Profile picture
Doutor Cocktail @BicaCurta
, 12 tweets, 4 min read Read on Twitter
Eu só gostava de saber se vamos todos mesmo continuar a ignorar, e assobiar para o ar, sobre o que aconteceu no passado fim de semana em Portugal. Vou aqui fazer um resumo, para discussão e memória futura.
Faz hoje uma semana já nos Estados Unidos, o @NHC_Atlantic andava por aqui num rodopio a dizer que o #Leslie ia ser um bicho mau. Por cá, assobiava-se para o ar.
Na 6ª feira, faz amanhã uma semana, o @NHC_Atlantic já não tinha dúvidas que isto ia ser inédito, e que o #Leslie iria provocar muitos estragos. Por cá, emitiam-se comunicados como se o que viesse aí fosse uma tempestadezinha de trazer por casa.
Durante a madrugada dessa 6ª.feira nem um pio. Afinal os modelos metiam o #Leslie a passar no sul de Portugal, e todos sabemos que o #Algarve está fechado para férias a partir de Setembro. Entre o deserto Algarvio e o deserto do Norte de África, os estragos não iam ser muitos.
No Sábado de manhã as coisas mudaram de figura. Porquê? Começava a existir a probabilidade de o #Leslie passar por Lisboa, e isso já era motivo de preocupação para "todos". Afinal o que seria o resto do país se Lisboa fosse atingida por um furacão?
No entanto, como os modelos diziam que o #Leslie tinha passado a uma depressão pós-tropical, nada de instalar o pânico. "Perdeu força", "Já não é um furacão". Ninguém leu aquela parte onde os especialistas diziam que os ventos se mantinham com a mesma força.
18h de Sábado: Passadas 48h, repito PASSADAS 48h, começamos a levar o #Leslie a sério, pelo menos as autoridades. No entanto nada de informar que o vento que aí vinha não era uma simples ventania e que ia colocar vidas e bens em perigo, muito perigo.
Hoje sabemos que com mais de 8000 pessoas no terreno, ninguém foi informar, porta a porta, estabelecimento a estabelecimento, que estava na altura de fechar, e colocar taipais de protecção nas janelas e montras.
Também sabemos que não foram dadas instruções para não deixar estacionar debaixo de árvores, para retirar objectos de frente das casas ou estabelecimentos. Não foi feito nada do que deveria ter sido feito logo na 6ª. feira.
Novamente quem nos devia proteger, falhou. Falhou redondamente. Um ano passado sobre os incêndios do #15deOutubro, continuamos a perceber que a estrutura que temos de Protecção Civil é totalmente inadequada à realidade dos tempos que correm.
Sei que me vão falar do "Pedro e do Lobo", que não se pode andar a colocar as populações em pânico sem razão. Os 61 desalojados, os 28 feridos, e as 2 mortes confirmadas mostram que o lobo passou mesmo por aqui, e
não nos conseguimos proteger dele. Até quando?
Os prejuízos de milhões mostram que o lobo passou por aqui, e não fomos capazes de atempadamente prevenir as populações e as empresas.
Proteger também é antecipar. Se não há nada a apontar ao trabalho feito após o furacão, o que foi feito antes é meritório de muitas críticas.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Doutor Cocktail
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!