Jeff Nascimento Profile picture
Advogado em Direitos Humanos • Doutor em Direito Internacional, @usponline • Coordenador do Programa de DH, @brazil_office • Pai do Matias • Noveleiro

Jan 27, 2022, 8 tweets

'Peguei 3 baldes', diz diarista denunciada por furto de água www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022…

“Uma diarista moradora de Estrela do Sul (MG) passou quase 4 meses presa em uma penitenciária do estado depois de reagir a funcionários da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) que fiscalizavam ruptura de lacre do hidrômetro de sua casa bloqueado por conta não paga”

“A diarista, Fabiana Soares da Silva, 35, moradora do distrito de Dolearina, foi presa em 27 de julho do ano passado na frente do filho de cinco anos por policiais militares acionados pelos funcionários da empresa.”

“Fabiana foi enviada para a Penitenciária de Uberlândia, de onde saiu em 19 de novembro depois de habeas corpus concedido pelo ministro @Alexandre Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal)”

“Segundo a diarista, a água era para fazer comida para a criança e limpar a casa. ‘Nós tínhamos viajado. Ficamos 2 meses na casa da minha mãe, que também mora em Monte Carmelo, e paramos de pagar a conta. Quando voltamos tinha que usar água para o almoço do meu filho e limpeza’”

“O promotor do MP-MG André Melo informou q Fabiana foi denunciada por 4 crimes: furto qualificado, resistência, desobediência e desacato. Disse ainda que o processo, 6 meses depois da prisão, já está em fase final de tramitação. A pena requerida é de 4 anos e 6 meses de reclusão”

“A saída da diarista da Penitenciária de Uberlândia foi possível graças a um bilhete. A defensora pública Alessa Pagan Vieira estava em uma fiscalização de rotina no pavilhão feminino da penitenciária em outubro, quando chegou às suas mãos um pedaço de papel enviado por Fabiana”

“A diarista na mensagem pedia ajuda, dizendo que estava presa há 3 meses e que o filho de 5 anos estava com uma outra filha, também menor de idade. ‘Fiz o habeas corpus ao TJMG, foi negado, fiz ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), também foi negado, e chegou ao Supremo’, conta”

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling