, 102 tweets, 20 min read Read on Twitter
Meu deus eu to louca pra fazer a thread
1like = 1 curiosidade sobre a Austrália e meus 7 meses lá
Eita vo faze então pra quem curtiu
1) Eu fiquei em Sydney e o que mais me impressionou de cara foi a alta quantidade de restaurante asiáticos. Tailandês, coreano, indiano, japonês e ate chinês. Mas é muito difícil achar um restaurante de comida australiana.
2) É impossível ir para a Austrália em vôo direto. As principais escalas são: África do Sul, Abu Dhabi ou Chile. Eu fui e voltei pela primeira opção.
3) Sempre fui apaixonada pela Aus, desde criança. Ao chegar la, depois de mais de 31 horas de viagem + escalas, eu joguei minha mala em casa e saí correndo pra ver o opera house. Foram 30 minutos de ônibus da minha primeira casa (Matraville) e eu chorei horrores quando cheguei.
Você consegue achar Mcdonalds, Subway, KFC e etc pela cidade, mas Burger King se chama "Hungry Jacks" pq o animal símbolo do país, Cangurus, são apelidados carinhosamente de "Jacks" e para o BK AUS somos todos cangurus.
Eles tem um app que te da 1 item do HJ de graça todo dia.
5) É muito difícil ir sozinha. Você fica emocionalmente muito frágil e percebe que todos ao seu redor estão assim, apesar do lugar paradisíaco o povo sofre muito com a falta da família e é normal que desistam do intercâmbio por isso. Acho que a grande distância afeta tbm +
+ 90% das mulheres engordam e 90% dos homens emagrecem por conta da mudança emocional radical. Eu engordei 10kilos enquanto la.
6) Um belo dia peguei uma bicicleta de um amigo e fui descobrir novos lugares na cidade. Queria muito visitar um bairro chamado Kings Cross, por causa da conexão com Harry Potter etc. Descobri essa vista. Chorei demais nesse lugar e 3 anos depois virou minha primeira tatuagem.
7) Alguns bairros são tão habitados por uma só nacionalidade que chamamos de "Puxadinho do país". Os indianos ficam em Parramatta, Leichhardt é dos italianos. A dos brasileiros é Bondi beach e Coogee, ou "Os puxadinhos do Brasil". Na vdd em toda a costa marítima tem brasileiros
8) Cangurus invadindo a pista são a maior causa de acidentes de trânsito no país. Não é dirigir bêbado, nem imprudência e nem condições climáticas ruins... Cangurus.
9) Aquela ponte famosa, harbour bridge, tem uma passagem para pedestres do lado direito e uma linha de trem que passa do lado esquerdo em direção à norte da cidade. O trem não volta, só vai.
Não da pra ver de longe, e foi uma surpresa quando descobri isso. (Imagens da internet)
10) O custo de vida é alto mas a partir do momento que você ganha em dólar aus fica baratíssimo. Eu ganhava 20dols a hora e trabalhava 5hrs. Consegui pagar um show do Nickelback com 2 dias de trabalho. (190dols), mas vale lembrar que as contas são todas semanais, aluguel etc
11) Assistir um teatro dentro do Opera house parece coisa de burges safado, mas na verdade você tem 50% de desconto só por ter menos de 45 anos. Paguei 97 dólares em uma orquestra das 4 estações de Vivaldi. Equivalente a 1 dia de trabalho. Lá dentro é a coisa mais incrível ever.
12) Depois de fazer o ensino médio, os australianos não tem obrigação social de entrar para uma faculdade. Até porque não existe faculdade pública pra eles.
A maioria dos aus trabalham nos mesmos lugares que os imigrantes. Não há segregação.
13) Os bancos não tem porta de detecção de metal e nos mercados, você mesmo pega seus produtos do carrinho, passa no "scanner" e coloca na sacola. O pagamento é feito só por tocar o seu cartão na tela, e se a compra for menor de 100 dol, não precisa colocar sua senha.
14) Eu trabalhava como caixa em uma loja de vinhos, e para isso tive que fazer um curso sobre responsabilidade alcoólica em Nova Gales do Sul (estado onde fica Sydney) e vc realmente so pode vender bebidas alcoólicas com esse curso feito, mesmo que vc seja ambulante na rua.
15) O maior cinema 3D do mundo é lá. IMAX Sydney. Paguei 35 dols, na época tava passando Mad Max. É bem legal e grande kkkkkk mas é tão grande que muitas informações do filme passam despercebidas. É ok pra ir uma vez na vida, mas os cinemas normais são melhores.
16) Ao contrário do que muita gente acha, é difícil achar cangurus soltos e livres. Viajei 2 horas e andei 20 min pro interior do país (Morriset Park) pra achar alguns e poder alimentar os arrombadinhos fofos do caralho.
17) Eu faço coleção de areias e essas são as minhas 3 praias preferidas da Austrália. La perouse achei por engano quando me perdi, e hoje em dia é meu lugar preferido no mundo, é onde eu quero casar e meu namorado sabe disso.
18) Australia é o país com maior índice de câncer de pele porque apesar do sol fortíssimo, o vento é muito gelado e dificilmente as pessoas notam suas peles sendo queimadas.
19) Aus fica na linha da Argentina, ou seja, mais frio e mais quente que o Brasil. Fiquei de Novembro a Maio e peguei 43 graus na primavera e 8 no outono. Ainda bem q não fiquei no inverno pra ver os graus negativos.
20) Já vi pontos de ônibus (normalmente feitos de vidros) quebrados e aulas canceladas por conta de tempestades, não adianta sair de guarda chuva, galocha e etc. TUDO É DESTRUÍDO. (foto tirada por mim no começo do outono, isso é uma lixeira com guarda chuvas quebrados)
21) Sobre animais: nos bairros mais afastados de Sydney tem muita aranha, no centro o negócio é barata e morcego. Entra bastante barata em casa, mesmo apartamento, e o negócio é se acostumar MESMO.
22) As casas mais afastadas do centro não tem portão e mesmo com vários carros na garagem todos saem pra passear de transporte público nos finais de semana.
23) O sol se põe muito tarde.
Foto de 8:30 da noite.
24) O preço do aluguel varia de acordo a:
1) Distancia do opera house
2) Mercados ao redor
3) Distância do transporte público
4) Quantas pessoas no quarto com vc

Já vi aluguel de 140 dols até 220 dols por semana!
+/- que isso são condições adversas
25) Existe um grupo no fb chamado: Brasileiros em Sydney em que os br se ajudam muito com: indicações de emprego, vagas de aluguel, se ajudam ate em comércio como: ir num cabeleireiro br e etc. Rola ate marmita pra matar a saudade da comida brasileira. 💗
26) Conheci inúmeros brasileiros que venderam carro e propriedades aqui no br pra ir pra Austrália sem ter inglês! O país é muito acolhedor com quem não sabe a língua e a maioria das pessoas que conheci, hoje estão com inglês fluente, cidadania australiana e alguns ate casados!
27) Por causa da curiosidade 8 (voltem la), cangurus não são tão queridos entre os australianos. Por isso, a pizza de carne de canguru é famosa. A carne é macia e adocicada, uma delicia (me perdoem kkkkk)
28) Passar o ano novo no opera house/harbour bridge não tem burocracia nenhuma além de vc conseguir arrumar lugar. Cheguei as 3 da tarde do dia 31 e fiquei na grade tranquila. Os fogos são espetacular e a volta pra casa tranquilissima com transporte público 24hrs no dia da virada
29) O país tem uma rotatividade gigante de turistas, estudante etc. Por isso, a darling harbour, segundo maior centro comercial da cidade, tem queima de fogos todos os sábados às 21 pra celebrar os novos imigrantes que chegaram naquela semana. (Foto da internet)
30) No centro tem uma loja de jóias chamada "bunda" e eu já vi inúmeras pessoas dando risada e tirando fotos na frente. 0 dúvidas de que eram brasileiros kkkkkkk
31) Algumas coisas que aqui são absurdamente caras e lá não passa de 3 dols:

1) biscoitinho de arroz
2) chocolate lindt
32) Se você procurar direitinho, roupas são extremamente baratas, paguei entre 10-15 dols na maioria das roupas que comprei lá. 7 dols um par de all star, 25 dols um secador, 35 dols uma mala de 32kgs. A loja mais famosa pra isso é o Kmart.
33) Muita gente acha que Sydney é a capital da Aus, mas é Canberra. A relação entre cidade turistica e economica é mais ou menos como se fosse São Paulo - Brasília.
34) Algumas das gírias exclusivamente australianas que eu mais gosto são: "Maccas" para McDonalds, "good arvo" pra good afternoon e claro, "mate" que é o nosso mano.
35) A Australia é um país relativamente novo.
O país (independente) tem um pouco mais de 115 anos. Pra vocês terem noção disso, a CIDADE de São Paulo tem quase 462.

Aniversário de SP e independencia australiana são comemoradas no mesmo dia.
36) Eles curtem muitos jogos de azar e é muito fácil achar um cassino na cidade.
37) As moedas tem tamanhos estranhos. A mais cara (2 dols) é menor do que nosso 5 centavos. A de 50 centavos de dol é gigante e pesada.
38) Existe a cultura de separar os estabelecimentos, ofertas de emprego e etc entre "North Sydney" e "South Sydney" (pra lá ou pra cá do opera house). Se vc mora no sul pouco provavel conseguirá arrumar um emprego em north sydney, mesmo que o transporte público será rápido pra lá
39) Eles são muito patriotas e é super comum ver bandeiras da australia por toda a cidade
40) Mesmo com o super calor do verão, as águas das praias são geladíssimas e eu não sei bem porquê isso acontece
41) Em toda esquina tem uma loja chamada 7/11 que sempre oferece promoções de comida do tipo: 1 café + muffin por 2 dols e etc.
É um ótimo lugar pra tomar café da manhã, lanche da tarde e até recarregar seu cartão de transporte.
42) O transporte público: Ônibus, trem e ferry são cobrado por km rodados. Então você tem que passar seu cartão na hora de subir e na hora de descer, pro sistema saber onde você desceu. Se você não fizer isso na hora de descer, vai pagar como se tivesse ido até o terminal do bus
43) Ferry é tipo uma balsa que te leva a algum lugar pelo mar, algumas pessoas precisam pegar todos os dias pra ir trabalhar/estudar em outro ponto da cidade. É tranquilo e a vista é linda.
44) Vivid Sydney é um festival que acontece todos os anos entre maio e junho que celebra as cores e a música. A cidade inteira fica colorida e em qualquer lugar do centro vc parece estar ouvindo alguma música vindo de longe.
45) Todos os turistas precisam experimentar 2 comidas assim que chegam no país: Tim Tam que é o biscoito dos deuses, não tem nada igual e é delicioso; e vegemite, que só os australianos aguentam comer porque é muito ruim. Mas os dois é obrigatório experimentar enquanto lá.
46) Os trens tem normalmente 3 andares. O que você entra, um que você sobe e um que desce.
47) Tomei uma multa por atravessar a rua na faixa com o farol de pedestres fechado.
48) Os comércios fecham cedo, eu estudava das 4:30 da tarde ate as 9 da noite e sempre achei que esse era o período da tarde. Mas descobri que era o período noturno.
49) Se você for artista, pode tocar na rua com seu instrumento, cantar e vender seus CDs pelo centro, desde que tenha permissão autorizada pelo governo. Ou seja, sempre tem alguém talentoso cantando enquanto você vai pra aula, por exemplo. Eu sempre dava moedas quando podia.
50) Mardi Gras é a parada gay da aus, acontece entre fevereiro e março na "Avenida Paulista" de Sydney que chama "Oxford Street". Eu morei nessa rua entre janeiro e maio e durante o evento eu conseguia ver os desfiles de casa (oitavo andar). Mas pra sair na rua era tenso.
51) Torta de carne, milho e ervilha são comidas muito famosas entre os australianos. Vegetais no geral também.
52) Apesar de ainda responderem à rainha da Inglaterra, os australianos odeiam serem comparados aos ingleses. Tanto em costume como em sotaque, etc.
53) Em quase todos os parques da cidade tem chapas de metal pra quem quiser fazer barbecue (churrasco). So levar o fósforo e esquentar.
54) Eu fiquei 1 semana ilegal na Austrália sem saber. Meu visto de estudante acabava 22 de maio e minha passagem estava pra 29. A culpa foi da agencia de viagens que não conferiu os dados.
55) Existe uma caminhada entre as praias de Bondi e Coogee que vc faz por dentro das praias, basicamente por cima das pedras. A vista é linda e chegando em coogee tem um cemitério de vista pro mar que eu já avisei minha família que é onde eu quero ser enterrada.
56) Consegui comprar por 40 dols o perfume da Bvlgari que meu pai pediu. Chegando no Brasil vi o mesmo por 700 reais.

Apesar disso, celulares e eletrônicos no geral são tão caros quanto no BR.
57) É muito difícil arrumar um emprego na area da faculdade que você cursou, se você for formado. Um amigo meu conseguiu e ganhava em torno de 38 dols a hora.
58) Morei em 3 bairros enquanto lá. Matraville, Maroubra e Darlinghurst. O que mais gostei foi Maroubra.
59) Eu tenho uma teoria de que as músicas pop chegam com atraso na Austrália, mas não consigo provar! Isso porque "Take me to church" estava fazendo muito sucesso lá na época, e quando conversava com meus amigos do Brasil, eles diziam que ninguém mais aguentava essa música aqui
60) Fiquei com infecção no ouvido 3 vezes em 7 meses por conta do vento forte e gelado. Infecção na garganta 1 vez. Venta muito.
61) É muito difícil tirar a cidadania Australiana se você não quiser casar com alguém de lá. Dura mais ou menos 10 anos pra conseguir e vc precisa estar trabalhando para ajudar na rotatividade econômica do país.
62) Existem bastante ratos no centro da cidade mas eles são super educados. Se eles ouvem você chegando, eles saem correndo e se escondem.
63) É muito difícil achar uma praia que a água não seja dessa cor:

(Foto sem efeito) (Maroubra beach)
64) Complementando a curiosidade 4:

Hungry jacks tem um aplicativo que 1 vez por dia quando você abre, tem uma roleta com prêmios. Você pode ganhar um lanche, uma batata e até um combo. Pra ganhar é só você falar qual a franquia mais perto e ai vc tem 20 min pra chegar la!
65) Deve ser óbvio mas papel higiênico depois de usado se joga na privada e da descarga junto. Isso porque não há necessidade em sujar a água e ainda + o lugar pra onde o lixo vai.
66) Como a Aus é um país relativamente novo, menos de 2 gerações, os adultos ainda tem apego aos países de onde seus familiares vem. Por exemplo minha professora se dizia australiana/italiana e uma outra apesar de australiana ela falava que era suíça.
67) Não me lembro de ter visto cachorros de rua em Sydney.
68) O Luna park fica bem em frente ao opera house, ao norte da harbour bridge. Eu morro de medo de altura mas fui no elevador, roda gigante e montanha russa por honra a vista do lugar.

Não me arrependi e iria de novo
(Na roda gigante não Kkkkkkkkkkkkkkk)
69) Os australianos tem passe livre pra ir pra Nova Zelândia e vice versa sem muita burocracia. Funciona mais ou menos como uma dupla cidadania entre os dois países. Eles são muito amigos. 💗💙
70) Conheci um neozelandês no vôo Perth-Sydney quando tava chegando e ele, vendo como eu tava nervosa, puxou assunto e perguntou qual animal eu seria. Eu disse "Raposa" e 30 min depois me deu isso. Conversamos o resto do voo e eu tenho 1 carinho especial pela NZ mesmo sem conhece
71) Os ciclistas so podem andar com capacete, buzina e luz de freio atrás. Isso porque eles são considerados "motoristas" e usam o trânsito como qualquer motorista de carro ou moto. Na mesma faixa e tudo, sem essa de ciclovia. E o povo respeita.
72) Conheci a família australiana que ia me acolher 3 dias antes do embarque. Odiei a estadia, não fui bem tratada e ouvi pessoas na mesma escola que também falando mal da mesma família.
73) A Austrália é o país com a maior população costeira do mundo. Isso porque grande parte do centro do país é um deserto.
74) As lojas usam mais as imagens de artistas australianos pra fazer marketing. Tem muitas fotos do Simon Barker em lojas de joias, por exemplo. Raramente usam artistas americanos pra divulgação.
75) O demônio da Tasmania não é tão frenético quanto o taz mania kkkkk aliás vocês sabiam que o desenho tem esse nome por causa da Tasmania? Achei o animal mais parecido com um coala todo preto
76) A TV rede aberta passa pouquíssimo sobre violência. Eles se atentam à alguma coisa bizarra que aconteceu com alguém (o que não falta na AUS) ou desastres naturais. Mas é muito raro vc ver na televisão que alguém atirou em alguém.
77) MEU DEUS COMO EU ESQUECI DISSO??? Até 2016 não existia Netflix na Austrália. Se você tentasse entrar na página aparecia uma mensagem assim: "Desculpa, não chegamos nessa parte do mundo ainda."

Não sei se já tem.
78) Sabem como sofremos por nunca termos certeza se nosso artista vem pra cá durante a "turnê mundial" deles? Pois é, o sofrimento australiano é em dobro porque além da duvida, eles não tem rock in rio e nem lollapalooza pra ajudar.
79) Artistas que vcs provavelmente não sabem que são australianos: Sia, Iggy Azalea, Kylie Minogue, Heath Ledger, Mel Gibson, Chris Hwiznwozm (Thor) e seu irmão (Gale) KKKKKkk
80) Existe um restaurante brasileiro (ainda em crescimento) chamado Ovo Café. Você pode comprar muitas comidinhas br que não tem la, como coxinha brigadeiro etc. Eu, morrendo de saudade de casa, fui comprar uma coxinha e vi que eram 5 dols. A saudade passou na hora.
81) Fiquei os 7 meses sem comer feijão já que la não tem panela de pressão e eu não quis arriscar fazer na panela. Também é muito difícil achar rodo, já que normalmente os apartamentos são forrados a carpete e aspirador de pó da conta de todo o serviço (amém).
82) As duas maiores redes de mercados australianos são super concorrentes. Abertamente. Chamam Coles e woolworths. Particularmente não tenho uma preferida, mas preciso admitir que Coles tem mais ofertas e promoções.
83) Australianos amam vinhos e você pode achar uns bons por 4/5 dols. Como eu vendia, minha chefe me dava um pouco de todos pra experimentar. Obviamente passei grande parte do meu intercâmbio bêbada.
84) "goon bags" como são chamadas na AUS, são essas caixas rudes de vinho. É uma invenção australiana e é bem em conta pra levar pro rolê. (Foto da internet)
85) O clipe do Coldplay "Sky full of stars" foi gravado na Austrália. Não sei que cidade. Acho que eles nunca mencionaram isso mas vendo o clipe reconheci várias lojas. Obviamente chorei assistindo.
86) O primeiro e único ataque terrorista que Sydney sofreu, aconteceu enquanto eu estava la, perdi 2 dias de aula porque o estado islâmico fez 3 pessoas de refém em um café perto da minha escola. (Martin Place o bairro)
87) O Museu marítimo nacional de Sydney conta a história de como a Austrália foi descoberta e etc. Custa um pouco mais de 10 dólares e você pode entrar nos submarinos da exposição. Se vc tem claustrofobia não vá kkkkkk
Fica na Darling harbour junto com o aquário e madame tussaud
88) Fiquei impressionada com a simetria perfeita dos parques da cidade, apesar das arquiteturas novas, alguns prédios parecem bem antigos. (Foto 1 e 2 = Hyde Park) (Foto 3 = Botanic Gardens)
89) As vezes, ter contatos e amizades no país faz você arrumar emprego mais rápido do que ter inglês fluente e características qualificadas pro emprego.
90) Já vi águas vivas na praia. Muito pouco, mas vi.
91) Apesar do outback ser temático da austrália, o restaurante não é de lá e sim dos EUA. Inclusive, aqueles pãezinhos que eles dão de graça aqui na entrada, são cobrados lá.
92) Minha escola era a ILSC, fica bem na frente da estação Town Hall. É uma excelente escola e eu amei tudo de lá! Se você faltasse muito, podia ser deportado, falar sua língua natal nos corredores da escola geram suspensão (e consequentemente, faltas)
93) Fiquei 1 dia de suspensão por ter gritado CENOURA na recepção. Maaaaas, no mês seguinte eu ganhei 60 dólares por ter sido a aluna exemplar do período noturno. YAY! (tem 1 x por mês essa premiação)
94) No primeiro mês fiz english communication, que é basicamente padrão e partir do segundo você pode escolher o que fazer, no segundo fiz speaking excellence pra arrumar a pronuncia e nos outros 4 fiz preparação pro cambridge FCE. Hoje em dia tenho o certificado.
95) Quase dormi na rua um dia porque o mês australiano não é como o brasileiro. Não precisei porque uma brasileira me acolheu na casa dela <3
95.1) Explicação: O mês br é do dia 1 até o dia 31, certo? Pra eles 1 mês são 4 semanas, 4 domingos.
Cheguei na casa da minha host family no dia 1/11 e no dia 28/11 ela avisou "vc sabe que tem que sair amanhã, né?!" e eu tipo: "Não, não é até dia 1/12?" +
95.1) + Resumindo: eu tinha 24hrs pra achar um lugar, porque achei que ficaria 2 dias a mais do que estava no contrato.

Mas pensando depois, faz sentido, se todas as contas são semanais, lógico que 1 mês são 4 semanas !!!!!!!!! Cuidado com a burra.
Vou parar por aqui gente, se alguém tiver alguma pergunta é só me chamar, vai ser um super prazer conversar sobre a Aus mais um pouquinho!

Obrigada a todxs, bye!
Cartões importantes no intercâmbio:
1) Permissão pra vender bebidas alcóolicas
2) Transporte
3) Agência de empregos
4) Cartão de débito do banco
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to pikachu surpreso
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!