, 97 tweets, 35 min read Read on Twitter
Já que tá todo mundo fazendo e já que eu tenho MUITA coisa pra contar, vamos lá:

1 like = Uma curiosidade sobre Controle de Tráfego Aéreo e aviação em geral.
Like da @MorenaRabugenta

Existem duas maneiras de se tornar Controlador de Tráfego Aéreo no Brasil: ingressando na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAr) ou fazendo o concurso público da Infraero. Esse segundo é mais raro, porque não tem todos os anos.
Like da @Giovenes

No Brasil, há três tipos de órgãos de Controle do Espaço Aéreo: A Torre de Controle, O Controle de Aproximação e o Centro de Controle de Área. Cada um tem uma dinâmica de trabalho muito diferente da outra, e são hierarquicamente dependentes.
Like do @_el_rafa

A Torre de Controle é responsável por controlar todo o tráfego em um aeroporto e nas suas imediações. Também é responsável por todo o movimento no solo e pátios. É subordinada diretamente ao Controle de Aproximação.
Like da @outradooutro

O Controle de Aproximação lida com os tráfegos chegando e saindo de uma área determinada ao redor de um aeroporto (geralmente 40 milhas de raio ao redor dele). É o órgão que mais lida com resolução de conflitos (separar as aeronaves umas das outras).
Like da @nellecris_

O Centro de Controle de Área é o órgão responsável por uma área muito grande, envolvendo as aeronaves que já saíram da área do Controle de Aproximação. É mais relacionado ao planejamento das rotas das aeronaves em níveis de cruzeiro.
Like da @LostUtterly

O trabalho mais fundamental e a nossa habilidade que mais precisa estar afiada é a Resolução de Conflitos. Um conflito é quando duas ou mais aeronaves convergem para um mesmo ponto ou uma mesma altitude ao mesmo tempo. Nosso trabalho é desfazer esse nó.
Like da @AnaWatte

Conflitos são coisas q acontecem o tempo todo, em qualquer lugar. Um conflito tá longe de significar uma colisão, porque eles são detectados com bastante antecedência. É como entrar em uma rua com seu carro: há uma grande chance de haver outro carro passando.
Like da @plummacorecha

Emergências são relativamente comuns também. A maioria envolve nível baixo de combustível, falhas mecânicas ou pessoas doentes à bordo. Apenas uma pequena parte disso resulta em algum tipo de acidente, porque emergências têm prioridade máxima pra pouso.
Like do @chrisvier

Avistamentos de OVNIs pelos pilotos são também relativamente comuns. Isso porque (principalmente na Amazonia) os OVNIs são na verdade aeronaves clandestinas voando abaixo do radar, com as luzes quase ou totalmente apagadas.
Like do @chrisvier 1.2.

Pra você que se perguntou o porque desses avistamentos serem mais comuns na Amazônia, isso é devido a uma certa atividade que ocorre em muitos pontos daqui e que eu dou um abraço em quem adivinhar qual é!

(começa com G e termina com ARIMPO)
Like do @joaozis

Eu não costumo acreditar em talento. Acho que toda pessoa é perfeitamente capaz de fazer qualquer coisa que se esforce para aprender. Mas o Controle de Tráfego Aéreo me faz questionar todo dia se existem pessoas que nascerem pra fazer isso e outras que não.
Like da @hey_bandoleira

Pilotos são, quase sempre, arrogantes. Há um certo Complexo de Deus com relação à profissão. Mas a maioria deles não se mantém completamente atualizado às normas quanto nós, então a arrogância some quando lembram que nós provavelmente temos mais razão.
Like da @lariadd

Inglês é a língua oficial da aviação. Se não dominar o básico, você não se cria nesse meio. Todos os pilotos gringos falam inglês no Brasil, exceto na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, onde é permitido o espanhol. Os russos são os que falam o pior inglês.
Like da @silviasenaa

Acidentes aéreos são bem mais raros do que pensamos, mas já acontecerem pelos motivos mais estapafúrdios possíveis, como um parafuso de um material diferente do recomendado e erro de conversão de libras para quilogramas.
Like da @BeatrizxBr

Turbulências não são capazes de derrubar aviões, mas as Esteiras de Turbulência sim. Elas são vórtices de ar invisíveis gerados pelos motores de uma aeronave que esteja à frente. Por isso, há um intervalo de, no mínimo, dois minutos entre duas decolagens.
Like da @anonimafrodite

Gente, por favor, NÃO LEVANTEM DA POLTRONA SE O SINAL DE ATAR CINTOS ESTIVER ACESO! Principalmente quando a aeronave está taxiando no pátio para o portão. Sabemos que vc quer sair, mas os avisos acesos significam que há um perigo real pra vc.
Like da @anonimafrodite 1.2.

Isso é muito importante. Um avião é uma máquina que se movimenta muito rápido e gera uma imensa quantidade de torque em seus movimentos. Os cintos atados protegem você de todos os movimentos bruscos que podem realmente te machucar sério.
Like do @coleciona_dor

Muitos controladores são muito, muito jovens, a maioria sai da EEAr antes dos vinte anos de idade. E o Controle é também uma área com muitas mulheres. Então há uma boa chance de quem tenha controlado seu último pouso seja uma garota de 18 anos de idade.
Like da @doublesilvia

Nós usamos o alfabeto fonético para nos comunicarmos. Então não estranhe se você algum dia conversar com alguém da aviação e ele, ao soletrar algo, fale "Alfa, Bravo, Charlie" ao invés de A,B,C... Já está no sangue nos comunicarmos assim.
Like da @plantinhos

O radar é muito associado à nossa profissão, mas há um grande número de Controles de Aproximação que não possuem qualquer tipo de visualização, e o Controlador separa o tráfego montando o cenário na cabeça, baseado nos reportes de posição da aeronave.
Like da @plantinhos 1.2.

A dinâmica do trabalho e os procedimentos são pensados de maneira a tornar possível esse tipo de operação, e todos os Controladores são treinados à exaustão para aprenderem a fazer isso. Eu trabalho em um órgão assim.
Like da @vidadeluaa

O Risco de Fauna é um grande problema da aviação. Além das aves que, ao se chocar contra as aeronaves, podem gerar grandes acidentes, temos muitos casos de animais que acabam saindo das matas ciliares dos aeroportos e invadindo as pistas de pouso e decolagem
Like da @vidadeluaa 1.2.

Acabo de voltar de um turno de trabalho onde os bombeiros tiveram que resgatar uma família de raposas da nossa pista. Já tivemos serpentes, cotias, pacas, tatus e até uma onça, certa vez. Mas os mais comuns são mesmo os cachorros.
Like da @frxhysand

Não reclame com os coitados das Cia. Aéreas caso seu voo atrase, quase sempre não é da alçada deles. Muitas vezes o motivo é algum tipo de imprevisto no planejamento do Controle que acaba gerando um efeito cascata e atrasando todos os outros voos.
Like da @fer_ffernandes

A meteorologia também é fundamental para o funcionamento do sistema. Se um aeroporto fechar por conta de mau tempo, tenha certeza que um grande número de voos atrasará por conta disso. E todas as Cia. Aéreas respeitam com rigor a meteorologia.
Like da @porradaniela

Houve um tempo em que, no Brasil, a profissão de Controlador era absurdamente estressante. Isso mudou muito depois do chamado "Apagão Aéreo de 2006". Escalas e turnos foram revistos e a psicologia passou a ser mais usada pra acompanhar o profissional.
Like da @DontGuto

Houve um acidente em solo certa vez em que a aeronave pegou fogo e as chamas tomaram todo o avião em um 1min30s. Desde então, foi estabelecido que as tripulações do mundo inteiro sejam treinadas p evacuar uma aeronave inteira na metade desse tempo: 90 segundos
Like do @the_fr3d

Se você viu "Sully - O Herói do Rio Hudson" e ficou impressionado com o tempo que ele conseguiu voar, saiba de uma coisa: todos os aviões conseguem planar por um bom tempo sem motor. A altitude e a física permitem a sustentação.
Like da @extranjer4

Nós falamos termos diferentes de vocês. Aeroporto é Aeródromo. Voo é Tráfego. Saguão de Aeroporto é TPS. Altura é Altitude ou Nível. Turbina é Motor. Hora de Decolagem é DEP. Controlador é CTA ou PTA. E usamos Milhas(NM) e Nós(KT) p distância e velocidade.
Like do @vinny_97_

Toda a aviação do planeta usa o mesmo horário: O horário UTC ou horário Z (Zulu). Ele é o horário de Greenwich, o marco-zero de tempo no planeta. Isso é para padronizar estimados de tempo e horas de decolagem e pouso. Agora, por exemplo, são 22:13 na aviação.
Like da @bangtanmoonie

Se há fãs de Breaking Bad aqui, essa é pra eles: eu consegui ver o que ia acontecer no ultimo episodio da 2a. Temporada, só pela linguagem que o Donald usava. Foi um momento de muita aflição ver um Controlador causando um desastre e não poder intervir!
Like da @Bananin01940141

Havia um comercial antigo com o Fernando Alonso em que ele dizia "Eu aguento mais pressão em uma única curva que você a vida inteira". Bem, eu costumo dizer que nós aguentamos mais pressão em uma única separação que o Fernando Alonso a vida inteira dele
Like da @FoiMalFlw

É um sonho muito grande que nossa profissão seja mais reconhecida no Brasil. Não só pelo salário (que aqui é bem menor que a média global), mas também pelo fato de darmos o sangue e perdermos o sono fazendo isso e quase ninguém saber q existimos.
Like da @_luizanoronha

Há algumas aeronaves designadas pela FAB para transportar o Presidente, mas na prática qualquer aeronave em que ele estiver será chamada de FAB01 (Força Aérea Zero Uno), e terá prioridade pra pouso e decolagem.
Like da @clarapinetree

Ainda sobre prioridades, o FAB01 tem prioridade sobre a aviação regular, mas ela não é total. Existe uma ordem de prioridades de tipos de voo e aeronaves que deve ser respeitada e seguida à risca, e o FAB01 não é o o primeiro em nenhum dos casos.
Like do @mziderich

Pra decolagem, a ordem nas prioridades é:
1 - Defesa Aérea
2 - Aeronaves engajadas em operações de guerra.
3 - Aeronaves transportando enfermos.
4 - Aeronaves do Esquadrão de Busca e Salvamento (SAR)
5 - FAB01
6 - Aeronave militar em exercício.
7 - Outras.
Like do @evaldofelipe

Pra pouso, a prioridade é:
1 - Planadores
2 - Aeronaves transportando enfermos
3 - Aeronaves do Esquadrão de Busca e Salvamento (SAR)
4 - Aeronaves em operação de guerra.
5 - FAB01
6 - Aeronaves militares em exercício
7 - Demais aeronaves.
Like da @Cardozo_Luh

Não tenha preconceito com aeronaves de motor à hélice: muitas delas são aeronaves excelentes e capazes de excelentes performances de voo, como o Cirrus, o King Air, o Super Tucano, o Hércules e o ATR-72.
Like do @FabioBigBlue

O Airbus A380 (maior avião comercial do mundo) tem uma operação tão singular devido ao seu tamanho que os procedimentos e legislações de todo o planeta tiveram que ser revistos e modificados, além de novos procedimentos terem sido criados, só pra ele.
Like da @mmiraxes

Controlador de Tráfego Aéreo é uma excelente profissão para quem tem problemas de comunicação. Ensina você a falar com uma cadência e entonação adequadas, a falar claramente e até a usar o tom de voz exato para quando vc quer q alguém te obedeça.
Like da @hortenciadomi19

A maioria de nós não gosta de ser chamado de Controlador de Voo, nome pelo qual acabamos ficando famosos em 2006. A mídia usou esse termo de maneira bem pejorativa na época do Caos Aéreo. Na dúvida, pode nos chamar só de "Controlador".
Like da @maarialice_

Aviação é um puta ramo para quem detesta trabalhos repetitivos do tipo "escritório" e procura coisas mais dinâmicas. É quase cem por cento operacional e nenhum dia de trabalho é igual ao outro.
Like da @Myshellyn_

O acidente da TAM em Guarulhos foi um erro do piloto aliado à estrutura do aeródromo em questão. O acidente da Gol com o Legacy foi uma sucessão de erros de todos os lados. O acidente da Chape foi um crime.
Like do @eduardopacheco

Não: nós não temos nenhum tipo de desconto na hora de comprar passagens ou passe livre pra voar de graça. Isso é pra quem trabalha nas companhias. O máximo que conseguimos é uma carona vez ou outra, na brodagem, com algum piloto conhecido.
Like da @outraray

Essa muita gente sabe: piloto e co-piloto não comem a mesma comida. Essa medida é pra que, caso haja algo na comida que cause alguma indisposição, só um dos profissionais seja incapacitado de operar.
Like da @emileysz

Existe uma coisa chamada ZPA (Zona de Proteção de Aeródromo). É uma área ao redor de um aeródromo que determina a altura máxima de construções próximas, para que as mesmas não interfiram com a segurança das aeronaves em aproximação.
Like da @emileysz 1.2.

O Brasil é, ao mesmo tempo, um dos países mais criteriosos na elaboração de suas ZPAs, mas que apresenta alguns aeroportos hiper movimentados que ferem totalmente suas Zonas de Proteção, como Santos Dumont e Congonhas.
Like da @ampdantas

Se você ignorar os avisos de atar cintos e resolver se levantar enquanto a aeronave iniciou seu procedimento de pouso, o piloto será obrigado a arremeter e realizar novamente o procedimento de pouso desde o início.
Like da @ourflavis

Aliás, "arremetida" é o termo mais usado por todos que não são da área, mas ele é meio errado. Arremetida é quando a aeronave está voando em Regras de Voo Visuais. Como os aviões comerciais geralmente pousam por instrumentos, o certo é "Aproximação Perdida".
Like da @giomilanez

Ainda sobre a Aproximação Perdida, ela parece assustadora mas é um procedimento normal, inclusive descrito nas Cartas de Aproximação. É como errar a entrada da garagem e dar uma ré pra poder acertar o carro e entrar de novo.
Like da @thecherifi

O que é uma Carta de Aproximação? É um diagrama escrito em linguagem aeronáutica descrevendo todas as etapas de um procedimento de pouso. Como essa aqui:
Like da @galadson

Se você chegar em um aeroporto durante o dia e ver o Farol de Aeródromo ligado, significa que ele somente aeronaves voando por instrumentos podem pousar nele naquele momento.
Like da @inejghafw

Os números nas cabeceiras de uma pista referem-se ao rumo magnético que uma aeronave terá alinhar sua bússola p ficar alinhada com ela. Eles tem sempre uma diferença de 18 de um pro outro (se um lado for 07, o outro será 25, por exemplo) e nunca maiores q 36
Like da @gihvd_

A "Faixa de Pedestres" que há logo abaixo dos números não é uma faixa de pedestres. É uma indicação visual padronizada da largura da pista. Quanto mais larga, mais faixas.
Like do @tuitaRoger

O balizamento (as luzes da pista e do pátio) é tão importante para a operação que o aeródromo tem que ser interditado se houver mais de duas lâmpadas adjacentes queimadas.
Like do @chendleer

O Airbus A380 é um queridinho de todos da aviação, e é um sonho geral de todos nós um dia controlá-lo ou pilotá-lo. O pessoal de Guarulhos são uns sortudos!
Like do @b1scolacha

Se você alguma vez voou perto das asas e viu essas estruturas se abrindo durante o pouso, não se assuste: a asa não está desmontando. Esses são os flaps, cujo objetivo é reduzir a velocidade através do atrito com o ar.
Like da @socorrojesus_

O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro é reconhecido mundialmente como um dos melhores do mundo. Fomos pioneiros em muitas coisas depois adotadas por outros países, como a paridade de níveis e as Rotas Especiais para Helicópteros.
Like da @Pfeifersss

Os mínimos de separação empregados e utilizados pelo Controle para todas as aeronaves são:

- Dez milhas de distância lateral em todas as direções entre aeronaves voando na mesma altitude.

-Mil pés de espaço vertical entre aeronaves em altitudes diferentes.
Like da @qwertmarya

Eu, se fosse vocês, não voaria depois de ter bebido. A combinação de pouca pressão atmosférica e ar rarefeito e seco pode potencializar os efeitos do alcool no organismo.
Like do @eliakimfm

Aviões são atingidos por raios com muita frequencia. Mas graças ao princípio físico conhecido como Gaiola de Faraday essas descargas elétricas sãos distribuídas igualmente pela fuselagem e dissipadas, sem nenhum tipo de percepção por parte dos passageiros.
Like da @reblgrrrl

A proibição de fumar dentro dos aviões veio após o que ficou conhecido como o "Desastre de Orly": um Boeing 707 da Varig saiu do Rio para Paris, e a fumaça de um cigarro jogado no banheiro resultou num pouso forçado que matou 123 pessoas.
Like da @_raianaleao

A rota comercial mais longa do mundo atualmente é da Singapore Airlines, de Singapura a Nova York, com quase 19 horas de duração. E a mais curta é da Loganair, da Escócia, entre as ilhas de Westray e Papa Westray, com duração de dois minutos em média.
Like da @gusmaoliliane

Eu trabalho no mesmíssimo aeroporto de onde decolou um dos voos mais infames da história da aviação brasileira: o Varig 254, conhecido como "voo do Comandante Garcez". Um dos meus colegas de trabalho estava inclusive operando no dia desse acidente.
Like da @itimalian

A coisa que, seguramente, mais atrapalha a operação são os pilotos amadores que não entendem as Regras do Ar e não sabem calcular o estimado de tempo que vão levar para fazer algo. Eles ferram todo o nosso planejamento de tráfego e sequenciamento.
Like da @myggalaxys

Muitas das expressões que usamos no dia-a-dia do trabalho acabam virando gírias pessoais fora dele. Por exemplo: "tocar e arremeter" significa ter algo por pouco tempo e depois perder.

- Tanta conta pra pagar esse mês que o salário tocou e arremeteu...
Like da @gisomente

A ideia de permitir que pessoas com porte de arma possam andar armados dentro dos aviões é muito perigosa. Já foi provado que armas podem disparar devido a mudanças bruscas na pressão do ar. Um tiro é o suficiente para despressurizar um avião inteiro.
Like do @jaimealves

O avião é o segundo meio de transporte mais seguro que existe, atrás somente do elevador. Nenhum outro meio de transporte pode se orgulhar de ter tido um ano como 2017: com ZERO mortes na aviação comercial de todo o planeta.
Like da @MissCamilaD

Muita gente também pensa q o Controlador de Tráfego Aéreo é cara que fica estacionando as aeronaves com aquelas duas raquetes luminosas nas mãos.
Aquele é o Fiscal de Pátio ou Parqueador, e é um dos profissionais com o maior número de atribuições no pátio.
Like da @blima1709

Não tentem transar ou fazer outras coisas proibidas nos banheiros do avião. Ao contrário do que você pensa, as comissárias conseguem ver você o tempo todo, elas contam o tempo que você passa no banheiro e conseguem abrir a porta por fora, mesmo se vc trancar.
Like da @ultraviollette

Nunca seja um passageiro hostil. O Comandante pode interpretar sua atitude como interferência ilícita, pousar no aeródromo mais próximo, e você será gentilmente tirado do avião pela autoridade policial local - que 90% dos casos é a Policia Federal.
Like da @marindn

Existe controlador gago. Existe piloto quase surdo. Existe piloto fanho. E existe piloto que tem medo de voar.
Like da @RealMissLolou

Um dos momentos mais difíceis que passei no Controle foi quando um piloto conhecido decolou p uma área indígena, pouco antes do fim do meu turno. Ia levar uma família de volta a tribo. Na manhã seguinte descubro que ele caiu.
Like da @RealMissLolou 1.2.

Ele tava levando uma familia de volta à tribo, depois de uma consulta médica aqui. Ele não contactou nenhum outro órgão depois que saiu da nossa escuta, o que significa que eu fui, provavelmente, a ultima pessoa com quem ele falou em vida.
Like da @suellenroth

METAR SBMA 0300 12005 9999 SCT025 FEW080 25/23 Q1013=

Entendeu? Se chama METAR. É uma mensagem codificada informando as condições meteorologicas de um aeródromo no período de uma hora. Contém tudo que um piloto precisa saber sobre o clima em um aeroporto.
Like da @_barbaraamaral

Se voce estiver chegando ao seu destino e perceber que está demorando pra pousar, olhe pela janela e escolha algo no solo como referência. Se depois de 4 minutos você tornar a ver essa mesma referência na janela, é porque seu avião tá em Espera.
Like da @_barbaraamaral 1.2.

O Procedimento de Espera é basicamente ficar dando voltas sobre um determinado ponto para aguardar sua vez de pousar. É como quando o guarda manda seu carro parar pra outro carro passar. Como não dá pro avião parar, ele espera circulando.
Like da @_leticiagusmao

Fazer um Procedimento de Espera só é possível porque, por lei, é obrigatória uma aeronave decolar com combustivel suficiente para ir ao destino, para ir do destino ao aeródromo de alternativa e mais 45 minutos de autonomia.
Like da @letisssgo

Pra ser considerado Internacional um aeroporto precisa ter, entre outras coisas, uma aduana, uma base da Policia Federal e uma base da Vigilância Sanitária. Voos comerciais internacionais só podem pousar em aeroportos internacionais.
Like da @ctlehmkuhl

As aeronaves do Esquadrão de Busca e Salvamento são identificáveis por uma faixa laranja com as letras SAR (Search and Rescue) pintadas na fuselagem.
Like da @fernandacim_

Aviões são muito caros, mas ainda assim menos que pensamos. Dá pra comprar uma aeronave de segunda mão com 200 mil, o preço de um BMW. Mas, em compensação, o combustível aeronáutico custa em média 8 reais o litro, e uma aeronave queima um litro em 1min.
Like da @damattaamanda

Um dos equipamentos fundamentais na segurança da aviação é o TCAS, o sistema de anticolisão da aeronave. O acidente da Gol com o Legacy só ocorreu porque esse sistema estava desligado, do contrário teria sido evitado.
Like da @MayaraBuss

Muitos especialistas gringos (inclusive americanos) concordam sem titubear: Santos Dumont é o pai da Aviação. E não necessariamente pelo 14 -Bis, mas por outra de suas aeronaves: o genial Demoiselle. Basicamente uma versão em miniatura do avião moderno.
Like da @lillybraun

As janelas dos aviões são arredondadas porque, se fossem quadradas, quebrariam ou saltariam pra fora da fuselagem com a pressurização da cabine.
Like da @AiresChrys

As trilhas de fumaça que você vê no céu após a passagem de um jato são chamadas de Trilhas de Condensação ou Contrails. São o resultado do vapor d'agua da atmosfera sendo aquecido pelos motores e se condensando ao ser expelido de volta.
Like da @bru_nnom

Você pode achar legal quando o avião passa por dentro de uma nuvem, mas os pilotos evitam isso ao máximo. Dentro da nuvem há umidade e cristais de gelo, que podem ser prejudiciais aos sistemas hidraulicos.
Like da @idosademais

Quase todos os países do mundo são signatários da ICAO, a International Civil Aviation Organization. E seguem as normas padronizadas por ela desde 1946. Elas sevem para padronizar a operação e a fraseologia no mundo inteiro, tornando tudo mais simples.
Like da @vsbraz

Apesar disso, alguns países possuem regras próprias e operam de maneira diferente da ICAO. Os Estados Unidos, por exemplo, operam segundo o protocolo estabelecido pela FAA. Isso gera muita confusão por parte dos pilotos americanos voando no exterior.
Like da @fckskris

Existe uma certa competição nas Cia. Aéreas do Mundo Árabe com o objetivo de serem as melhores do mundo. Etihad, Emirates, Gulf Air, Qatar Airlines, Syngapore e outras frequentemente ficam nas primeiras posições dos rankings anuais.
Like da @ffranbtti

Tudo na aviação gira em torno do combustível. Isso significa que, enquanto o preço dele não baixar, os custos das viagens também não baixam. Ou seja: nós já sabíamos que a medida de cobrar por bagagem despachada não ia reduzir os preços das passagens.
Like da @outroriaeu

Pontes aéreas são mais baratas pelo mesmo motivo de ser mais barato dividir um taxi entre quatro pessoas que entre duas: os passageiros rateam o custo da operação da rota. Por isso é bem mais barato voar São Paulo-Rio que Belém-Cuiabá.
Like da @gigihabibs

Mais de 70% do volume de tráfego aéreo do país concentram-se na área Brasília-Rio-São Paulo. O Controle de Aproximação de São Paulo é onde estão, na minha opinião, os melhores Controladores deste país. Tem que ser muito bom pra controlar 14 aviões de uma vez
Like da @intoccabello

O Brasil é um dos poucos países do mundo onde o Controle de Tráfego Aéreo é majoritariamente militar, além de ser regido por eles. Isso tem prós e contras. Os Controladores militares acham q tem mais prós que contras. Os civis, costumam achar o contrário.
Like da @barbnevex

A frota de helicópteros da cidade de São Paulo é maior que de muitos países da Europa.
Galera, é real oficial: a repercussão foi grande e eu não sei se vou conseguir responder os likes de todo mundo. Vou dar um tempo nas informações pra poder viver um pouco. Mas planejo voltar pra voltar a responder todo mundo assim q puder. Obrigado pelos likes!
CONGONHAS, GENTE! Troquei os nomes dos aeródromos. Leiam Congonhas e não Guarulhos.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ramon Vieira Gomes ✈️
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!