Ontem fiquei sabendo de um remédio homeopático chamado oscilococcinum. O que é? E esta estranha potência 200K?
Segue um fio com o que encontrei.
Atenção: é inusitado até mesmo para quem já está acostumado com a medicina freestyle que é a homeopatia.
🧶
1. O nome é derivado de uma bactéria (Oscillococcus) que teria sido observada pelo médico francês Joseph Roy no sangue de pacientes que sofriam da gripe espanhola em 1917.
⬇️
2. Ele dizia ter encontrado a mesma bactéria no sangue de pacientes que sofriam de reumatismo, tuberculose, sífilis, sarampo e câncer. Seria um "germe universal" (ideia que encontrava alguma ressonância naqueles tempos).
⬇️
3. Na homeopatia, vale o princípio "semelhante cura semelhante" - ele partiu na busca da tal bactéria, e achou tê-la visto no fígado e coração de patos-do-mato saudáveis.
⬇️
4. Ele definiu o preparo do medicamento (oscillococcinum) a partir de 35 g de fígado de pato + 15 g de coração diluídos em 1 litro de suco pancreático e glucose. Após 40 dias, tem-se a solução de hidrolisado. E agora entra outro princípico-chave da homeopatia: a potenciação.
⬇️
5. Por algum motivo, ele decidiu seguir o método Korsakov - e na maior potência possível: 200. Significa diluir o soluto em água na proporção 1:100, depois novamente 1:100, e assim em diante, por 200 vezes. A solução final tem 10^-400 do soluto inicial.
⬇️
6. Esta solução é aplicada sobre grãos de sacarose ("globuli"), a forma de apresentação comercial. Notem que isto é uma diluição adicional aos 10^-400.
7. Ocorre que ninguém jamais conseguiu observar a tal bactéria Oscillococcus - era apenas um relato anedótico do Dr. Joseph Roy. Não existia!
Isto não impediu que o novo medicamento fosse usado contra todos os males que ele dizia que a bactéria causava.
⬇️
8. Logo ficou evidente que o oscillococcionum era ineficaz contra câncer, sífilis, sarampo e tuberculose - mas por algum motivo continuou sendo receitado contra gripe (ignorando o óbvio: a gripe não é causada por uma bactéria, mas sim por um vírus).
⬇️
9. O nome foi registrado pelo laboratório francês Boiron, que teve uma época de vacas gordas - na França, a homeopatia é imensamente popular e o sistema de saúde público reembolsava o valor gasto.
⬇️ https://t.co/iHqa4jz5Zlboiron.fr
10. Recentemente, o seguro-saúde francês (tardiamente) decidiu deixar de reembolsá-lo e a Boiron sofreu um baque em seu principal mercado, o que a forçou a reduzir o número de funcionários de 2.600 para 1.800. Ainda assim, é uma empresa com vendas de meio bilhão de euros/ano.
⬇️
11. Um ponto que merece menção é a diluição ("potenciação) 200K. Significa que, para achar uma única molécula de soluto, seriam necessários 3,4 bilhões de km3 de água - quantidade inexistente na terra. Precisaríamos de toda a água de 2500 terras para achar uma só molécula.
⬇️
12. E o tal do Joseph Roy? Apesar de ter lançado um medicamento de enorme sucesso comercial e ter morrido há não tanto tempo assim (em 1978), não há uma única foto disponível - ironicamente, como sua suposta bactéria oscillococcus. 😆
⬇️
deces.matchid.io/id/FRsUaei7nMAj
13. Em suma, o popular oscillococcinum é um remédio obtido a partir de uma bactéria inexistente e diluído no grau mais infinitesimal que existe na homeopatia.
É zero vezes zero.
FIM
Fontes:
https://t.co/frW5bNT2q2
https://t.co/Of1f7kECGQmcgill.ca/oss/article/ho…
revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2020/03…
quackwatch.org/homeopathy/his…
A propósito, aqui vale a máxima:
Alopatia é vender medicamentos a preço de ouro.
Homeopatia é vender água (ou açúcar) a preço de remédio.
Uma referência: abaixo vemos sacralose sendo vendida a R$ 8.600/kg.
@MariaNinguenha É um número tão absurdamente baixo que o Excel não o aceita como denominador.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.