Karla 🇧🇴 Profile picture
🇧🇷🇧🇴 plurinacional • jornalista independente- andina, boliviana y potiguar • espaço de difundir às culturas bolivianas e andinas # @quipuspodcast •

Apr 19, 2021, 9 tweets

Com saias típicas, chapéu de coco e tranças, um grupo de senhoras escalam montanhas e usam aguayos em vez de mochilas nos ombros

Desde 2015, o grupo de indígenas aymaras estão superando muito mais do que grandes alturas. Elas são as "Cholitas escaladoras"

Um grupo de mulheres bolivianas de origem aymara, cansadas da profunda desigualdade e violência de gênero em seu país, além da forte rejeição e discriminação por serem indígenas, decidiram romper estereótipos e conquistar os picos mais altos do mundo.

Algumas das protagonistas desta história já vinham trabalhando com os seus maridos há algum tempo como cozinheiras ou guias para turistas de montanha.

No entanto, nunca tinham escalado montanhas, porque tinham sido levadas a acreditar que "não era para elas".

Para elas, é importante que o reconhecimento de sua cultura sirva de exemplo às novas gerações. Pensaram: que símbolo melhor do que as roupas típicas?

As mulheres de pollera decidiram escalar o Huayna Potosí, na Bolívia, cujo cume mais alto está 6.088 m acima do nível do mar

Não demorou muito e vieram outros desafios; Acotango (6.052 m), Pomarapi (6.000), Illimani (6.462) e Sajama (6.542), que é a montanha mais alta da Bolívia. O grupo cresceu, e suas ambições tambem.

Em 2019, cinco alpinistas cholitas  empreenderam uma expedição para subir o Aconcágua, a montanha mais alta da América.

Duas alcançaram o objetivo, tornando-se as primeiras mulheres indígenas a chegar ao cume e autênticos ícones do montanhismo boliviano

As cholitas sempre pedem permissão à Pachamama antes de subirem a montanha. Vivem ligadas à natureza, não conquistam o cume.

Elas não invadem, pedem permissão, não enfrentam a montanha, são geminadas com ela.

No passado, as cholitas só podiam aspirar ao trabalho doméstico ou agrícola. Hoje, não só trabalham orgulhosamente na terra ou na cozinha, como também são alpinistas, lutadoras.

Tornaram-se verdadeiros símbolos da luta pela igualdade de direitos para as mulheres campesinas

E é claro, o fio foi inspirado no episódio incrível da @radioambulante, indicado pela @talitastt

Escutem e se encantem mais por essas histórias.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling