Sobre golfinhos e soldadinhos! Profile picture
Usuário de #R Bacharel em Ciências Biológicas (BioMar e GerCo) Mestrando em Divulgação Científica e Cultural pelo @Labjor_Unicamp @unicampoficial 🐬🦗🌳📰

Jun 16, 2021, 18 tweets

Fala galera!

A gente fala o tempo todo que árvores são necessárias para a boa manutenção das águas. Você sabe a razão disso?

Vamos lá que eu explico!

#BioThreadBR

As árvores são capazes de manter o solo permeável e estável ao mesmo tempo: Quando a chuva cai, as raízes permitem que a água penetre no solo e abasteça o lençol freático ao invés de escorrer superficialmente, como ocorre em solos compactados. Em estradas e áreas de pasto, p.ex.

Enquanto isso, as raízes também seguram o solo e impedem que a água o leve embora. Impede, portanto, a erosão. Sem as raízes, os grãos de areia e a matéria orgânica daquele solo estão soltos, então a água é capaz de levar o solo relevo abaixo.

Ou seja, quando há árvores no entorno dos rios, a água penetra no solo e alimenta os rios “por baixo”, escoando lentamente abaixo da superfície para as áreas mais baixas do relevo, preenchendo os rios. Quando não há, a água escoa superficialmente, lavando a terra.

Conforme a terra vai sendo “lavada”, esta massa chega aos rios, causando o assoreamento deles. Isto é, preenchendo seus leitos com sedimento, tornando-os mais rasos e diminuindo o fluxo d’água.

Além disso, durante seu processo de respiração e fotossíntese, a água funciona quase como um “canudo”, puxando, através da pressão (como se chupássemos o canudo, trazendo o líquido do copo para cima), água de áreas profundas do solo para a superfície.

Isto permite que a água aflore na superfície, criando nascentes que continuam alimentando os rios. Se o solo é compactado e não possui vegetação arbórea/arbustiva, este processo fica bastante dificultado ou até inviável.

Durante a respiração e a fotossíntese, as árvores também liberam grande quantidade de água na atmosfera, irrigando-a. Este fenômeno fica bastante evidente quando pensamos nos rios voadores vindos da Amazônia:

Com este ciclo perturbado, é difícil que os rios continuem saudáveis e fluindo. É mais difícil ainda quando a água dos rios é desperdiçada e exportada na irrigação das commodities, poluída profundamente durante a mineração, abastecida constantemente de agrotóxicos, etc.

Os rios nos fornece diversos serviços ecossistêmicos, como produção de energia, abastecimento, irrigação e outros. Ainda assim, nós os tratamos tão mal.
Comentei os diversos usos que se pode dar aos rios aqui:

Então, pessoal, quando falamos sobre a crise hídrica e energética que estamos vivendo e nos aprofundando cada vez mais, não é porque o IBAMA e a ANA “decidiram” racionar. Eles não criaram essa crise.
extra.globo.com/economia/gover…

A crise se aprofunda porque destruímos nossos biomas.
Nossos biomas são destruídos porque baseamos nosso PIB na exportação de commodities.
O povo passa fome porque commodity não é alimento. É só mercadoria.

Por fim,
Nossas crises ambiental, política, econômica, social, sanitária e humana são parte da mesma crise.

Obrigado por chegar aqui!
Dá aquele RT pra dar uma força na divulgação e qualquer dúvida comenta aí!

Deixo abaixo alguns textos indicados e as referências das imagens.

Reportagem da @bbcbrasil: bbc.com/portuguese/bra…

Texto do @CicloVivo: ciclovivo.com.br/planeta/meio-a…

Outros fios sobre água:
Brasil e seu Mar de Aral:

Commodities no Brasil:

Um estudo de caso:

Imagens:
01. Foto: Bruna Alce de Araujo (CC BY-SA 4.0)
02. Foto: Jack Dykinga (Domínio Público)
03, 05. Figura: @AguaSuaLinda (CC BY-NC-SA 4.0)
04. Figura: @ArvoreSerTecno (CC BY-NC-SA 4.0)

Hey @punkbiology e @Fernanda_Renno
Acho que vocês podem gostar deste fio!

O @punkbiology foi mais rápido hahaha

As árvores funcionam como um canudo(*)
Perdão!

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling