Sakuga ONE 「作画1️⃣」 Profile picture
Um projeto sobre produção de animes que se encerrou em 2024. Obrigado pelo apoio!

Mar 7, 2023, 20 tweets

A queda da qualidade técnica de Nanatsu no Taizai foi realmente triste. Desde que o projeto saiu da A-1 Pictures, perdeu muito em animação.

Hoje, vamos relembrar alguns animadores e cenas boas que as produções da A-1 Pictures proporcionaram para a franquia!

Começando pelo literal começo: a primeira temporada. Dirigida pelo (literal) gênio, Tensai Okamura, ela teve vários destaques interessantes em animação. O primeiro deles é ter 2 animadores principais, sendo Takashi Torii (鳥居貴史), animador desta cena, um deles!

Torii é um animador freelancer com grande regularidade em projetos da A-1 Pictures, se tornando um dos principais destaques em tudo o que participa para o estúdio — e em Nanatsu não foi diferente.

Torii foi essencial para o projeto, pois ficou responsável por várias das lutas principais, que eram carregadas pela sua coreografia rápida e animação de efeitos.

Hirotaka Tokuda (徳田大貴) trabalhou com Torii como animador principal pelo primeiro cour e depois se moveu para a posição de supervisor (ao lado de Tetsurou Moronuki) e designer de ação. Ele animou menos que Torii, mas sua supervisão ajudou o trabalho de outros animadores.

Porém, esses não são os únicos destaques. Sua equipe conseguia reunir nomes interessantes por parte dos freelancers. Um deles foi Takahiro Shikama (鹿間貴裕), que animou por três episódio na primeira temporada.

Shikama é considerado um dos melhores freelancers de ação da indústria e especialmente nessa época, era muito ativo como animador. As cenas dele tem uma ambição especial que só ele consegue criar. O "pouco" que fez em Nanatsu foi o suficiente para marcar o projeto.

(Irei pular Seisen no Shirushi por falta de muitos destaques mesmo. Não é mal animado, só não tem muito o que adicionar. Vamos para a segunda temporada)

Jouji Furuta assumiu a direção da segunda temporada. Ele nunca fez um grande trabalho como diretor geral, mas seu Nanatsu no Taizai continuou com animadores bem fortes que apoiaram algumas falhas de seu trabalho, mantendo o anime bem animado.

Nessa temporada, Ryuuta Yanagi (柳隆太) assumiu a função de diretor de ação. Ele não animou tanto, na verdade, apenas para um episódio, pois sua função se focava mais em supervisionar e direcionar como a ação do anime seria feita, compensando as fraquezas de Furuta nesse ponto.

Por sinal, Yanagi é o diretor da segunda abertura de Imashime no Fukkatsu. Ter ele como um "diretor de série focado apenas na ação" foi um acerto muito grande.

Já que não existia mais animadores fixos focados em animar as cenas principais, a segunda temporada se focou nos freelancers. Nomes como Shuu Sugita, Hironori Tanaka, Kai Shibata, Kosuke Kato, Kazunori Ozawa, Satoshi Sakai e outros!

Foi nessa temporada que então tivemos o melhor episódio da franquia: o episódio 19. Dirigido por Yuusuke Maruyama e Tomoya Tanaka, com os storyboards de Yanagi. É o clímax do anime, colocando todo o poder de sakuga na luta mais importante do arco.

O episódio como um todo é um espetáculo de animação. Claro, reunir nomes como Shouta Goshozono, Tooru Iwazawa, Kai Shibata, Kousuke Katou, Tatsuya Miki, Yanagi e outros, não traria algo diferente.

Assim, chegamos no fatídico filme. Marcando a estreia de Nishikata Yasuhito como diretor geral e tendo ninguém menos que Noriyuki Abe como diretor-chefe, o filme tem cenas muito bem animadas... mas a que custo?

O cronograma de produção foi um desastre e o resultado comercial fez sua produtora, a Aniplex, desistir do projeto, levando a A-1 Pictures no processo. Esse filme foi o começo de tudo negativo que viria depois, infelizmente.

Como podem ver, o filme é bem ambicioso (animação de cenário em quase todos os cortes) e se move muito, mas a sua polidez acabou ficando aquém devido a um cronograma bem apertado.

Ainda assim, o longa é uma experiência boa se você gosta do que as produções da A-1 criaram para a franquia, pois é uma reunião de vários dos nomes que marcaram o projeto. Não é uma entrega tão polida, mas é visível que eles tentaram ao máximo fazer algo ambicioso.

Ah, e se não ficou muito claro ainda que Nanatsu no Taizai era bem cuidado na A-1 Pictures, fica a curiosidade: ele tinha a equipe de animação que atualmente faz Kaguya-sama. A equipe do produtor de animação Kenshirou Yamada da A-1 Pictures 🙂

Após isso, o anime foi pego por outro produtora, que escolheu outro estúdio, que por sua vez terceirizou para outro estúdio. Talvez devemos relembrar isso algum dia, mas por agora, vamos apenas guardar os bons momentos da A-1 Pictures em Nanatsu no Taizai.

✍️@YGP__

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling