QUEM É QUEM nos ataques aos Munduruku:
Desde março, a ofensiva de garimpeiros ilegais contra os indígenas cresceu de maneira alarmante. Em maio, casas de lideranças foram queimadas. PF, MPF, STF já foram acionados. Para entender melhor o tamanho do problema, siga o 🧶
(1/6)
(2/6) A maioria dos Muduruku é CONTRA a exploração mineral predatória em terras indígenas. Mas o lobby da mineração quer convencer todo mundo do contrário.
Na nota técnica que lançamos em abril (link abaixo) está claro: há mais de 30 anos esse povo luta CONTRA a mineração.
(3/6) O garimpo feito ilegalmente nas terras Munduruku não é mais aquela atividade artesanal, de bateia etc. O perfil atual é de atividade EMPRESARIAL, com maquinário pesado e grande impacto socioambiental - como mostra o nosso estudo "O cerco do ouro" (link abaixo).
(4/6) A Op. Mundurukânia de combate aos garimpos nas terras Munduruku foi interrompida no auge dos ataques aos indígenas e agentes públicos. As forças armadas não foram apoiar. PF, FNSP etc. se RETIRARAM da área.
@LRobertoBarroso determinou que voltassem. Mas só voltaram HOJE.
(5/6) É muito comum ouvirmos comentários aos ataques contra os Munduruku com "aciona o MPF! Vai até o STF!". Pois isso já foi feito. E muito pouco foi cumprido. Vejam:
(6/6) Para entender melhor os impactos do garimpo ilegal nas terras Munduruku, acesse a nossa nota "O Cerco do Ouro – Garimpo ilegal, destruição e luta em terras Munduruku": emdefesadosterritorios.org/o-comite-lanca…
Contribua com a luta! #EmergênciaIndígena #alertaMunduruku
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.