Thiago Profile picture
Advogado especializado em Direito Corporativo / Analista CNPI em @varosbr

Oct 22, 2021, 21 tweets

Como ler um FRE como um analista?🤔

Se vc é um investidor fundamentalista e gosta de entender os negócios em q coloca seu dinheiro, é melhor saber isso!

O problema q esse doc costuma ter 400+ páginas.

Mas vou tentar te dar alguns atalhos aqui! Nesse fio vou de FRE da Localiza

O Formulário de Referência (FRE) é como se fosse o manual de instruções da empresa. Ele fica disponível no site de RI, e geralmente dá pra achar por lá depois de procurar um pouquinho. O da #RENT3 fica separado no site e tá bem fácil de encontrar. Detalhe, tem 384 páginas.

O FRE segue um padrão e vou passar a ordem que gosto d seguir p conhecer uma empresa do zero. O primeiro item é o 6. Lá vc vai ver no item 6.1 a data de nascimento da cia, inscrição na CVM e no item 6.3 a história, desde sua fundação. Na história, já vai ser possível entender...

como ela funciona, o que ela vende. Dali é só pular p o item 7, q é o item 6 melhorado. Já no item 7.1. é possível ver as fontes de receita da empresa, separadas por segmento. O q é super importante, afinal é aqui q vc descobre o q traz mais receita p a cia.

No caso da rent3 é a venda de seminovos, o q n é surpresa p ninguém. Mas já dá p ter uma ideia do tamanho das atividades. Além disso, é no item 7.1. que vc vai entender o modelo de negócios da cia, com todos os segmentos separados. Aqui as atividades são RAC, GTF e seminovos.

Nos itens 7.2 e 7.3 vc vai entender o processo de produção e prestação de serviços da cia. Como ela chega no cliente final? Como ela precifica? No nosso caso, é possível achar o preço médio da tarifa de locação e a taxa de ocupação dos carros, frota, número de lojas, etc:

O 7.4 é importante p vc saber se a empresa depende muito de um cliente específico, responsável p trazer a maior parte da receita p a cia. A #rent3 não sofre c isso. Já o 7.5, é bom conhecer, p entender até onde a atividade da cia pode sofrer com canetadas do governo!✍️✍️

Daqui vc pula lá p item 10 e complementa com o 10.8 suas anotações sobre o modelo de negócios recém estudado. Modelo de negócios é o q vc precisa mais saber numa cia, afinal é ele q vai determinar se a atividade tem futuro ou não. Logo, toda informação sobre isso é importante.

Entendeu o negócio da cia? Então vai p segundo + importante: as pessoas. Uma cia listada são as pessoas que comandam ela. Então é melhor saber quem são, o q fazem e qto ganham, se são parentes do controlador ou não. Vai no item 12, e leia o q está marcado.

Viu quem tá lá p merecimento e quem tem 20 anos e é diretor executivo pq é filho do dono? Pula p 13 e vai entender qto ganha esse povo. Aqui n tem jeito. Vai ter q ler tudo, principalmente os planos de remuneração c opçoes de açoes. Lembra de #ENJU3 e a thread d @lacombegabriel_

Agora é h de entender quem manda na empresa. P isso vai ter que ler o item 15 todo. Essa parte é importante pq ta ligada c o histórico de governança da empresa. Afinal, vc vai pesquisar o q já aconteceu nela. Não é a toa q #PCAR3 deixa o minoritário desconfiado até hj...

corre atrás, vai ler fato relevante dos últimos 5 anos e buscar notícias sobre a empresa. Quem sabe vc descobre algo escabroso do controlador? Fez essa pesquisa, passa p 16.2 e descobre os negócios q a cia faz com partes relacionadas (diretores, controladores, controladas).

Vc vai ter q julgar se esses negócios são válidos, se foram a valor de mercado, mais baratos ou mais caros, quem se beneficiou com eles, etc. Ali vc pode descobrir coisas como empréstimos ao controlador, sem juros, venda de ativos acima do valor de mercado, entre outros. 😱😱😱

Agora q vc sabe quase tudo sobre a cia, sobre o modelo de negócios, gestão e controle. Volta lá no item 4 e vai analisar o risco. Vai ter q ler do 4.1. ao 4.6 no mínimo. No 4.1 tem muita encheção de linguiça, mas é bom passar o olho. Do 4.2 em diante já fica + importante.

Principalmente os processos judiciais e as provisões de perdas. É bom analisar se tem algum processo muito cabeludo, com chance de perda provável ou possível +10% do valor de mercado da cia. Basicamente os processos são classificados em provável, possível e remoto.

Isso é a probabilidade de perda da ação. Grosso modo, respectivamente significam: "vai perder", "talvez perca", "n vai perder". Lembra do caso da B3 q mudou a classificação de um processo bilionário de remoto p possível? Pois é, é bom saber se a cia responde a algo cabeludo.

Agora vc já sabe muita coisa sobre a cia. Mas existe + 1 ponto q gosto de ver no FRE, só q antes dele temos q visitar um outro doc da cia. É neles q vamos descobrir se a empresa é lucrativa, se tem futuro e saúde financeira. Se chegarmos a 50 retuítes, eu falo quais são! 🚀🚀🚀

Conforme prometido, o último ponto do FRE q gosto de ver é o 3. O 3.2 é legal pq algumas empresas vão trazer informações mastigadas de EBITDA, EBIT, NOPAT, FCF, inclusive com as margens, além de dívida líquida e relação c EBITDA. No caso da Localiza tá tudo separado p segmento.

Além de possíveis informações sobre o CAPEX, q as vezes não é tão óbvio de achar. O item 3.3 pode trazer algo importante, aqui fala da incorporação da Unidas e o 3.4 fala oq a empresa faz com o dinheiro q ganha. P vc vai ser importante saber sobre dividendos mínimos, p exemplo.

Por fim, o nível de endividamento é legal, pq lá vc vai ter uma ideia do perfil da dívida e prazo de vencimento. Mas eu disse q esse item 3 precisa de um complemento, certo? O doc complementar aqui é a DFP (demonstrações financeiras padronizadas) da cia. Tbm disponíveis no RI

Vc vai achar com o nome de DFP ou ITR. É outro doc c muitas páginas 80+, c muita coisa importante sobre os números da cia. Mas p facilitar a vida de vcs, eu posso fazer outra thread explicando como ler uma DFP. Pra isso, bora chegar nos 100 retuítes? Tá quase lá! 👊👊😉

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling