karla 🇧🇴 Profile picture
🇧🇷🇧🇴 plurinacional • jornalista andina, boliviana y potiguar • conteúdo sobre migrações e folklore y culturas andinas! # @quipuspodcast •

Jul 27, 2021, 12 tweets

Com quantos anos você descobriu que existem aproximadamente 150 tipos, diversos tamanhos e cores do milho, e que ele é o cereal mais cultivado do planeta?

Um legado dos povos originários da Mesoamerica 🌽

Graças aos povos originários e suas sabedorias, o milho foi cultivado, sem transgênicos e sem fertilizantes, e suas sementes são passadas de geração em geração há milhares de anos.

Segundo a cosmovisão mexica, o milho é um simbolo da abundância, e o primeiro grão foi trazido por Quetzalcóatl

A origem do milho ocorreu na região central da Mesoamerica por meio da fusão de plantas que cresciam na natureza, como o teosinto.

O próprio nome no grão, originalmente, significa “sustento da vida”, o que faz jus a sua utilização como alimento dos povos.

Sua importância, inclusive, era celebrada em rituais originários e artísticos.

O que para os colonizadores era visto apenas como alimento de subsistência, entre os povos indígenas eram difundidas histórias sobre o cereal, sua simbologia e eram realizadas até celebrações festivas em torno dele.

Diferentes raças de milho foram identificadas em registros arqueológicos mostrando diversidade nos diferentes tipos, climas e ambientes, o que indica que muitos tiveram uma ampla distribuição geográfica em tempos pré-hispânicos, sendo os Andes um centro de intercâmbio cultural.

O milho era um dos alimentos mais comumente retratados, com algumas cerâmicas e metais formados em moldes criados a partir de espigas de milho reais que garantem impressões precisas e fornecem aos botânicos uma morfologia exata e detalhada do milho antigo.

Muitas cerâmicas representando o milho mostram divindades antropomórfica com presas, muito características das culturas Moche e Chavín.

Outros, principalmente as cerâmicas Moche mostram ratos, pássaros e outros animais mordiscando uma espiga de milho.

Nos tempos Incas, a plantação e o cultivo do milho em andenes foram muito utilizadas.

Essas plataformas, geralmente com 4 níveis, podiam controlar microclimas e melhorar a produção das safras e produzir variedades de milho, o mais conhecido desses laboratórios agrícolas é Moray

Um importante instrumento agrícola utilizado pelos Incas para o o plantio do milho foi a taclla, sua parte inferior é empurrada ao solo para que crie um buraco para as sementes serem plantadas.

Muitas delas levam a própria iconografia do milho como decoração.

Com a chegada dos colonizadores, as formas originárias foram substituídas por meios “mais produtivos” e, portanto, agressivos, como agroquímicos para envenenar a terra em troca de produzir mais.

O milho transgênico é veneno! O milho originário é símbolo de luta e resistência

Essa sequência foi feita com ajuda do perfil de divulgação de arqueologia @arqueoespirito, Que incluso há produziu um fio sobre os andenes. 🌽👇

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling