Ciência UFPR Profile picture
Perfil da revista de ciência da Universidade Federal do Paraná. Acesse nossos canais ➡ https://t.co/zqSGlPvtYz #ciênciaufpr

Jul 8, 2021, 13 tweets

📜 #memóriaciênciaufpr | Hoje é #DiaNacionaldaCiência e #DiaNacionaldoPesquisador e aproveitamos para homenagear uma mulher cuja vida inteira é sinônimo de #SerCientista: Danuncia Urban. Falamos dela também aqui: ciencia.ufpr.br/portal/danunci… (1/11)

📷 Reprodução

A professora Danuncia é entomologista, ou seja, uma cientista que pesquisa insetos. Por cerca de 60 anos ela foi expert em abelhas da região neotropical do mundo, que abrange do Sul do México à América do Sul. (2/11)

🗺️ Jeffdelonge/Commons

Esse grupo comporta milhares de espécies de abelhas, muito diversas entre si, com ou sem ferrão, de vários tamanhos e cores. (3/11)

📹 Andreas B./YouTube
.

Danuncia foi colaboradora de longa data de Jesus Santiago Moure (1912-2010), um dos pais da ciência brasileira (foto na cerimônia em que ela se tornou doutora honoris causa, em 1995). Mas ela tem história fantástica construída por ela mesma. (4/11)

📷 Claretiano.edu.br/Reprodução

Danuncia foi tão apaixonada por descobrir novas espécies de abelhas neotropicais que, mesmo depois de aposentada da #UFPR, em 1991, continuou por vários anos como uma das principais catalogadoras desse tipo de inseto no mundo! species.wikimedia.org/wiki/Dan%C3%BA… (5/11)

Em 2007, era a sexta principal taxonomista desse inseto. Seis anos depois, quando a @sbentomologia lançou o Catalogue of bees in the neotropical region, Danuncia tinha 80 anos e havia subido para quinto devido aos 13 papers que publicara no período. (6/x)

📷 Acervo/@alinecmar

Danuncia nasceu numa família de imigrantes poloneses, em uma Curitiba ainda bastante sectária. Segundo o capítulo "Danuncia Urban: a life devoted to Entomology", de 2015, ela falou apenas polonês até começar a frequentar a escola. (7/11)

📷 Daniel Castellano/SMCS (2017)

Desde cedo a pesquisadora teve que lidar com as "normas" sociais sobre o que uma mulher deveria ou não fazer. Quem trabalhou com ela a define como discreta e bem humorada, mas a tática para lidar com machistas era um pouco menos sutil. (8/11)

📹 UFPR Bio/Aspec/YouTube

Segundo o Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais, pelo menos 4 espécies foram batizadas com o nome dela, homenagem comum entre cientistas. Há ainda a mariposa Parides tros danunciae, achado do colega Olaf Mielke. (9/11)

📷 SICAN e parides.genus.free.fr/Reprodução

Outra homenagem, mais recente, veio da @unila: a Coleção Entomológica Danúncia Urban foi inaugurada em maio passado. Veja no vídeo o comentário da professora 🥰. (10/11)

Conversamos com a professora Danuncia em 2018, no apartamento em que ela hoje vive em Curitiba, cercada de livros que organizou, artigos científicos encadernados e muitas ilustrações de insetos. O resultado está aqui⤵️ ciencia.ufpr.br/portal/danunci…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling