A maioria da população brasileira não possui acesso ao mercado imobiliário formal, segue o fio 🧵:
As cidades brasileiras são excludentes:
A Urbit é uma empresa de inteligência, e parte do nosso trabalho é analisar preços imobiliários, gerando informações para empresas atuantes no mercado. Avaliamos formas de verificar a acessibilidade dos brasileiros ao mercado imobiliário.
Comparamos a renda da população com os preços dos imóveis, para verificar qual tipo de apartamento uma pessoa, dada sua faixa de renda, consegue comprar, considerando juros 8% a.a. e 30% do salário mensal num prazo de 30 anos.
A renda média do brasileiro foi de R$1350,00 em 2021. Na maioria das capitais, mais de 40% da população economicamente ativa do país não tem recursos, mesmo com um parceiro, para participar do mercado imobiliário, mostrando a importância de programas de governo para esse mercado.
No Casa Verde e Amarela, os subsídios federais, estaduais e municipais podem chegar a 60% do valor do imóvel. Consideramos que o subsídio seja de 40% e o teto do preço de imóveis de 300 mil reais.
Ao avaliarmos o impacto do programa, pudemos notar um acesso melhorado ao mercado de imóveis para 15% da população na cidade de São Paulo. É possível observar o impacto do programa na zona traçada das imagens, considerando seu uso amplo no mercado secundário.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.