VOST Portugal Profile picture
Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência. Membro da @VOSTeurope.

Jul 28, 2021, 21 tweets

ℹ️🦠#COVID19PT A CDC emitiu um alerta onde admite que os testes PCR não distinguem entre a COVID-19 e a Influenza (gripe)? A resposta simples é não, como podem ver na imagem e consultar neste link:
cdc.gov/csels/dls/locs…
Abrimos uma thread, que vai ser longa:

O que a CDC diz é que sugere que os laboratórios devem começar a usar testes que consigam detectar ao mesmo tempo quer o vírus SARS-CoV-2 quer o vírus Influenza. E a palavra chave aqui é “ao mesmo tempo”

Os testes de RT-PCR para #COVID19PT detetam APENAS o virus SARS-COV-2.
Como?
Vamos tentar explicar mas avisamos já que vamos usar muitos palavrões!

Um teste RT-PCR é um teste que pesquisa material genético pré-definido. Isto é, o teste RT-PCR pode ser usado para pesquisar qualquer vírus, qualquer bactéria, qualquer material genético, etc.

Em teoria, qualquer organismo que tenha um gene específico pode ser pesquisado por RT-PCR. O resultado dependerá só de qual é o gene alvo e se esse gene alvo está na amostra ou não.

Quando fazes um RT-PCR para COVID19, esse teste vai comparar o material genético da amostra com exemplos conhecidos de material genético COVID.

No caso do SARS-COV-2, os alvos são partes dos genes que codificam para a nucleoproteina (N), o invólucro (E), a espícula (S), ou para a ORF-1.

Estes genes-alvo foram escolhidos e sequenciados para que sejam semelhantes entre diferentes variantes e geralmente procura-se sempre mais do que um para considerar um resultado positivo.

Os testes RT-PCR para detetar o influenza, por sua vez, habitualmente pesquisam por material genético específico de Influenza e têm normalmente como alvo os partes dos genes M, gene NP e partes dos genes associados aos subtipos de Hemaglutininas (H) ou Neuraminidases (A)

Onde M é a matriz proteica e g NP é Proteína não-estrutural de Influenza)

São estes diferentes testes e diferentes alvos que nos permitem distinguir os Influenza A dos Influenza B e determinar os subtipos de gripe. Lembras-te do H1N1, H5N1? É com a pesquisa de genes associados às das H e às N específicas dos vírus Influenza que os podemos catalogar.

Parecem ser genes diferentes, não é?... São mesmo! Não é possível um teste COVID ter um resultado positivo na presença de vírus da gripe nem um teste RT-PCR para gripe dar positivo só na presença de COVID19: são vírus completamente diferentes e genes completamente diferentes.

Apenas o fundamento bioquímico do teste é semelhante.

Os sintomas de Gripe e de COVID são semelhantes, sim. Mas... Se parece um pato, anda como um pato, faz quack como um pato, voa como um pato e *aparece no RT-PCR como um pato*... se calhar é um pato. Quack.

Os novos testes propostos pelo CDC pesquisam 3 tipos de vírus (Influenza A, Influenza B e SARS-COV-2) ao mesmo tempo. Porquê? Porque sabemos há muito que os sintomas são semelhantes e, com o levantar de restrições, vamos ter vários vírus a circular ao mesmo tempo.

Vai ser cada vez mais importante distinguir a prevalência dos diferentes vírus.

A monitorização de subtipos e prevalência das estirpes de Influenza (Gripe) em circulação não é nova e é coordenada há muitos anos pelo @irj_pt
insa.min-saude.pt/instituto-rica…

Por fim, é importante lembrar que nem tudo o que não é COVID-19 é gripe. Além do SARS-COV2 e da gripe, existem muitos outros vírus e bactérias de várias famílias diferentes que ainda circulam e que nos podem causar sintomas mais ou menos parecidos com a COVID ou a gripe!

Exemplos no caminho? Guardamo-los todos, um dia vamos fazer um castelo numa placa de petri. O Vírus sincicial respiratório, a mononucleose (causada pelo vírus Epstein-Barr) ou outras infecções bacterianas podem incluir alguns sintomas comuns à gripe ou ao COVID19.

Reforçamos que os tweets que por aí andam, que afirmam que a CDC anunciou que eram necessários novos testes para distinguir entre a gripe e a COVID-19, são falsos, ou uma adulteração do que foi anunciado.

O que é dito pela CDC, é que testar para os 3 vírus ao mesmo tempo (SARSCOV2/Influenza A/Influenza B) é vantajoso porque podes fazer o diagnóstico diferencial e acompanhamento das diferentes doenças imediatamente.

Por tudo isto é falso que os testes PCR *para a COVID-19* detectem também o vírus da gripe por engano, e que seja devido a isso que não existiram muitos casos de gripe no Inverno passado. O teste PCR *de COVID19* só detecta SARS-COV-2 e o teste PCR *de gripe* só deteta Influenza

A redução de casos de gripe deveu-se ao uso de máscara, ao distanciamento social, ao confinamento, e também a medidas individuais que estiveram mais presentes nas nossas vidas.
scientificamerican.com/article/flu-ha…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling