Profile picture
Samir Machado @samirmachado
, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
Hoje, 38 anos atrás, em 27 de agosto de 1980, D. Lyda Monteiro morreu numa sequência de atentados à bomba cometido pelo Exército Brasileiro. Tinha 59 anos e era secretária da OAB do Rio. A explosão arrancou seu braço e queimou metade de seu corpo. Morreu à caminho do hospital.
Era a funcionária mais antiga da OAB e estava prestes a se aposentar. Segundo o Jornal do Brasil, "em sua sala, entre pedaços de seu corpo, ficaram símbolos de sua devoção: os cacos de uma estátua de São Jorge (...) e duas fotos do único filho".
Naquele mesmo dia ocorreram outros três atentados à bomba. A carta que matou D. Lyda era endereçada ao seu chefe, Seabra Fagundes, numa época em que a OAB liderava esforços pela redemocratização.
Outra explodiu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro: colocada na gaveta de um deputado, arrancou o braço esquerdo do assessor José Ribamar de Freitas, que também ficou cego. Outras cinco pessoas ficaram feridas, incluindo uma funcionária que servia café, grávida de 6 meses.
Uma bomba já havia explodido de madrugada, na redação do jornal Tribuna Operária. Uma quarta bomba, na sede da Associação Brasileira de Imprensa, foi desativada graças ao aviso de um telefonema anônimo.
De janeiro a agosto de 1980 foram registrados cerca de 46 atentados terroristas contra bancas de revistas, redações de jornais e associações civis, cometidos pela dita "linha-dura" do exército, contrária ao fim do ditadura.
A carta bomba que matou D. Lyda foi entregue pelo sargento-paraquedista Magno Cantarino Mota, vulgo Agente Guarani. O atentado foi planejado pelo tenente-coronel Freddie Perdigão, apontado também como responsável pelo planejamento do atentado do Riocentro.
Perdigão nunca foi punido. Acumulando a pensão do exército com o salário no SNI, ganhava mais que general. Após o atentado no Riocentro, montou uma rede de crime organizado envolvendo jogo do bicho. Morreu em 1996. Por serviços prestados, ganhou a Medalha do Pacificador.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Samir Machado
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!