Pablo Nunes Profile picture
Coordenador do CESeC. Faço @opanopticobr e a @rede_seguranca. Doutor em Ciência Política pelo @Iesp_uerj. Conselheiro do @TheInterceptBr e do @FogoCruzado

Mar 28, 2024, 8 tweets

Quem só conhece o Rio pela TV tem a sensação de que o estado vive em um contexto de violência que atinge a todos igualmente. O que acontece no dia a dia é bem diferente.
Publicamos hoje o Crime no Rio, boletim com análises dos indicadores criminais.

🧵 bit.ly/CrimenoRio

2023 ficou marcado como um ano em que o estado registrou queda de 5% na letalidade violenta, cenário puxado pela redução das mortes cometidas por policiais (-34,7%). O que segurou uma baixa menor foi a explosão de homicídios, principalmente na zona oeste da Capital (AISP 18)

Essa é a região que tem sido palco de um embate violento entre milícias e grupos do tráfico. Os tiroteios intermináveis, as execuções e as invasões de bairros e comunidades da região foram uma constante no ano passado e nada indica que a situação irá mudar num futuro próximo.

E muito se engana quem ainda acha que os homicídios se concentram nos bairros pobres e nos ricos, são mais comuns os roubos e furtos. Mostramos que em 2023, os municípios mais pobres do estado do RJ foram os que mais registraram casos de roubos.

No documento compartilhamos nossas hipóteses para explicar a queda de mais de 50% nas mortes cometidas por policiais registrada em agosto de 2023. Pressão da sociedade civil e do governo federal no estado podem ajudar a explicar a mudança de tend6encia registrada.

Comentamos também o papel das câmeras corporais nessa redução e compartilhamos o cronograma de instalacão das câmeras por batalhões. Analisando as reduções e as datas de inicío do uso das câmeras nos permite avaliar que ainda é cedo para creditar a redução ao uso das câmeras.

Ao final do Crime no Rio, vocês poderão analisar as tabelas que geramos todos os meses a partir dos dados produzidos pelo ISP. Divulgaremos sistematicamente esses números e análises, pois acreditamos ser importante facilitar o consumo dessas estatísticas para o público amplo.

Quem tem interesse em entender o que aconteceu no Rio de Janeiro em 2023 no campo da segurança dá uma conferida no documento.
bit.ly/CrimenoRio

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling