Profile picture
Fernando Cruz @FernandoCruz_21
, 28 tweets, 7 min read Read on Twitter
[Dados] O que os números dizem sobre as armas ? Uma discussão que voltou a ganhar força é sobre posse e porte de armas. Uns garantem que uma população civil armada reduz a criminalidade e que é um direito do cidadão se defender, outros acham que liberação é uma tragédia.
Antes é preciso diferenciar Posse de Porte. Posse é manter uma arma no interior de uma residência. Porte é justamente esta arma está no exterior da residência, ou seja carregar a arma com você do lado de fora da sua residência.
Existem dois tipos de Porte. Ostensivo e Velado. O primeiro significar portar o armamento de forma visível. No Brasil ele é restrito a policiais em exercício da função, fiscais do Ibama e instituto Chico Mendes.
O porte Velado é quando o armamento não fica visível.
É impossível falar em armamento civil e não falar dos EUA, país que geralmente é usado como exemplo de caso de sucesso pelos armamentistas. Um país que vem sendo muito citado também pelos armamentistas é o Canadá.
Inclusive no plano de governo do presidente eleito JMB, ele cita uma série de países desenvolvidos que tem posse ou/e porte liberado, para embasar seu posicionamento armamentista. Hummm, Números e Lógica ? Vamos analisar. flaviobolsonaro.com/PLANO_DE_GOVER… página 25 🍊
Mas o que eles não falam é como funcionam as leis na maioria desses países. Um tempo atrás eu citei o Canadá, onde tive a infelicidade de ser respondido por um dos maiores defensores do armamento Civil no Brasil.
Ele compartilhou um link para o blog dele com um artigo cheios de meias verdades sobre o Canadá, que se lido por um incauto, facilmente compraria seu discurso armamentista. cadaminuto.com.br/noticia/304433…
Mas quando você lê as regulamentações das armas de fogo do Canadá e da maioria dos países, você vê que os armamentistas como Bolsonaro e Bene pulam detalhes cruciais. Segue um link que fala um pouco de todas elas. en.m.wikipedia.org/wiki/Overview_…
Vou falar um pouco mais do Canadá, mas é legal que por curiosidade vocês pesquisem os outros países também.
1º ponto que já quebra o argumento de armamentistas como JMB e Bene que defendem a posse e porte para legítima defesa é que no Canadá, self-defende não é motivo para+
adquirir uma licença de posse de arma. Isso fica muito evidenciado em como a arma deve ser armazenada no interior da residência, é necessário estar descarregada e com lock no gatilho, além de estar armazenada em local seguro, preferencialmente com a munição separada.
Inclusive um fiscal vai até sua residência verificar o armazenamento. 2º ponto é que a cultura de armas no Canadá é por causa de tiro ao alvo e caça(😕). Por isso para transportar as armas restritas é necessário uma licença especial de transporte.
As armas devem ser transportadas descarregadas, armazenadas em um case não transparente, com lock no gatilho e preferencialmente separado da munição. Se você for curioso aqui tem tudo que precisa saber sobre legislação de armas no Canadá rcmp-grc.gc.ca/cfp-pcaf/fs-fd… fonte oficial.
Olhem as leis dos outros países, vocês vão ver que na maioria dos países self defense não é motivo. Alguns países restrigem a quantidade de compra de munição e na grande maioria também o porte é bem restrito.
Quando falam de posse/porte de armas no Brasil, a comparação clássica é Brasil x EUA. Seria essa uma comparação justa ? Um país desenvolvido x um país emergente com graves problemas de desigualdade social. O que os números falam quando comparamos EUA com outros países de 1º mundo
Aqui um gráfico que mostra a quantidade de armas pra cada 100 pessoas e a taxa de homicídio pra cada 100.000. Quando comparado com países desenvolvidos a violência nos EUA é discrepante, falaremos mais disso. pbs.org/newshour/natio…
No artigo compartilhado acima, conta um pouco da história das regulações em cada um dos países, geralmente motivados depois de ataques em massa. Austrália e Japão, são um dos países com mais restrição a posse e porte de armas.
Segue mais um artigo que faz a comparação dos EUA com diversos países, mostrando números dele em outros continentes, inclusive com países da América Latina e Caribe, que no gráfico mostra que é a região mais violenta do mundo. npr.org/sections/goats…
Segundo um estudo de Harvard, eventos de legítima defesa com armas de fogo raramente acontecem. Armas são mais usadas para intimidar do que pra se defender, inclusive intimidações dentro de casa. Segue o estudo hsph.harvard.edu/hicrc/firearms…
Inclusive quando falamos de violência com arma de fogo contra mulheres, os EUA é o mais perigoso entre os países desenvolvidos. Uma mulher nos EUA tem 16 vezes mais chance de ser morta por um tiro do que em outros países desenvolvidos.
Esse artigo sobre violência doméstica com arma de fogo é excelente. everytownresearch.org/guns-domestic-…
Nesse artigo o The Guardian escreve sobre a crise da violência doméstica nos EUA. theguardian.com/us-news/2017/a…
Nesse outro artigo mostra o quadro geral da Violência nos EUA. Mostrando inclusive a vulnerabilidade da população preta. E o número altíssimo de suicídios. everytownresearch.org/gun-violence-a…
Saindo do contexto americano e entrando no nosso contexto latino americano, neste próximo artigo que eu vou colocar pra vocês, é feito uma comparação entre países com leis mais brandas e mais restritas na política de armas, Honduras e Venezuela por exemplo.
Ambos são países com números altos de violência. O artigo mostra que a violência vai além de legislação de armas, mas a influência de grupos armados e o contexto social. Armas não são garantias de redução de violência como os armamentista afirmam.
A Thread ficou gigante, mas espero que traga clareza e mais embasamento sobre políticas de armas. Como eu sempre digo, pesquisem antes de comprar discursos falaciosos, a indústria armamentista é bilionária, então fiquem atentos aos lobistas.
Como de praxe vou deixar mais um artigo bônus aqui, que trata a violência como problema de saúde global e fala algumas formas de prevenção. who.int/violence_injur…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fernando Cruz
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!