Aaaaaateeenção!!!
Soem trombetas!
Mais uma edição do "Atacadão do thread"!!
Hoje, o cowoking pasqualino coelho-galinha
A fauna pasqualina é integrada por 2 peculiares coadjuvantes: coelhos e galinhas, estas últimas representadas por seus ovos.
Os coelhos aparecem por associação com a Virgem Maria porque existia a crença por parte de pensadores romanos como Plínio e Plutarco de que esses primos do Pernalonga podiam se reproduzir sem perder a virgindade.
eles, além de serem símbolo da fertilidade e da renovação, também eram associados com a Santíssima Trindade
E aí entram as galinhas: os cristãos ortodoxos, de jejum durante a Quaresma, não comiam os ovos...mas as galinhas continuavam pondo ovos!
E como não existiam geladeiras a alternativa para não desperdiçá-los era fervê-los para comê-los quando terminasse o jejum. E, como era uma ocasião especial, os pintavam, para decorá-los e os comiam dias depois.
Até aí a coisa tinha um tom religioso. Mas lá pelo século 17 começa o spin-off gastronômico quando ave e mamífero fazem uma espécie de coworking no Sacro Império Romano-Germânico:
...ali surge um storytelling na qual uma mulher sem dinheiro para comprar doces aos filhos, faz uma surpresa, escondendo no quintal ovos pintados.
As crianças descobrem os ovos e veem um coelhinho passando do lado. Eles acham que o coelho havia colocado os ovos. A mãe nada diz.
Então, eles preparam um ninho para o coelho. A mãe, à noite, coloca ali outros ovos pintados
E no século 19, com a expansão de umas saborosas startups da época, as docerias com produtos de chocolate - feito com o cacau proveniente das Américas - surgem os coelhos e ovos de chocolate.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.