LEITURA DE BALANÇO: CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. ou para os moradores de Santo André, Estado de São Paulo apenas #CVC ou para a galerinha do mercado financeiro #CVCB3
BALANÇO: Destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas/twittes.
DFC/Caixa: Cx operacional negativo em 60M, Cx de investimento negativo em 22M e Cx de financiamento negativo em 37 M (principais impactos em liq de empréstimo, emissão de deb efeito NET, aumento de capital dando NET com Liquid debentures), totalizando 198 BI de redução cx total.
Contas a receber: Andou de lado entre os Trimestre, curioso é ver mais de 90% do saldo esta A VENCER.
Adiantamento a fornecedores: Saldo andou de lado mas o impressionante é ver que esta ocorrendo uma movimentação tanto de Vendas e por consequência o adiantamento destes pacotes para os fornecedores.
Investimento: Todas as empresas do grupo estão operando com prejuízo porém curioso é Submarino , CVC e Trend já com Passivo Descoberto (PL invertido) e Visual operando com Receita liquida em prejuízo.
Debentures: 90% do saldo em 1,07 bi está em longo prazo, porém o mais interessante é ver que a companhia quebrou os Covenants dos contratos e teve que solicitar Waivers para os bancos, além de renegociar novas taxas de juros c/ regras mais “severas”.(vale a leitura da pg 50 a52)
Contingência: atualmente temos 309 M de provisão de contingência e detalhe que temos mais 488 M de provisão “fora do balanço” por ser de caráter possível.
IR Diferido: Maior impacto do resultado nos Tri está sendo a contabilização do IR Diferido ATIVO, por a empresa apresentar Prejuízo. Vale lembrar que pela norma contábil ela tem q detalhar como que ela irá compensar este crédito tributário (vide print)
Contratos a embarcar antecipados: Bom este saldo esta no passivo principalmente pois ocorreu antecipações de embarques e outros pacotes e devido a pandemia não foram realizadas com isso a companhia tem uma “divida” com os clientes, 2 BI! Lembrando q este valor já entrou no cx!
Receita e Custo: Desde que comecei a trabalhar na contabilidade algumas coisas são meio q Leis, como se vc tem RECEITA vc tem CUSTO, porém não aconteceu isso na CVC, como isso pode?
Resultado: Lembrando q está melhora no Prejuízo não é advinda da operação e sim q no 1T20 a companhia reconheceu um Impairment de 637M e baixa de IR diferido de 302M, totalizando uma perda de 939M de itens não recorrentes. Logo a comparação correta é d 38% e ñ 92% (vide abaixo)
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.