Jorge E F Farah #SimplificaFarah Profile picture
Gestão, Finanças pública e privada. Ex-subsecretário do Tesouro do Município RJ. Conselheiro do Flamengo. #MGMpresidente Link do canal do YouTube 👇

May 1, 2021, 11 tweets

#Moeda
A matéria abaixo demonstra um descolamento de algumas moedas em relação a um índice calculado com base nas principais commodities exportadas pelos países.
Aproveito o gancho p/explicar como funciona o mercado de câmbio
#SimplificaFarah

Siga o 🧵
valor.globo.com/financas/notic…

(2)
Sugiro que leia a thread abaixo onde explico o conceito de moeda. Como poderá ser observado, uma moeda é definida por suas funções ("money is what money does") e seu valor é fiduciário, ou seja, tem como base a confiança.
#SimplificaFarah

(3)
A taxa de câmbio mede a conversibilidade de uma moeda (= o preço relativo de uma moeda em relação a alguma outra). Caso a flutuação seja livre, a taxa cambial é determinada pela famosa lei da oferta e procura: as quantidades demandadas e ofertadas são ajustadas pelo preço.

(4)
Quem são os OFERTANTES no mercado de câmbio: os que recebem moeda nacional em troca de moeda estrangeira. Exs: exportadores, investidores internacionais que aplicam no país, multinacionais que investem no país, empresas do país que fizeram captação de recursos no exterior.

(5)
Os demandantes estão no polo oposto, ou seja, os que compram a moeda estrangeira. Exs: importadores, empresas nacionais pagando dívidas no exterior, cidadãos do país aplicando em investimentos no exterior, multinacionais no país remetendo lucro ao exterior.

(6)
Então, qto maior a taxa de câmbio, mais gente querendo vender moeda estrangeira. Qto menor, mais gente querendo comprar.
Isto é, qto mais desvalorizada for uma moeda nacional, maiores serão as exportações, por ex, e menor o n° de pessoas do país indo p/o exterior, por ex.

(7)
Ao longo do tempo, em um mercado livre, as relações tendem ao equilíbrio. Ou seja, se houver excesso de oferta, a taxa tenderá a cair (valorização da moeda nacional). Por outro lado, um excesso de demanda tenderá a promover um aumento na taxa (desvalorização).

(8)
Isso ocorre pelo dinamismo e interligação entre os mercados. O mercado de câmbio afeta a balança comercial (exportação/importação) e é afetado pela taxa de juros (entrada e saída de capital do país) e pela política fiscal (percepção de risco em relação às contas públicas).

(9)
Logo, uma série de variáveis determina uma taxa de câmbio. Voltando para a matéria que deu origem a esta thread, um estudo verificou que um índice com base nas principais exportações teria forte correlação com a taxa de câmbio e neste momento o Brasil estaria bem descasado

(10)
A taxa de câmbio desvalorizada tenderia a melhorar o saldo das transações correntes do balanço de pagamentos (transações comerciais entre residentes de um país e não residentes).Ou seja, aumentam as exportações e entrada de capitais no país.

(11)
O estudo mostra um descasamento entre um índice de exportação e a taxa de câmbio no Brasil muito acima dos demais países.
Continuarei esse 🧵apresentando estatísticas do setor externo p/verificar essa desconfiança c/o país que o índice trazido pela matéria está mostrando.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling