Biodiversidade Brasileira Profile picture
O maior perfil sobre biodiversidade do Brasil | Por João Pedro Salgado | 📩 contato_biodiversidadebr@hotmail.com

Mar 15, 2021, 10 tweets

Amazônia, hoje o local que possui uma biodiversidade incrível e sendo a maior floresta tropical do planeta, mas nem sempre foi assim. De rios que corriam para o lado oposto e até um enorme pântano.

Vamos saber como a Amazônia se formou? Segue o fio:

Antes precisamos entender as escalas geológicas. Essa tabela dá pra ter uma noção do tempo.

Vou falar bastante em Período e Era, então volte sempre aqui para entender do tempo que estou falando.

A Amazônia já foi um grande golfo (exemplo do que é um golfo na img 3). América do Sul e África ainda estavam unidas (img2). As águas do pacífico inundavam aquela área, há cerca de 500 a 360 milhões de anos (img 1)

Importante lembrar que a Cordilheira dos Andes não existia ainda

Então na Era Paleozóica, Período Carbonífero, houve uma regressão marinha. As águas que formavam o golfo na Amazônia deram espaço a terra. Durante as próximas Eras, as terras Amazônicas estavam emersas.

Hoje, os rios da Amazônia correm todos para o Oceano Atlântico (imagem 1), mas naquele tempo, era totalmente o oposto. Os rios corriam para o Oceano Pacífico (imagem 2), e isso só iria mudar alguns milhões de anos mais pra frente.

Ainda não temos a formação dos Andes.

A América do Sul começa a se separar do continente Africano, isso há cerca 120 milhões de anos.
Como os continentes eram unidos, o oceano Atlântico nem existia, mas agora aos poucos ele começa se formar.

Ainda no Período Terciário (relativamente recente), temos o início da formação da Cordilheira dos Andes. As águas que corriam para o Oceano Pacífico agora ficava represada, pois a Cordilheira impedia a passagem das águas para o mar.

Com toda aquela água represada em conjunto com a separação da África e América do Sul, as águas agora começam a fluir para o sentido que conhecemos hoje, a desaguar no Oceano Atlântico.

O solo sedimentar da paisagem anterior, gerado na água, ficou a seco, cobrindo-se com a precursora da atual floresta amazônica. Os rios encaixaram no substrato macio seus leitos e vales, em parte extremamente largos, muitas vezes já preenchidos de novo com seus próprios aluviões

A referência usada para escrever essa publicação foi: ''Amazônia, fundamentos da ecologia da maior região de florestas tropicais'', do Professor Harald Sioli.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling