LEITURA DE BALANÇO: Via Varejo S.A. ou para os moradores de São Caetano do Sul, Estado de São Paulo apenas #CasaBahia #Ponto #Extre ou para a galerinha do mercado financeiro #VVAR3
BALANÇO: Destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas/twittes.
DFC/Caixa: Cx oper. negativo em 1,09BI, Cx de investimento negativo em 184M e Cx de financiamento negativo em 315M (principais impactos em liquidação de empréstimo, captação de novos c/efeito NET, compras de estoque, aumento de demandas jud. e maior giro de forn), total -1,5BI
Contas a receber: Andou de lado entre os Trimestre, curioso é ver que a estimativa de perda no crediário aumentou de 10,7% para 13,2%, será isso um sinal negativo da economia? Economistas o q vcs acham?
Estoque: Como vimos no fluxo de caixa a empresa diminuiu o caixa, mas aumentou a posição de estoque. Achei engraçado aqui na Via Varejo que não temos evidencia a perda de estoque, deve estar liquido o saldo, o q vcs acham ?
Tributos a recuperar: A empresa aloca 4,2 Bi em longo prazo e deixa claro que no curto prazo tem dificuldades em escoar estes créditos porém o plano de consumo deles é através de uma melhora operacional.
Empréstimos: Atualmente dos 9,1bi temos 7,1Bi para serem pagos até 1 ano. Interessante que esta dívida representa que precisa ser paga ainda este ano é 5,5 vezes o tamanho do Caixa, interessante né ?
IR Diferido: A empresa detém de um ativo diferido de 1,7 bi que é constituído basicamente por provisões e prejuízos fiscais. Lembrando que a contra partida de um ativo diferido é uma Receita (crédito) no resultado.
Contingência: Atualmente a empresa tem 1,6bi de provisões registradas na sua maior parte trabalhista (22.540 processos trabalhistas). Curioso é ver que temos mais 3,6 BI não provisionados pois são causas de risco possível.
Receita diferida: Principal impacto do registro de garantia de 1,1Bi em que a empresa aplica o conceito do IFRS15 em que é diferido a receita no passivo e baixado contra resultado no momento da utilização e/ou alguma métrica.
Lucro líquido: Lembra da nota de IR diferido q a empresa está contabilizando sobre prejuízo fiscal e provisões pois bem olha ele aqui! Se tirarmos este efeito o lucro cai para 53M, para vocês verem o impacto que temos.
Essa análise foi realizada com fins puramente didáticos. Trata-se exclusivamente de uma leitura dinâmica das demonstrações financeiras. Não se trata, nesse sentido, de recomendação de compra e venda de ativos.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.