LEITURA DE BALANÇO: Positivo Tecnologia S.A. ou para os moradores de Curitiba, Paraná apenas #POSITIVO ou para a galerinha do mercado financeiro #posi3
BALANÇO: Destaco as principais contas em que veremos as aberturas em notas explicativas/twittes.
DFC/Caixa: Caixa operacional (-) em 27M, Caixa de investimento (-) em 9M e Caixa de financiamento (+) em 19M (principais impactos estoques, captação e amortização de empréstimos), totalizando 18M de (-) caixa.
DRE: Segue abertura do resultado com os principais movimentos em destaque.
Receita: O ponto mais interessante que a empresa teve 77M de receita de subvenção (mais detalhes na nota de Impostos a recuperar), e o mais interessante é que o LUCRO da empresa foi de 55M se tirarmos esta subvenção ela ficaria com um prejuízo de 22M.
Contas a receber: 71% do a receber está vencido e apenas 13% está provisionado como perda. Em nota a POSI3 fala que os saldos vencidos são referentes à órgãos públicos e deve-se ao fato que os recebimentos dependem de proc internos de aprovação dos pgto pelos referidos órgãos!
Estoques: Aumento significante em que neste trimestre a posição de inventário fechou em 821M , fato relevante é que 10% deste estoque é caracterizado como perda.
Investimentos: Destaquei todas as empresas do grupo que estão com prejuízo contábil. Além disso vale-se notar que a Boreo, Fueguina e BR code estão com patrimônio líquido descoberto.
Imobilizado: o Saldo total de 174M temos que 50% do custo já foi depreciado.
Intangível: o Saldo total de 228M temos como principais impacto 137M + 15M em desenvolvimento interno (Os dispêndios são aplicados no aperfeiçoamento dos produtos existentes e no desenvolvimento de novos produtos, como salário, viagem, material, consultoria...)
DMPL: Interessante que a empresa detém de uma reserva de incentivos fiscais de 118M.
Fornecedores: Além do saldo ter um aumento e ter uma posição de 635M a pagar temos como fato interessante que o prazo médio de pgto é de 111 dias e quando olhamos o contas a receber o prazo médio pode chegar até 180 dias, interessante é que o descasamento de caixa de 69 dias.
Empréstimos: Dos 791M temos que 47% do valor está no Circulante logo será realizado até um ano.
Contingência: Atualmente a empresa tem 41M de saldo provisionado concentrado em processos trabalhistas e tributários, além disso temos mais 411M não provisionado por serem classificados como riscos possíveis.
As leituras foram realizadas com fins didáticos contábeis. Trata-se exclusivamente de uma leitura dinâmica das demonstrações financeiras. Não se trata, nesse sentido, de recomendação de compra e venda de ativos.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.