Dennis Almeida 👨🏼‍🏫 Profile picture
Professor! @FarofeirosCast, @pindoramapod, @naopodtocar e @histacontrapelo. Tentando sempre falar da História NAS Coisas. Pai do Joelhinho!

Aug 17, 2022, 11 tweets

A Vênus Calipígia, também chamada de Afrodite Kallipygos que significa"Vênus (ou Afrodite) de bela bunda" (acho nádegas uma das palavras mais sem sal que existem…) é uma estátua de mármore da Roma Antiga, que se acredita ser uma cópia de um original grego mais antigo.

É um exemplo de anasyrma (do grego antigo “ἀνάσυρμα” ou “levantar a saia” retrata uma mulher parcialmente nua, levantando seus vestido leve para descobrir seus quadris e bumbum, e olhando para trás e para baixo por cima do ombro, talvez para avaliá-los.

Identificam a mulher como Vênus (Afrodite), vinculada a seminudez desde a Pre-História. A estátua de mármore foi datada do final do século I a.C. e pelo estilo pensa-se que foi baseada num original grego perdido executado por volta de 300 a.C., no início da era helenística.

A origem da cópia em mármore é desconhecida, mas foi redescoberta, sem a cabeça, no início do século XVI. Na restauração do século XVI, uma cabeça foi feita para olhar por cima do ombro, chamando mais atenção para a bunda nua da estátua, contribuindo assim para sua popularidade.

Entre os séculos XVII e XVIII, a estátua foi associada como a Vênus do templo de Afrodite Kallipygos em Siracusa, citado pelo grego Ateneu na obra “Deipnosofistas'', que lista diversas obras de arte da época. A posição da cabeça incluída na restauração vem desta descrição.

A questão é que na Antiguidade, dentro de um contexto religioso, o gesto de levantar a saia era ligado à ideia de revelação divina, iniciação religiosa e fertilidade. Com a restauração, a estátua ganhou uma interpretação erótica, enviesada pela percepção mais recente da nudez.

E agora, cito o próprio Ateneu, explicando a origem do templo de Afrodite Calipígia em Siracusa:

“Naquele tempo, as pessoas eram tão apegadas à sensualidade que dedicaram um templo à bela Afrodite de bela bunda! E aqui está a razão: Um fazendeiro que tinha duas lindas filhas…

Um dia, entraram em discussão para saber qual tinha o traseiro mais bonito e saíram na via pública. E por acaso passou por este lugar um jovem que era filho de um velho rico. Elas se mostraram a ele, e quando ele as viu, ele decidiu a favor da mais velha.

Na verdade, ele havia se apaixonado por ela; quando voltou para a cidade, foi para a cama e contou ao irmão mais novo tudo o que havia acontecido. Este também foi para o campo, viu as meninas e se apaixonou pela segunda.

E quando o pai desses meninos tentou convencê-los a se casar com garotas da alta sociedade, ele não conseguiu convencê-los, então trouxe as meninas para sua casa, com a permissão do pai, e deu em casamento aos filhos dele.

E no fim, como forma de agradecimento, as jovens agora ricas, ergueram um templo dedicado à deusa que simbolizava seus atributos, Afrodite de bela bunda…”

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling