês já viram? E quantos machos?
O gene O, localizado no cromossomo sexual X, causa a produção exclusiva de feomelanina e inibe a produção de eumelanina, resultando na cor laranja. Já sua variante o+ não tem essa função e resulta em cor preta.
Fêmeas tricolores são muito comuns, né? Isso porque, nas fêmeas que possuem duas variantes do gene O, O e o+, um dos cromossomos X sempre é inativado: dependendo de qual for, a cor daquele pedaço vai ser preta ou laranja! Jutando com o gene S, ela ganha manchas brancas, e voilá!
Existe um padrão de pelagem que é considerado ancestral nos gatos, chamado Agouti - ou seja, esta coloração teria surgido primeiro na evolução, e todas as demais se originaram a partir dela. Atualmente, é bastante presente em gatos selvagens de savana ou regiões áridas/desertos.
Por último, vamos falar das listras e manchas! Uma característica muito comum entre os gatos domésticos, que é basicamente determinada pelo gene Tabby, com suas três variantes: T, Ta e tb. Ta é encontrada em gatos riscados, T nos gatos listrados e pintados, e tb nos manchados.
E aí meus felinoos? Curtiram conhecer um pouco mais sobre o universo incrível dos gatos, e da genética?
Existem vários outros genes que não deu pra citar aqui, mas, se você tem alguma dúvida, ou se quer saber quem são os genes reponsáveis pelas cores do seu gatíneo, chega mais!😻
Referências bibliográficas:
Crosta, M. C. (2020). Coat Color Genetics. Feline Dermatology (pp. 23-66). Springer, Cham.
Kaelin, C. B., & Barsh, G. S. (2013). Genetics of pigmentation in dogs and cats. Annual Reviews in Animal Bioscience, 1(1), 125-156.
nationalgeographic.com/animals/2004/0…
Imagens:
📷Capa: imgur.com/yFfZekC
📷 Figurinha - raças de gatos: Cat Versus Human, The Cat Fanciers Association & Macmilan Children's Publishing Group catversushuman.com
📷Gato todo branco: thesprucepets.com/white-cats-pro…
📷 Tabby Ticado: climbdraws.tumblr.com/post/171365359…
📷 Fêmea laranja sem manchas:
Foto por Gnissah, utilizada com licença CC 3.0 - commons.wikimedia.org/wiki/File:Tort…
📷 Fêmea laranja com manchas: Foto por James Petts de Londres, Inglaterra, utilizada com licença CC 2.0 - commons.wikimedia.org/wiki/File:Tort…
📷 Macho laranja: Letícia Magpali (vulgo eu)
📷 Gato Tonquinês: Carolina Smith
catboardinghonolulu.com/about-us/
📷 Gato Brumês: coolcattreehouse.com/burmese-cat-br…
Demais fotos foram obtivas gratuitamente no aplicativo Canva.
Leitura complementar:
Descoberta do esqueleto mais antigo de humano com um gato ao lado: science.sciencemag.org/content/304/56…
@threadreaderapp unroll
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.