🙏 (A) THREAD: AYUMI HAMASAKI 🙏

a rainha do jpop (que pisa na namie amuro e é amiga da utada hikaru então não vamos colocar uma contra a outra blz) e sua discografia de sucessos, excessos e retrocessos (só retrocessos musicais pois felizmente sempre engajada e progressista!)
💿 A SONG FOR ×× (1999)

pouco aventuroso, de faixas típicas j-pop/rock do fim da década de 90, saindo do eurodance do jpop de 1995-97 (ex.: globe e namie amuro). destaque pra faixa título e sua letra apocalíptica que catapultou o cd de singles flopadinhos a um grande sucesso.
🎵 A SONG FOR ××

escrita pouco após a morte de sua avó – justo no dia de gravação de seu 1º single, "poker face" –, que a criou e encorajou ser cantora, é divisor de águas em sua carreira. a letra que derrama tristeza e incerteza d'uma recém adulta em caos e dor ressoa até hoje.
💿 LOVEppears (1999)

após 6 singles e 4 hits breakthrough só em 1999, "loveppears" renovou sua sonoridade completamente, investindo em trance e house. embora dançante, a melancolia faz-se presente na dor da gata em abrir mão dum grande amor em nome da carreira. mulher moderna!
🎵 BOYS & GIRLS

um marco karaokê friendly no jpop, "boys & girls" é cantada em absolutamente TODOS shows até hoje e sempre no momento bis que a platéia ganha bolinha jogada por ela e muito mais. é seu maior hit de verão, sua "poeira" (ou "festa") e seu 4º single + vendido (1.1k)
🎵 KANARIYA

faixa escondida no "loveppears", foi lançada como single um mês após o álbum. a versão de 5 min do remix de jonathan peters usado no clipe nunca foi lançada oficialmente; somente um club mix de 10 minutos. antes de 2017, a música nunca havia sido cantada ao vivo.
💿 DUTY (2000)

na onda do fim do século xi e das constantes ameaças terroristas, "duty" tem uma pegada pós-apocalíptica e tensa. tem música sobre guerra, inveja, tristeza e até sobre o ursinho de pelúcia que o pai deixou ao abandonar ela com 5 anos. e aqui começa a era #ROCK
🎵 SURREAL

um de seus singles mais aclamados e exaustivamente cantados em todo evento possível. memorável pelo cosplay de sex kitten, é um textão de conselhos da tia ayumi sob efeito de alucinógenos. "empoderem-se!", grita vestida de fugitiva do sanatório no alto da montanha.
🎵 DUTY

um manifesto anti-guerra? um comentário sobre a posição das mulheres na indústria do entretenimento? uma reflexão muito particular de ayumi que ela simplesmente colocou em palavras doida? isso e muito mais ao som de violão e violinos caóticos soando como o fim do mundo
💿 A BEST (2001)

1ª coletânea de grandes sucessos lançada contra sua vontade pela gravadora avex trax. a data de lançamento coincidia com a do álbum "distance" de utada hikaru. em retaliação pela rivalidade forçada, regravou algumas músicas e aparece chorando na capa do álbum.
🎵 M

lançada inicialmente como single do futuro "i am...", acabou servindo antes como carro-chefe do "a best". relaciona a figura religiosa da virgem maria como a força de criação e destruição. é basicamente "mother!" com "like a prayer". é seu 3º single mais vendido (1.4k).
🎵 SEASONS

clássico melancólico cautelosamente otimista, o 3º single do "duty" e 2º single + vendido da carreira foi eleito em 2015 pelo goo.ne.jp como seu hit mais popular de todos os tempos. nesse live vemos que moda é cíclica e coleção da zara 2019 = ayumi 2001.
💿 I AM... (2002)

musa da paz com pombinha de plástico no ombro, mudou a direção do disco para algo mais esperançoso após os ataques do 11 de setembro. diverso, tem pop rock com nuances de grunge + um trance do ferry corsten aqui + throwback ao "loveppears" ali. seu magnum opus!
🎵 EVOLUTION

definitivamente seu single mais importante e icônico. estreada num show na virada de 2000 para 2001, anuncia com otimismo e de um ponto de vista meio alienígena o início dessa nova era. é cantada em todos os shows até hoje e foi tema do filme helter skelter (2012).
🎵 CONNECTED

produzida pelo dj holandês de música trance ferry corsten numa passagem pelo japão em 2001, esse deep cut amado pelos fãs virou single na europa em 2003 e ganhou um clipe de animação. futuramente inspiraria ayumi a investir em mais gêneros eletrônicos.
💿 RAINBOW (2002)

numa guinada mais pop, é seu álbum mais arrozbolachafarofapipocaovo até então e, visando o mercado asiático, passou a incorporar frases em inglês nas músicas. tem de tudo: r&b dançante, rock sinfônico, grunge, trip hop, rock praiero jota quest e baladas disney.
🎵 REAL ME

"uma mulher nunca foge! uma mulher nunca se esconde! a fim de sobreviver!" é difícil botar em palavras a crocância dessa delícia r&bzinho eletrônico dançante aaliyah encontra britney early 2000s com muito j-feminismo num conceitinho cyberpunk space odyssey sabe?
🎵 HEARTPLACE

como natural sucessora de kurt cobain, ayumi discorre suas frustrações de ser uma criança-adulta que nunca de fato cresceu num grungezinho radiofônico com umas nota gutural e guitarrinha com violão pra dar tom à tristeza. esse live de 2015 pro fã-clube é tisti d+💔
💿 A BALLADS (2003)

junto ao "rainbow" vinha um link de acesso à demo da canção-título cuja letra não havia sido escrita a tempo do lançamento. após sugestões enviadas por fãs para a letra, a música finalizada foi lançada nesta coletânea de baladas; muitas com novos arranjos.
🎵 RAINBOW

e aqui foram inventados os gays. ao perseguir seu clone fujão pelas ruas de tóquio para então confrontá-lo e logo lascar-lhe um beijo, inventou também o conceito de namorados gêmeos, muito comum na comunidade gay. 🏳️‍🌈 no rain can't get no rainbow (engrish amooo) 🏳️‍🌈
💿 MEMORIAL ADDRESS (2003)

ep de 8 faixas que continuou a mistureba de gêneros iniciada no "rainbow". com hit veranil eletrônico, pop chiclete, r&b, garage rock, trip hop, baladinha disney e baladinha de inverno, sua inconsistência é tolerável por todas as faixas serem icônicas.
🎵 OURSELVES

1º single da era "memorial", é um bubblegum r&b obscuro (!) bem mtv 2003 bem xtina fighter e madonna die another day. seu icônico clipe traz umas par de gente doida usando máscaras com o rosto de ayumi aprisionando-a, ameaçando-a, etc etc e destruindo suas imagens.
🎵 BECAUSE OF YOU

apesar de não ter sido single, ganhou clipe e figurou em posteriores coletâneas por ser faixa fan favorite. seu vídeo com direito a piscina de porra, prostitutas de coração partido e homens asquerosos marca mais um lacre que conquistou todxs que odeiam homens!
💿 MY STORY (2004)

com 17 faixas e muito hinozão avril lavigne/evanescence, emuxice, drama, guitarrinhas e letras de coração aberto sobre dores do amor e grandes perdas na vida, trouxe coesão e fez com que fãs sempre pedissem mais ROCK. é a continuação de sua era mega-popstar.
🎵 GAME

3º single do álbum, é um dos hits de maior longegividade em sua carreira, sempre cantado na parte rockempoderadofeministx dos shows. delícia pra qualquer poc emuxa que cresceu ouvindo avril, paramore, etc, tem ainda distorções eletrônicas pra evidenciar o caos da letra.
🎵 MY NAME'S WOMEN

lançado em 2005 no single cd+dvd de "step you", é o 2º clipe japonês mais caro da história (2.6 milhões de dólares) e coloca ayumi + sua gangue de dançarinas sensuais invadindo um clube de strippers para empoderar mulheres!! brega sim mas simplesmente ICÔNICO.
💿 (miss)understood (2006)

com capas mt escrotas, nem parece que foi o auge da perfeição pop de sua carreira. misturando hits de 2005 – rock, pop chiclete, baladinha, etc – com demos do grupo sweetbox, trouxe uma era de clipes incríveis, muito lacre, crítica social e drama-mama.
🎵 BOLD & DELICIOUS

ayumi volta de ny morena? com corais gospel, gritaria e vídeo inspirado em "big time sensuality" da björk, é odiada por muitos e amada por lindos. foi carro-chefe do álbum e, lançada após 3 singles de consecutivo grande sucesso, vendeu menos da metade deles.
🚨 atenção melhores dois clipes pras melhores duas músicas o verdadeiro auge da carreira 🚨
🎵 ALTERNA

2ª a-side do single "fairyland", foi tudo o que a katy perry não conseguiu fazer na era "witness" e expôs o illuminati que a jolin tsai não pôde mostrar em "ugly beauty". crítica social do milênio, é sua autoafirmação após anos sendo feita de fantoche da gravadora.
🎵 LADIES NIGHT

uma experiência lifechanging de sintetizadores oitentistas parcialmente chupinhados de "two of hearts" da stacey q, letra ombro amigo entre gatinhas tal qual "loka" de simone e simaria(!) e vídeo referenciando filmes trash de terror e adolescentes dos anos 80.
💿 SECRET (2006)

inicialmente um ep de 7 faixas, virou álbum de 14 de última hora. era maravilhosa que rendeu asia tour, clipes ótimos e cd até que coeso e muito bom. conhecido por conta da entrevista para a cnn em que ayumi afirma que todos têm um segredo e talvez você também?!
🎵 STARTIN'

1º single do "secret", promovido apenas semanas após o "(miss)understood" e fiasco do lead single "bold & delicious", traz um power pop empoderado e barulhoso. o vídeo icônico parodia a cultura pop americana, ~tirando onda~ de kill bill, "toxic" da britoca e outros.
🎵 1 LOVE

mais rockzão provocante e empoderado que os fãs amam!! é destaque sem ter sido single e frequentemente cantada ao vivo. o vídeo retratando um circo de aberrações moderno (ou espetáculo de tráfico humano) tem direito a 2 plot twists, sensualização no pole dance e mais.
💿 A BEST 2 -BLACK- (2007)

de temática mei colorista, o sucessor da lendária coletânea "a best" contém singles, faixas promo e fan favs lançados entre 2001-2005 em duas edições: a versão "black" tem baladinha triste e música de temática e/ou sonzera pesada e traz uma nova faixa.
🎵 PART OF ME

essa baladinha tradicionalmente japonesa é mais lembrada por seu clipe lindíssimo do que por si. representando ciclos da vida, morte e reencarnação num cenário artsy feudal, é de orgulhar qualquer cinéfilo. única faixa nova do "a best 2", inclusa na versão "black".
🎵 FREE & EASY

em meio ao backlash por ter gritado em seu show para um cadeirante levantar-se, o 1º single do "rainbow" de 2003 é um rockzinho sinfônico básico de refrão explosivo que prega susto em desavisado e tem clipe retratando ayumi como joana d'arc contemporânea. flopou.
💿 A BEST 2 -WHITE- (2007)

versão "white" de sua segunda coletânea, inclui hits mais enérgicos e/ou de letra otimista – mid-tempos e baladinhas também! – de 2001 a 2005 e não inclui faixa nova. ao todo, ambas versões do "a best 2" venderam 2kk de cópias (o "a best" vendeu 7kk).
🎵 MOMENTS

1º single do "my story" em 2004, é um de seus melhores momentos patricia poeta versinhos e prosas. é carta de amor romântico e de muita sensibilidade, assim como são feitos, por exemplo, clássicos de sandy & júnior. o live de 2005 traz telão, conceito e teatralidade.
🎵 STEP YOU

🗣 SO 1️⃣2️⃣3️⃣4️⃣ U & ME 🗣 1º single do "(miss)understood", um pop chiclete delicinha despretensioso de refrão pegajoso que conquista gregos e troianos, foi hit imediato e consta na maioria dos shows até hoje. inventou a matemática e a aritmética.
💿 GUILTY (2008)

escrito após morte de sua melhor amiga e término com tomoya nagase (relação de 7 anos que foi o equivalente japonês de brit+justin), tem direção mais pop nu metal. dias antes do lançamento, ayu revelou oficialmente que havia perdido a audição do ouvido esquerdo.
🎵 TALKIN' 2 MYSELF

2º single, é definitivamente o carro-chefe da era toda. rockzão reforçado com ares de nu metal (ou seja, linkin park) e goth pop/rock (evanescence!!!) de letra brisada de pessimismo corajoso e outras filosofias com videozinho resident evil but make it thot.
🎵 MARIONETTE

nem single nem faixa promocional mas marcante no coração de quem testemunhou esse abraço gostoso na cultura emocore de 2007. uma baladinha teatralíssima nos dando panic at the disco com my chemical romance realness que prova por a+b que ayumi é uma lenda do rock.
💿 A COMPLETE ~ALL SINGLES~ (2008)

milkando seu 10º aniversário de carreira, lança uma nova coletânea com todos os seus 43 singles (excluindo faixas secundárias dos mesmos) em ordem cronológica + regravação da antiga faixa dedicada aos fãs "who...". vendeu aprox. 2kk worldwide.
🎵 ENDLESS SORROW

22º single, originalmente do "i am...", está na coletânea em sua versão single/clipe. escrita pouco antes do 11/9, reflete acerca do caos geopolítico que guinava para mais uma guerra. neste live de 2005, inventou a crucificação, jesus cristo, e também madonna.
🎵 MIRRORCLE WORLD

single lançado exatos 10 anos após seu debut. versão estendida de "mirror", intro do "guilty", é dedo no cu e gritaria de liberdade artística, orquestra com metal satânico! temos ainda a gata fugindo de detetives em figurinos extravagantes pelas ruas de paris.
💿 NEXT LEVEL (2009)

10º álbum, trouxe uma era oitentista de color blocking, látex e exageros visuais. "masseduction" da st. vincent but make it jpop, é parcialmente um disco de pop eletrônico, em voga na época pós-boom da gaga, com um rockzinho e uma balada perdida aqui e ali.
🎵 SPARKLE

num MARCO HISTÓRICO no jpop, deu aos gays simplesmente tudo que eles desejavam: um synthpopzinho bate cabelo late 00s, clipe icônico inspirado num pornô bdsm com látex (!!!), inventou american horror story murder house, e ainda criticou a cultura idol numa tacada só.
🎵 GREEN

após inventar gays com "rainbow" em 2003, ayumi inventou em '08 sapatões vintage. inspirado no filme "lust, caution" ('07), o vídeo que custou 1.7 milhões de dólares e é o 3º mais caro do jpop, retrata xangai de 1930 e o romance d'uma cantora de cabaré e sua admiradora.
💿 ROCK'N'ROLL CIRCUS (2010)

a velha rockeirah ao rock retorna. visando beber da fonte de inspiração de lendas como beatles e nicola roberts, trouxe um disco bem uk indie j-rock. pena que os singles sazonais inclusos no disco destoam do rolê mas ainda assim rendeu uma boa era.
🎵 MICROPHONE

ayu volta de londres morena? com late-emo uk indie tumblr arte barroca eleganza extravanganza, o vídeo é meio viajei pra fora&servi looks&catei figurantes disponíveis. luxo de pop pauleira condecorarando a própria carreira, agrada de góticas a pattys (tag yourself)
🎵 LADY DYNAMITE

aqui inventou drag queens e cena lgbt. acessível, dança no fervo da balada, chupa um pirulito doida de balinha e ainda se pendura nos braços da barbie de academia. isso sem falar da cena insinuando um banheirão na hora que ela espera na fila do banheiro. arte.
💿 LOVE SONGS (2010)

lançado meses após o "circus", é um grato throwback ao jpop de meados da década de 90 meio trance meio country rock, com ajuda de tetsuya komuro, co-compositor de boa parte do projeto. foi escrito enquanto ayumi conheceu e decidiu casar-se com seu 1º marido.
🎵 VIRGIN ROAD

50º single de sua carreira, é uma baladinha matrimonial dedicada à sua mãe. o vídeoclipe, 5º mais caro do jpop (top 5 que aliás consiste só de clipes dela), tem presença de manu*l schw*rz (kkk), com quem ayumi anunciou ter se casado meses depois. j-bonnie & clyde.
🎵 LAST ANGEL

um trancezão 90s bem maricona, metade throwback ao "loveppears" e suas dançantes "and then"/"whatever" e metade throwback ao globe de tetsuya komuro, maior ato do jpop na década de 90. o live de 2014 abaixo anexado é de IMENSA crocância visual e performática.
💿 FIVE (2011)

ep de 5 faixas com um clipe pra cada, foi lançado 5 meses após o terremoto de tohoku. com "progress", tema do game "tales of xillia" como lead single, e dois feats, raridade em sua carreira, elevou as vendas e garantiu hits digitais, chocando a era "love songs".
🎵 BRILLANTE

lutadores padrãozinhos de boxe sem camisa no banho e só de shortinho praticando bem suados. cleópatra!! eva!! uma drag!!! música de término de casamento!!!! cantos líricos de encenação teatral de épico grego!!!!! emoção tragédia e drama!!!!! isso e muito mais abaixo

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with madame x do interior paulista

madame x do interior paulista Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(