karla 🇧🇴 Profile picture
🇧🇷🇧🇴 plurinacional • jornalista andina, boliviana y potiguar • conteúdo sobre migrações e folklore y culturas andinas! # @quipuspodcast •

May 3, 2021, 9 tweets

3 de maio - Celebração à CHAKANA

Cruz andina, a Chakana, se constitui no elemento principal do ordenamento territorial, social, econômico e político das sociedades andinas de Abya Yala.

No dia 3 de maio a constelação do Cruzeiro do Sul assume a forma de uma cruz.

O nome ancestral da Constelação do Sul era Jach’a Qhana (Grande Luz). É uma ponte entre a sociedade, a natureza e os seres sobrenaturais, que permite ao homem andino interagir com o cosmos.

O mês de maio representa o início de um novo ciclo que é marcado pela constelação Cruz del Sur, que está em seu ponto mais alto e vertical em nosso céu.

Esta posição anuncia a época da colheita e o início de um novo ciclo de vida.

Cruzeiro do Sul tem sido venerada ancestralmente, tem sido o guia e o fundamento do mundo andino, proporcionando o sentido de comunidade, trabalho em grupo, coordenação, coletividade, reciprocidade.

Os povos andinos organizaram seu sistema social observando esta constelação, que por sua vez servia de guia para os caminhantes do altiplano, marcando a direção sul. De acordo com sua posição na esfera celeste, diferentes períodos agrícolas foram determinados.

Representa a ligação entre os 2 mundos: Hanan Pacha e Kay Pacha, sendo portanto uma ponte, aquela que foi venerada quando o seu eixo maior se eleva verticalmente sobre nós, precisamente nos primeiros dias de maio. Sua imagem é bastante comum nos países andinos.

Nossos ancestrais subiam aos Centros Cerimoniais ou Wakas, para sua observação e estudo, e para estar mais perto de seu influxo energético. É também o momento certo para "realçar" as propriedades medicinais das ervas.

A celebração a Chakana tem mais de 4 mil anos, e como todos os símbolos andinos, é praticada em todas as culturas andinas pré-colombianas, incluso no período incaico. Hoje começa o tempo de colheita e de agradecimento a Pachamama.

3 de maio no calendário andino significa, além de tudo, Renascimento.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling