Dhiordan Lovestain Profile picture
Biólogo, mestre em Ecologia, Divulgador Científico, Diretor de Vigilância em Saúde. Autor do canal Eterna Busca. eternabusca@workmail.com

May 23, 2021, 23 tweets

Quais os principais problemas da seleção sexual? Será mesmo que os machos são mais promíscuos e as fêmeas castas e recatadas? Será que a teoria da seleção sexual está equivocada e reflete preconceitos da visão da sociedade humana? Vem conferir nessa thread

Por muito tempo pensou-se que o namoro de animais desta forma:
Os machos libertinos lutam por uma fêmea casta, que fica sentada escolhendo o príncipe encantado para ser o pai de seus filhos.

Enquanto seu companheiro pode semear seus genes em toda parte, ela pacientemente cuida de sua ninhada. Apesar de alguns contra-exemplos, esses papéis eram considerados basicamente os mesmos em todo o reino animal:

os machos eram considerados promíscuos, dominantes e agressivos e as fêmeas castas e passivas. Mas temos sido cegados por nossos próprios preconceitos culturais, colocando os animais nos tipos de papéis que víamos na sociedade ao nosso redor?

Pesquisadores como @JoanRoughgarden , bióloga evolutiva e ecologista estadunidense, argumentam que foi um caso clássico de "viés de confirmação". Muitos biólogos estavam vendo o que queriam acreditar e, então, usando os resultados para justificar as normas culturais vigentes.

os cientistas muitas vezes não conseguem reconhecer comportamentos sexuais incrivelmente diversos em todo o reino animal. Falamos disso aqui:

Muito de nossa compreensão moderna das diferenças de sexo veio das lutas de Charles Darwin para explicar a história do pavão. Como uma exibição tão pesada e extravagante poderia contribuir para a sobrevivência do animal?

"A visão de uma pena no rabo de um pavão, sempre que eu olho para ela, me deixa doente!" ele escreveu em uma carta de 1860 a seu colega Asa Gray. A solução de Darwin foi a "seleção sexual": uma forma de evolução que vem diretamente dos desafios da reprodução.

A corrida armamentista resultante levou à evolução de traços cada vez mais excessivos nos machos de certas espécies: daí o conto do pavão, que o ajuda a anunciar sua boa saúde para a pavoa.

Nós já falamos um pouco dessa corrida armamentista reprodutiva nesta thread aqui:

O biólogo evolucionista Angus John Bateman propôs q Os ovos, são enormes e cheios de nutrientes, o que os torna caros de produzir. Em contraste, os espermatozóides são tão pequenos que podem ser produzidos aos milhões.

Isso significa que as apostas do jogo de acasalamento são muito mais altas para uma fêmea e, portanto, ela precisaria escolher sua aposta com cuidado. Enquanto isso, o macho tem esperma de sobra, o que o deixa apostar onde quiser.

Bateman conduziu com moscas-das-frutas em 1948. Ele descobriu que os machos tinham uma chance melhor de transmitir seus genes se acasalassem com muitos parceiros diferentes, enquanto as fêmeas não produziram mais nenhuma prole após o primeiro acasalamento.

Desde então, o mesmo tipo de lógica explicou os comportamentos de muitas espécies diferentes, desde libélulas e perdizes até babuínos e elefantes marinhos. Mas isso gera um grande problema ao se focar apenas em machos:

"Na verdade, não fizemos nenhuma pergunta sobre como a seleção sexual pode estar agindo nas fêmeas e as pessoas que perguntaram parecem pensar que a única maneira de agir é da mesma forma que acontece com os machos", disse Patricia Gowaty , da Universidade da Califórnia.

Também já falamos aqui sobre as fêmeas serem menos estudadas:

Quando Gowaty tentou replicar os resultados em 2012 do exprimento das mascas da fruta , ela não conseguiu encontrar evidências convincentes de que os machos se beneficiaram por serem mais promíscuos do que as fêmeas.

A pesquisadora Tang-Martinez aponta q é hora de abandonar as generalizações mais abrangentes sobre o comportamento masculino e feminino. “É perigoso apresentar explicações simples para todas as espécies”

Se vc quiser conhecer os peixes cachimbo, onde as fêmeas são brilhosas e grandes, a questão dos pássaros q não são tão monogâmicos como se pensava e entender a questão da identidade e o gênero nos animais vem conferir tudo aqui:

Acho q vc pode gostar @mairamedeiros :)

Acabei resumindo bem aqui na thread, mas o vídeo está aprofundando muito mais estas questões e trazendo mais exemplos de espécies q quebram esses estereótipos. Não deixem de conferir tbm :D

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling