Ygor Palopoli Profile picture
Falo muito de cinema e conto umas histórias. Bacharel em Cinema e Audiovisual, roteirista e colunista do @Terra. Faço threads e vídeos. Redes e Contato ↙️

Sep 28, 2022, 32 tweets

MARMITAGATE: A LINHA DO TEMPO COMPLETA

Nesta thread você irá entender exatamente do que se trata o caso #MarmitaGate em ordem cronológica, com apuração dos fatos, desdobramentos absurdos e encaixe de peças sob a minha narrativa.

Separa a cebolinha PNG e vamos nessa. 🧶

Nesta semana, o Twitter entrou em total frenesi ao se deparar com um possível golpe envolvendo projetos sociais, marmitas, dupla personalidade e tudo mais digno de novela mexicana.

Como eu trouxe a vocês a saudosa thread da UCCONX, resolvi deixar aqui meu doc deste caso também.

Caso prefira assistir em vez de ler, aqui está a versão no YouTube - mesmo que siga por aqui, recomendo que assista! Por ser em vídeo, há mais referências visuais e uma pegada um tanto diferente também.

E você me ajuda MUITO também :)

junho de 2021: 1 ano e 3 meses antes

É criada no Instagram a primeira página de nossa história de hoje: o projeto "Absorvendo Necessidades", feito com o intuito de ajudar mulheres haitianas que supostamente moravam em Blumenau em necessidades básicas de higiene e saúde.

A página era administrada por Maria Eduarda Poleza, que até então figurava como a única participante do projeto. Em seu segundo post, ela pedia doações via pix e as justificava relatando compra de absorventes para moradoras de rua.

No entanto, na época algo já chamava atenção.

Duda, organizadora do projeto, raramente respondia pessoas que oferecessem auxílios diferentes do incentivo financeiro.

Em declaração ao jornal "O Município", a líder de um grupo social da cidade relata ter tentado ajudar, sem sucesso. Prestação de contas também não era feita.

Nas redes do projeto, Duda falava de si mesmo em terceira pessoa, como se fosse apenas uma participante. No entanto, descobriu-se que os valores enviados via pix iam para a conta de sua mãe, Graziela

Na época ela não se preocupou em conferir isso, mas o preço logo seria cobrado.

Nas redes, Duda organizava diversas rifas sorteios de produtos que nunca chegaram a ser comprovados por nenhum ganhador real.

Pouco se questionava, até então, a veracidade do projeto, mesmo que fosse estranho - quem levantaria acusação contra algo tão benevolente?

outubro de 2021, um ano atrás

É criado no Twitter o perfil @Taynara_motta10, ponto central a partir daqui.

Taynara supostamente seria a organizadora do segundo projeto de Duda, o - agora sim, ALIMENTANDO NECESSIDADES. O grande problema? Taynara aparentemente não existe.

Aqui a história começa a tomar um rumo digno de filme espanhol da Netflix: Taynara aparentemente nada mais é do que a própria Duda com filtros para afinar o rosto, mudar a cor do cabelo e modificar a voz.

É aqui que a história sobe de patamar ao tragicômico absoluto.

O projeto Alimentando Necessidades começou a viralizar MUITO rápido nas redes sociais por causa de relatos nos quais Duda relatava sofrer assédio de homens que fingiam doar.

A situação começou a ficar suspeita (de novo?) quando os relatos passaram a ficar mais e mais exagerados.

No fundo, parecia o plano perfeito: a conta crescia, o projeto viralizava, as doações aumentavam, e mesmo que elas não prestassem contas, ninguém teria coragem de questionar um projeto social.

Em posterior extrato, conferiu-se o valor de 30 mil reais na conta do projeto.

Em um dos falsos relatos, Duda mostrava um homem que fingia doar dinheiro e mandava foto de seu pênis em vez disso. Descobriu-se posteriormente que a foto foi retirada daqui mesmo do Twitter, na trend #PintoAwards, feita para... bom, postar foto do pinto.

Enquanto reunia todas as peças, me surpreendi ao descobrir que até mesmo EU estava na história e nem lembrava.

Em dezembro de 2021, Duda pediu ajuda pois a conta do projeto no TikTok havia caído. Ofereci ajuda e contato para recuperar, mas ela nunca me respondeu (print meu).

A razão pela qual não fui respondido é a mesma pela qual as líderes de outros projetos também não foram: aceitar esse tipo de auxílio envolveria comprovar a veracidade do projeto.

Para ela, muito mais valia a pena continuar viralizando com falsos relatos e recebendo doações.

12 de setembro de 2022: o começo do fim

Quanto mais alto o voo, maior a queda. Já havíamos tido relatos de assédio, abuso, hack, furto... e então surgiu um relato de estupro.

Nele, Taynara fala sobre o suposto caso e termina pedindo doações ao projeto, novamente.

Quando você lê o relato em que Taynara (que é Duda) deixou o projeto com a Duda (ela mesma) e foi para uma festa, onde foi abusada, a confusão mental toma conta.

Mas dessa vez não seria como das outras vezes. A situação vinha sendo alvo de desconfiança, e essa foi a última gota.

No GitHub (github.com/s3cm44s/osintt…), desenvolvedores contaram como fizeram uma varredura do perfil de Taynara e começaram a investigação sobre a sua não-existência.

A partir daí, uma a uma, as histórias começaram a ruir.

O projeto não seguia nenhuma Taynara. Duda não seguia nenhuma Taynara. Os resultados sobre a existência de pessoas com esse nome na cidade não apontavam ninguém. E seu único momento mostrando o rosto foi quando Duda apareceu usando filtros.

"Utilizamos o IP Logger, famosa ferramenta de captura de IP utilizando engenharia social, também usado em alguns casos de phishing.

No nosso painel de controle, o IP dela bateu perto, de Gaspar, um município a 35min de Blumenau, quase vizinho", relata o post do GitHub.

Correndo para desmentir tudo, Duda começou a relembrar as fotos distribuindo marmitas que já havia postado antes, mas essa foi sua própria ruína.

A única foto real foi descoberta ter sido tirada em frente a loja do pai de Duda... que vende marmitas.

Por alguma razão, Duda achou que a melhor maneira de "provar" a existência de Taynara seria postando sua nota do ENEM (?), o que também só piorou a situação, já que descobriu-se que a foto foi uma montagem feita com fonte diferente do INEP.

Era tarde demais pra tentar consertar.

Em um dos relatos, Duda dizia ter recebido CARNE PODRE como doação de uma ex-cliente. No entanto, aproximando a foto, era possível ver que a carne foi comprada no mesmo mercado onde ela mesma abastecia os alimentos para as marmitas. Ah, e ele venceu no dia que foi embalada.

Duda rapidamente organizou uma live na página prometendo mostrar Taynara e provar que ela existe. No entanto, Taynara nunca apareceu. Em print, Duda "prova" ter chamado a colega e recebido o vácuo no momento mais importante de sua vida. Quem nunca?

A cereja do bolo vem aqui: até mesmo as marmitas eram montagem. Nas redes, o exato mesmo prato, com a mesma montagem e as mesmas cores, aparecia sendo entregue em dias e lugares diferentes.

Mas nada é mais maravilhoso do que a CEBOLINHA EM PNG PRA MUDAR.

E atualmente este é o ponto no qual estamos. A Duda fez a Live que inclusive nos rendeu comentários MARAVILHOSOS, como pessoas perguntando se ela era filha do Geraldo Alckmin (essa pegou)

Mas, se você já me acompanha, deve adivinhar que quero terminar isso tudo com uma reflexão.

Você percebeu como foi tudo tão fácil? Como bastaram alguns meses pra que meia dúzia de posts viralizassem e levassem a situação ao nível que chegou?

Por mais que a Duda tenha sido extremamente desleixada, é inegável que ela sabia dizer o que as pessoas queriam ouvir.

Mas o que mais é triste, é ver como projetos reais, sérios e consistentes provavelmente vão passar a vida inteira tentando se manter do jeito que dá. A gente vê que jogar o jogo é necessário quando até o MTST usou do assunto do momento pra conseguir alguma visibilidade.

Então eu quero terminar pedindo pra vocês por favor deixarem aqui nos comentários projetos sociais confiáveis, com boas referências, seja o seu, seja de alguém que você conhece, pra que esse momento possa também dar visibilidade a quem merece :)

Gostou da thread do Marmitagate? Estou sempre fazendo outras! Segue aqui pra poder acompanhar sempre, ce vai curtir :)

No link abaixo estão também minhas outras redes sociais, onde produzo outros formatos e conteúdos, ajuda muito se der aquele follow <3
linktr.ee/ygorpalopoli

Pessoal, caso haja atualizações sobre o caso, irei cobrindo nos stories, lá no Instagram: instagram.com/ygorpalopoli

Também ajudaria muito se vocês seguissem lá pra acompanhar os outros conteúdos e podermos trocar uma ideia. Só me chamar lá! ❤️

Estou começando a organizar as instituições, pessoas e entidades de doação e auxílio que vocês marcaram na thread. Uma das mais mencionadas aqui foi a @AjudemSerena. 👇🏻

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling