#SimplificaFarah Profile picture
Flamengo (conselheiro), Gestão, Finanças pública e privada. Ex-subsecretário do Tesouro do Município RJ. Link do canal do YouTube 👇

Feb 1, 2023, 16 tweets

Há 20 anos, Lula se tornou presidente pela 1ª vez.
Como tenho lido muita coisa em minha TL sobre a época e, na ocasião, vários seguidores não tinham idade suficiente, resolvi fazer uma thread sobre a política econômica dos 2 primeiros mandatos dele como presidente.
1/

Lula governou o Brasil de 2003 a 2010 e o período foi marcado por um bom crescimento econômico.

O gráfico mostra que houve uma pequena retração em 2009, devido à crise financeira mundial de 2008 (aquela das hipotecas/subprime nos EUA). Contudo, nossa recuperação foi rápida.
2/

O padrão de crescimento foi baseado num modelo que acabou conhecido como CCC (Consumo, Crédito e Commodities).
O objetivo deste 🧵é descrever as causas desse período de bonança, tanto no ponto de vista das decisões de política econômica quanto do cenário externo.
3/

Houve um elevado crescimento global no período, com baixas taxas de inflação (graças aos produtos chineses), fazendo os juros ficarem excepcionalmente baixos nos países centrais, gerando uma alta liquidez mundial (sobra de capitais buscando oportunidades pelo mundo).
4/

Ou seja, tivemos um período de excepcional bonança global. O PIB mundial teve alto crescimento, a inflação estava baixa graças às exportações de baratos produtos chineses. Com juros em queda, o dinheiro rodou o mundo buscando oportunidades de investimento financeiro.
5/

Ao mesmo tempo, nossas exportações foram favorecidas pela alta no preço das commodities. Aliada à farta liquidez mundial, o Brasil recebeu uma quantidade muito grande de recursos. Com isso, houve apreciação cambial (valorização do real) e melhora das reservas internacionais.
6/

A valorização da moeda nacional permitiu a queda da inflação e, consequentemente, dos juros, estimulando o crédito e promovendo um crescimento do consumo. Tudo isso foi ainda mais acelerado pela ampliação de diversos programas sociais (como Bolsa Família) no governo petista.
7/

Além disso, com o aumento do poder de compra do brasileiro, as importações aumentaram. Mas, não houve desvalorização do real nem substituição de produtos nacionais por importados. Nossa indústria continuou crescendo no mesmo ritmo do PIB.
8/

Como a capacidade da nossa indústria estava ociosa, havia abundância de mão de obra. Assim, o crescimento salarial foi compatível com o da produtividade, não gerando um movimento inflacionário.
Demonstrado o contexto, vamos falar um pouco mais da política econômica.
9/

Especialmente no primeiro mandado, Lula manteve as linhas mestras da política macroeconômica do FHC (sistemas de metas de inflação, superávits primários e câmbio flutuante). Assim, se alinhou ao pensamento dominante monetarista, facilitando a entrada de capitais no país.
10/

Com essa política, Lula sinalizou que adotaria um crescimento sustentável por meio do ajuste das contas públicas, não havendo assim risco de inadimplência da dívida pública (default), reduzindo o risco país.
Sobre default da dívida:
11/

Assim, a política fiscal com elevado superávit primário assume o papel de redutora do risco-país, funcionando como peça chave para conquistar a credibilidade e atrair um alto volume de recursos financeiros que vimos ter sido essencial para o crescimento do país no período.
12/

Os resultados macroeconômicos (setor externo, nível de atividade, inflação, emprego e renda e finanças públicas) dos dois governos Lula foram melhores do que os de seu antecessor. Entre 2003 e 2010, o Brasil atravessou o maior ciclo de crescimento recente.
13/

Além do cenário externo, contribuiu bastante para o crescimento a ampliação dos programas sociais, que permitiu uma maior distribuição de renda e uma aceleração no aumento do consumo, uma vez que quem recebe menos, gasta proporcionalmente mais.
14/

Resumo: o governo Lula teve ótimos resultados econômicos. Daí sua alta popularidade. Afinal, a vida da população melhorou.
Fez um governo que aliou responsabilidade social com fiscal, conseguindo atrair recursos e distribuí-los bem, em um cenário internacional favorável.
FIM

Como adendo, segue link com um vídeo conceitual, em linguagem simples, do canal #SimplificaFarah sobre como ocorre o crescimento econômico de um país.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling