Estava ontem à noite a ver um programa no Discovery e eis que surge um momento WTF? Derby Bentley 3.5 de 1933. Parece está no museu da Bentley, com o símbolo do @Sporting_CP ostentado orgulhosamente na frente. Não consegui encontrar mais informação na net. Twitter do your magic.
@Sporting_CP Mais Pistas:
"(...) um Derby Bentley AXB 3 de 3.5l; este elegante carro foi perdido para a história logo após sua entrega ao seu proprietário escocês em 1934 antes de aparecer como 'barn find' na América décadas depois, onde um médico o restaura e depois o devolve à Bentley."
Encontrei um excerto do programa em espanhol, na rede ao lado. A partir dos 00:35
facebook.com/discoveryturbo…
OK, Já encontrei o VIN (número de identificação do veículo): B53AE
O carro foi devolvido à Bentley Motors em 2004 por Charles e Hettie Wolfe, da Pensilvânia, EUA.
Através do n.º VIN descobri uma revista do final 2007 do clube de entusiastas Rolls Royce, onde se lê o nome do primeiro proprietário escocês (A M Mitchell) e a história de como o carro voltou para a sede da Bentley em 2004. Ligações a Portugal ou ao #SportingCP é que ainda nada:
Passo a citar:
Sendo a época do Natal, a seguinte correspondência parecia particularmente adequada. É de D Charles H Wolfe, da Pensilvânia, EUA, que como membro de longa data do clube, percebeu que a nossa base de dados não refletia uma alteração em relação ao B53AE,
um Bentley 3.5 Thrupp & Maberly Derby de 1933. Charles Wolfe escreve:
“Este primeiro automóvel foi presenteado à Bentley Motors Ltd UK por minha esposa e eu na primavera de 2004 e agora reside em sua Exposição Lineage em Crewe.
O B53AE era originalmente propriedade de A M Mitchell da Escócia, que recebeu a entrega em 19 de fevereiro de 1934. Foi um dos primeiros carros a ser entregue em mãos privadas.
A foto anexa do B53AE foi tirada durante um evento de direção de imprensa para os media chineses e foi enviada a mim pelo Dr. Ing Franz-Josef Paefgen (Direcionado por Richard Charlesworth MVO, Diretor).
Tomei conhecimento que o museu da fábrica não tinha nenhum exemplo do Derby Bentley em exibição, assim, essa é a nossa contribuição para a preservação do grandioso legado da Bentley.”
Que grande gesto e, olhando para a fotografia e reconhece-se o soberbo exemplar que será preservado para a posteridade, algo de que todos os membros do clube podem sentir gratidão e orgulho. Muito obrigado ao Dr. e Sra. Charles H Wolfe."
FIM DE CITAÇÃO
Mais informação encontrada sobre este carro:
O B3AE é um sedan de quatro portas, construído sobre um chassi de aço e estrutura de madeira. Foi vendido, por encomenda, a um nobre escocês para sua noiva em 1933 (A M Mitchell).
Em 1987, um dentista aposentado da Pensilvânia (Charles H Wolfe) adquiriu o carro da propriedade do lord escocês, mas estava em péssimo estado.
O carro precisava de uma restauração completa e o novo proprietário atacou o projeto com entusiasmo e determinação.
O resultado foi um carro não apenas com acessórios e encanto originais, mas também um carro fiel à linhagem do Derby.
O Bentley chegou à Pensilvânia parecendo muito original, mas depois de desmontar o carro havia muito trabalho a fazer. O novo proprietário era um homem com iniciativa e desenvoltura e conseguiu deixar o carro em excelentes condições após cerca de 3 anos de restauração dedicada.
O proprietário era um homem singular. Ele foi o dentista oficial a bordo do Air Force One, dos tempos do presidente Dwight D. Eisenhower até Richard Nixon. Era um profissional completo e dedicado e usou essas habilidades para levar o Bentley à condição de concurso.
Em 2005 o proprietário,Charles H Wolfe, decidiu 'presentear' o carro à Bentley Motors, como exemplo dos carros que sucederam os Bentley Cricklewood, produzidos por Walter Owen Bentley.
O presidente da Bentley Motors, Franz Josef Paefgen recebeu o carro e os proprietários numa recepção íntima em Crewe, e o carro foi adicionado à impressionante coleção de Bentleys notáveis da Bentley Motors, onde permanecerá para sempre.
Desde o renascimento da Bentley Motors sob a alçada do Grupo Volkswagen, a empresa conseguiu adquirir um número significativo de Bentleys antigos, mas poucos vêm com o dom da generosidade representado pelo B3AE.
Fonte:
drivingandlife.com/2015/06/a-gift…
Já lá deixei um comentário a ver se o autor me dá pistas sobre o porquê de lá estar o emblema do @Sporting_CP 😁
Em 2012 já cá andava pelo twitter. Vou tentar a sorte com o admin das redes da Bentley. Se puderem e tiverem curiosidade, reforcem com favs, retweets e comments
Hey @BentleyComms we're intrigued here. Can you tell us about the history behind this old @Sporting_CP badge on the front of this magnificent exhibition car on yours Heritage Garage in Crewe?
A busca continua.
Seguiu hoje um email para o @wikisporting questionando-os se haverá alguma documentação que relacione este carro a algum evento da antiga secção de Motorismo do @Sporting_CP ou até algum outro evento nacional onde a secção tenha marcado presença.
Mais uma deliciosa imagem encontrada no Instagram.
O Dr. Charles H. Wolfe e sua esposa "Hettie", entretanto falecidos em 2014 e 2017 respetivamente, escreviam postais de boas festas para o museu da Bentley em Crewe, assinando como "Os cuidadores do B53AE" 💚
"Pensando em vós e desejando-vos uma época Natalícia maravilhosa
Charles e Hettie Wolfe
Cuidadores do B53AE"
E eis q finalmente surgem + pistas sobre o 1.º dono. Surgem tb algumas inconsistências com a história encontrada até agora:
"O AXB 3 foi entregue pelo revendedor Jack Barclay ao seu primeiro proprietário, Alex Mitchell, de Tulliagan Castle, na Escócia, no início de 1934."
"Sabe-se que ele manteve o carro até à guerra e, infelizmente, os registos perderam-se para os proprietários seguintes, mas a determinada altura fez a viagem através do Atlântico. O carro foi descoberto num celeiro em East Otis, Massachusetts, em 1968. "
"Charles H. Wolfe, de Lancaster, Filadélfia, foi registado como o proprietário seguinte em 1987 e entregou o carro aos cuidados da Bentley Motors em 2004."
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.