Dhiordan Lovestain Profile picture
Biólogo, mestre em Ecologia, Divulgador Científico, Diretor de Vigilância em Saúde. Autor do canal Eterna Busca. eternabusca@workmail.com

May 6, 2021, 14 tweets

Você conhece a cicuta? Um dos venenos mais famosos da história, a responsável pela morte de Sócrates? Vem conhecer um pouco mais desta planta q se parece muito com uma salsa

Conium maculatum é o seu nome científico, e ela é conhecida popularmente como cicuta. A espécie tem distribuição natural na Europa e no Médio Oriente, mas encontra-se naturalizada na América do Norte e em algumas regiões da Argentina.

A planta é conhecida por dela se extrair a cicuta, uma potente mistura de alcalóides, entre os quais a cicutina, utilizada na Europa desde a antiguidade clássica como veneno. Em 399 a.C. o filósofo Sócrates foi condenado à morte, bebendo uma bebida feita de cicuta.

A cicuta tem sidos utilizada em algumas medicinas tradicionais pelas suas propriedades antiespasmódicas ( Um antiespasmódico é uma droga que suprime a contracção do tecido muscular liso, como o estômago, intestino, útero ou bexiga)

e como sedante para acalmar dores persistentes e intratáveis, como as produzidas por algumas formas de cancro e por neuralgias[8] (dores associadas aos nervos e extremamente dolorosas).

a diferença entre uma dose terapêutica e uma dose tóxica é muito pequena. A sobredose produz secura na boca, dificuldade em engolir, dilatação das pupilas (midríase), náuseas, paralisias musculares, e finalmente paragem respiratória e asfixia

Ela faz com que a vítima permaneça lúcida até falecer. Na antiguidade clássica a intoxicação por cicuta foi usada pelos gregos para tirar a vida dos condenados a pena de morte.

A planta é rica em alcalóides, entre os quais se destacam os glucósidos flavónicos e cumarínicos e um óleo essencial rico em coniceina e cicutina, uma neurotoxina que inibe o funcionamento do sistema nervoso central, produzindo um quadro patológico designada por "cicutismo".

O efeito desta toxina é semelhante ao produzido pelo curare.
Sobre o curare nós já falamos dele aqui nesta thread:

Podem ocorrer intoxicações por ingestão acidental da planta dadas as suas semelhanças com a salsa, o funcho, o aipo e algumas outras apiáceas utilizadas como alimento ou condimento.
Olha essas fotos, quem é a salsa e quem é a cicuta?

A primeira é um salsa, a segunda a cicuta. Apesar de existirem consideráveis diferenças entre estas plantas e a cicuta, especialmente o odor, as cicutas tem um cheiro ruim, o tamanho, geralmente as cicutas são maiores

E outra diferença importante são as manchas arroxeadas nos caules, uma característica distintiva das plantas do géneros Conium.

Embora esta planta não ocorre naturalmente no Brasil, se vc morar um dos países de ocorrência, não coma qualquer planta achando que é salsa, aipo ou funcho. Pq ela pode ser uma cicuta.

Ficou curioso p/ saber mais da cicuta, os principais sintomas de envenenamento, carácteristicas da planta e a toxidade dela p/ outros animais?
Vem conferir tudo neste vídeo

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling