GIGA Profile picture
Pai do Richard e da Sarah, Marido da Jussara. Parceiro @TwitchBR 💜 // Parceiro @KickStreaming 💚 Contato Comercial: elgiganterichard@gmail.com

Nov 22, 2022, 20 tweets

MENTIRAM PRA VOCÊ
sobre a série #1899Netflix ter plagiado a obra ''Black Silence'' da autora brasileira @marycagnin e essa thread traz todos os fatos.

Segue o fio. 🧶

Primeiro, preciso dizer que assisti a série toda e li o quadrinho na íntegra, mas esta thread foi originalmente escrita por @Maestro_Ciego e eu apenas traduzi e adaptei para atingir ao público brasileiro.

Há muitos spoilers da série, então não continue se você ainda não viu.

A série de 1899 é sobre um grupo de passageiros do Kerberos, um navio com destino a NY onde as pessoas fogem de seu passado para uma nova vida. Eles vão em socorro de outro navio que está desaparecido há 4 meses e que, ao ser encontrado, gera situações estranhas na tripulação.

No final descobrimos que foi tudo uma simulação em que os passageiros estão ligados entre si por dores e traumas do passado, com um vilão ainda não revelado (não sabemos se é humano ou uma IA), e com mais semelhanças com A Origem e Matrix do que com o quadrinho "plagiado".

A simulação é criada pela protagonista na tentativa de manter seu filho vivo após uma doença incurável. Nesta simulação nós ainda não sabemos porque estão todos conectados... Eles estão à deriva no espaço sem que saibamos como tudo isso aconteceu.

Dito isso, segundo a autora do quadrinho, TODA a história foi plagiada, desde a pirâmide negra (sem revelar na série se é real ou não) até o reflexo em seus olhos. Quando você lê os quadrinhos, percebe que são as ÚNICAS duas coisas semelhantes entre si.

E aqui eu tomo a liberdade de fazer um adendo: esta imagem dos 3 olhares alinhados especificamente é uma montagem.

Em nenhum momento os 3 olhares são apresentados alinhados desta forma, nem no quadrinho, nem na série.

Cada olhar ocorre em uma cena isolada, veja.

O quadrinho se concentra em uma expedição a Marte e no recrutamento de um exobiólogo (encarregado de estudar a origem e o futuro da vida no espaço). Os tripulantes chegam a Marte e quando veem a pirâmide vão enlouquecendo aos poucos.

Nem os personagens, nem a história, nem mesmo o foco são os mesmos de 1899. A série trata da existência, do trauma e da dúvida da REALIDADE como acontece em filmes como Matrix e A Origem.
Os quadrinhos são mais como "O Enigma do Horizonte'' do que qualquer outra coisa.

Antes de irmos ao mais importante, faço perguntas:
Será que os dois produtos devem a pirâmide a Stargate (por exemplo)?
Makima de Chainsaw man deve seus olhos a Naruto?

E se falarmos sobre Hollywood e seus filmes então?

Christopher Nolan deve a Yasutaka Tsutsui e Satoshi Kon sua inspiração para ''A Origem''?

As irmãs Wachowski devem a Masamune Shirow seu incrível ''Matrix''?

Posto isto, inspirar-se não é plagiar, plagiar é isto: “Copiar uma ideia ou obra literária, artística ou científica de outro autor, apresentando-a como se fosse PRÓPRIA”. Plágio, amigos, é isso👇👇👇

O pior de tudo é que, mesmo sem se informar, as pessoas entram na onda de atacar os roteiristas da série, por uma discussão de twitter que, afinal, busca mais repercussão baseada em polêmica do que qualquer outra coisa. Até BaranBo Odar, diretor da série, teve que responder.

Partindo do princípio de que somos inocentes até que se prove o contrário, a coisa toda irrita pela quantidade absurda de pessoas que replicou sem se informar.
Não há plágio, talvez inspiração, e se os próprios autores dizem que NÃO SABEM de nada, é coincidência👇

Simplesmente porque hoje em dia quase tudo já foi inventado, e sempre há referências e inspirações nas séries, filmes e quadrinhos que a gente descobre. Quanto é devido a Tolkien e seu trabalho? Quanto é devido a Frank Herbert e seu Dune? Eu poderia listar o dia todo...

OBVIAMENTE, você sempre tem que reconhecer o trabalho do autor original, pagando a licença dos direitos relevantes (e seus royalties) quando é uma adaptação.
O exemplo é Andrzej Sapkowski, autor de ''The Witcher''.

eurogamer.es/andrzej-sapkow…

E repito, poderíamos listar o dia todo.
Então antes de comentar, SE INFORMEM, não custa tanto assim.
Só que falar bobagem é mais fácil do que isso, né?
E o pior é que pareço o vilão por dizer que isso é mais uma polêmica absurda para ganhar visibilidade do que um plágio REAL.

Links importantes para se informar:

Tópico do autor:
Quadrinho para ler em português: marycagnin.com/publicacoes/bl…
Foto do Instagram: instagram.com/p/ClJtxBLoI5l/

E mais uma coisa: o marido da escritora (que também é showrunner da série) teve que postar isso em sua conta oficial.
QUE TISTREZA!

Parabéns ao @Maestro_Ciego pela excelente thread e muito obrigado por organizar e elaborar argumentos tão satisfatórios.
TMJ! ❤️

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling