INSUSTENTÁVEL: fomos à Amazônia mostrar o efeito prático das 'boiadas' de Ricardo Salles. O cenário é desolador. Madeireiros driblando a fiscalização, desmonte dos órgãos de controle e invasão de terra pública organizada pelo @YouTubeBrasil 🧶
oglobo.globo.com/epoca/amazonia…
#amazonia
Percorremos algumas das áreas mais críticas de desmatamento no AM e em RO. Nessa região que encontramos uma invasão na Floresta Nacional de Jacundá. Invasores dizem que foram à área incentivados pela promessa de Salles e Bolsonaro de revisar a situação das unidades de conservação
O nível de organização da invasão é tão grande que um deles criou um canal no YouTube com vídeos convidando pessoas de todo o Brasil a participarem da ocupação. Apesar de termos comunicado o @YouTubeBrasil sobre o caso, os vídeos continuam no ar.
Na região também flagramos as consequências do "desmonte" de órgãos como o Ibama e o ICMBio. Em Humaitá (AM), um posto do Ibama incendiado há 4 anos continua em ruínas. Líderes indígenas como Nilcélio Jiahui alertam que a falta de pessoal facilita a vida dos madeireiros ilegais.
De noite, testemunhamos o transporte de madeira para um dos maiores polos madeireiros do Amazonas durante a noite e a madrugada. Tudo para não driblar a fiscalização. Entre 2019 e 2020, o Ibama editou normas afrouxando a fiscalização do setor madeireiro.
A reportagem "Amazônia Insustentável" marca a estreia do selo @RevistaEpoca no @JornalOGlobo e contou com o trabalho incrível de fotografia do @brefsc. O material completo você confere aqui:
oglobo.globo.com/epoca/amazonia…
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.