#ICBB #SBBa
Assobios assinatura como marcadores individuais de golfinhos para monitoramento acústico passivo
Bianca Romeu
Fábio
Daura-Jorge
Pedro V. Castilho
Paulo Simões-Lopes*
Lamaq, @PPGECO_UFSC, @UFSC, *LabZoo, @udesc_laguna, @CAPES_Oficial, #YaquPacha, @IDEAWILD
A identificação dos indivíduos de uma população tem diferentes aplicações em estudos ecológicos. Se esta identificação for por sinais acústicos, é possível acompanhar os indivíduos por monitoramento acústico passivo (MAP), permitindo estudos de uso de habitat, deslocamentos etc.
O assobio assinatura é conhecido para algumas espécies de golfinhos. É o assobio exclusivo de cada indivíduo. Neste trabalho, testamos o uso de assobios assinatura como identificadores individuais no MAP da população de botos-da-tainha (Tursiops truncatus gephyreus) de Laguna/SC.
Os assobios assinatura foram identificados com o método SIGID (Janik et al. 2013) nas gravações do MAP do verão/2020. O padrão de repetição do assobio define quais são os assinatura. Nas gravações das demais estações de 2020, buscou-se a recaptura dos assobios identificados.
Primeiro, para identificar as gravações com assobios foi utilizando o software PAMGUARD. A procura pelos assobios assinatura nestas gravações foi manual, usando o software Raven Pro 1.6. Para cada assobio assinatura recapturado foi registrado a data, o local e a hora da gravação.
8 assobios assinatura foram identificados. 4 deles foram registrados em todas as estações do ano. Em alguns casos, foi possível identificar o deslocamento do boto entre os pontos monitorados, pela hora da gravação.
A recaptura dos assobios era esperada, porque a população é residente e a área monitorada é muito usada pelos botos. Porém, parte dos assobios não foi registrada em todas as estações do ano, indicando a importância do contexto na emissão do assobio ou ausência do boto na área.
Os assobios assinatura tem potencial como marcadores individuais. No MAP, permitem identificar a presença do indivíduo, tempo de permanência na área e deslocamentos. Podem complementar o método de fotoidentificação no estudo de golfinhos.
Referência: Janik et al. 2013, Identifying signature whistles from recordings of groups of unrestrained bottlenose dolphins (Tursiops truncatus). DOI: 10.1111/j.1748-7692.2011.00549.x
Palavras-chave:
Tursiops truncatus, boto-da-tainha, uso de habitat
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.