Agência Pública Profile picture
Jornalismo que defende a democracia e está ao lado da verdade. Seja Aliado: https://t.co/9DuZqwGJGT

Sep 8, 2022, 11 tweets

Cabo de guerra nas redes: se as ruas no dia 7 foram bolsonaristas, nas redes, o dia foi de uma batalha intensa pelo significado do #7DeSetembro. Segue o fio para conferir a análise. 🧶

A disputa está nesta imagem: de vermelho, tweets contra Bolsonaro e pró-Lula; de amarelo, azul e verde, a rede bolsonarista. A @agenciapublica analisou 84 mil tweets com a hashtag #7desetembro, que foi a que alcançou maior destaque no trending da plataforma.

Os vermelhos largaram na frente. Contas críticas a Bolsonaro começaram a tuitar desde cedo, levantando hashtags contrárias ao presidente pro topo, como mostramos na reportagem: agen.pub/tts7setembro

Eles também conseguiram tomar parte da narrativa na hashtag #7desetembro: cerca de 17% de todos os tweets da hashtag era claramente contrários a Bolsonaro. Contas como a Mídia Ninja foram uma das principais.

Já o lado bolsonarista conseguiu dominar a conversa sobretudo após o discurso do presidente em Brasília, conseguindo consolidar a liderança à tarde, quando o presidente estava no Rio.

A bolha bolsonarista tomou mais da metade dos tweets com a hastag #7desetembro - 54%. Ela foi capitaneada por perfis explícitos de apoio a Bolsonaro, como as contas TeAtualizei, Patriotas e o próprio filho do presidente, Flávio Bolsonaro.

O saldo da batalha, contudo, precisa de ressalvas. Uma é que há pouco movimento no centro do discurso: no meio da imagem, de cinza, estão principalmente portais de notícias, que foram replicados pelos dois lados.

Isso pode ser um indício que a movimentação ocorreu principalmente em perfis que já participavam dos grupos bolsonaristas ou lulistas - o famoso pregar pra convertido.

Outra ressalva é que, embora bolsonaristas tenham vencido a batalha na #7desetembro, outras hashtags de crítica ao presidente estiveram todo o dia no trending topics.

Por outro lado, muitas lideranças bolsonaristas estavam focadas nas ruas e a produção de imagens e conteúdos deve seguir em alta para os próximos dias, reforçando a quantidade de manifestantes nos atos.

Essa análise foi feita pelo nosso editor e repórter @obrunofonseca, que faz parte da equipe do projeto Sentinela Eleitoral, que tem analisado os caminhos da desinformação durante as #Eleições2022. agen.pub/sentinela

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling