Sociedade Brasileira de Bioacústica Profile picture
I Congresso Brasileiro de Bioacústica No wifi mais próximo de você 13-15 de dezembro

Dec 13, 2021, 10 tweets

#ICBB #Bioacústica
#Aves #Fragmentação

EFEITOS DA FRAGMENTAÇÃO NA COMUNICAÇÃO ACÚSTICA ENTRE POPULAÇÕES DE OITO ESPÉCIES DE AVES (PASSERIFORMES, OSCINES) COM DIFERENTES NÍVEIS DE DEPENDÊNCIA FLORESTAL

Ana Silveira de Souza¹
Rafaella Magalhães
Érica Hasui
Maria Luisa da Silva

Os Oscines são as aves que apresentam cantos variados, versáteis e mediados por aprendizagem vocal. O ambiente, as condições de propagação e o isolamento geográfico são fatores externos que podem influenciar nas variações de canto.

Desta forma, estudamos o canto de oito espécies de Oscines e consideramos a fragmentação e o consequente efeito de borda do habitat como um possível fator de alteração das vocalizações de diferentes populações destas espécies.

Amostramos cantos de oito espécies de Mata Atlântica utilizando o banco de dados Xeno-Canto, quatro espécies de borda (Z. capensis, C. brissonii, T. aedon, T. rufiventris) e quatro de interior (S. fuliginosus, S. similis, T. albicollis, T. leucomelas).

Para cada espécie, calculamos parâmetros que nos permitiram avaliar o grau de fragmentação do local de coleta e caracterizamos a estrutura dos cantos. Aplicamos então uma análise de regressão onde os parâmetros acústicos do canto foram avaliados em função do grau de fragmentação.

Na análise de regressão, encontramos linhas de tendência positivas para a relação grau de fragmentação e variação na estrutura do canto, com variações nos parâmetros dos cantos entre as populações das espécies estudadas.

A única espécie, porém, cuja regressão apresentou um p<0,05 significativo foi Saltator fuliginosus, a qual mostrou com uma tendência a um aumento na faixa de frequência do canto em ambientes mais fragmentados.

Uma explicação para esse resultado é que essa espécie é a mais florestal dentre elas, possivelmente também a mais sensível às perturbações decorrentes da fragmentação florestal.

Nossos resultados foram limitados pela quantidade insuficiente de amostras, mas mostrou que a espécie mais florestal e mais exigente com relação à intolerância da fragmentação do habitat foi Saltator fuliginosus.

A ausência de variações significativas no canto das outras espécies pode ser explicada pela maior flexibilidade das mesmas e por diferenças de estratégia de sobrevivência.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling