, 111 tweets, 18 min read Read on Twitter
Acho que perdi o timing, mas não vi ninguém fazendo thread sobre trabalhar em aeroporto.

Então bora lá:

1 like = 1 curiosidade da vida em aeroporto
Como eu acho que ninguém vai ver vou começar assim mesmo... 🤣

1. Aeroportos são locais extremamente vigiados e protegidos, por isso todo mundo que trabalha lá (área restrita) precisa entregar documentação até da parteira da bisavó para conseguir uma credencial.
2. Dependendo da empresa, ainda há uma infinidade de cursos que precisam ser feitos visando sempre a segurança. Alem de um curso chamado normalmente de AVSEC que o próprio aeroporto dá, onde tem as normas e procedimentos em casos de risco à segurança do aeroporto.
3. Ainda sobre segurança: vocês sabiam que caso alguém esqueça qualquer volume (pacote / mala / bolsa) no saguão do aeroporto, precisamos acionar imediatamente a segurança e isolar a área? Ainda bem que na maioria dos casos é só alguém que deixou para trás mesmo, rs.
4. Todos os agentes de check-in são treinados sobre artigos perigosos e devem fazer as perguntas de segurança a *todos* os passageiros. As perguntas mudam caso a pessoa tenha feito check-in online, já que as perguntas são apresentadas na tela (e que ninguém lê).
5. Um clássico:

- O Sr. tem algum líquido inflamavel, objeto cortante ou perfurante na sua mala de mão?

- Não! Eu viajo toda semana... já sei de tudo.

15 minutos depois volta o cidadão com uma lata de tíner (líquido altamente inflamável) na mochila e o raio-x detectou. 🤦🏻‍♂️
6. Outra:

- O Sr. tem algum líquido inflamavel, objeto cortante ou perfurante na sua mala de mão?

- Não, tá tudo certo.

10 minutos depois volta o passageiro:

- Esqueci o faqueiro de 250 peças que ganhei de presente na mala de mão. Ainda tempo de despachar?
7. Sabemos que normalmente as pessoas estão mais desatentas quando vão viajar (quando deveria ser o contrário, mas tudo bem), porém nada impede que LEIAM AS PLACAS de indicação do aeroporto. Normalmente tem uma a cada 3 metros. Basta parar, ler e seguir pra onde precisa, rs.
8. Aeroportos normalmente são os locais mais bem sinalizados de uma cidade. Quase sempre tudo está no idioma local e em inglês. Leu as informações e não conseguiu entender, aí sim procure alguém do aeroporto pra ajudar. A maioria terá paciência para explicar e indicar.
9. Evitem pedir informação principalmente para os agentes de check-in quando estão atendendo. Todos eles precisam se concentrar ao máximo no que estão fazendo. Uma informação errada que ele coloca, pode te fazer perder o voo ou até mesmo impedir a sua entrada em outro país.
Para isso quase todas as companhias aéreas colocam um anfitrião na frente de cada fila para dar informações e indicar o local correto que deve ir ou a fila certa para entrar.
10. Nenhum funcionário de qualquer empresa que trabalhe no aeroporto é obrigado a saber de tudo. Há quem pare no balcão da cia aérea vermelha, pra reclamar da cia aérea marrom. Ou quer que o funcionário da laranja dê informações sobre o voo que está atrasado da empresa verde. 😂
11. Dias atrás uma colega de trabalho viu uma Sra. indignada com a moça do BRT (!!!) na estação do aeroporto, pq a moça do BRT (!!!!!!) não queria fazer o check-in dela! Hahahaha Isso pq nem tinha entrado no aeroporto... imagina o que a gente passa lá dentro? 🤣
Vou tentar dormir um pouco, já que amanhã tenho voo cedo, mas vou lembrar de mais coisas para colocar aqui caso tenha mais likes e compartilho, rs (são quase 3 anos passando mais tempo em aeroporto do que em casa). Caso tenham dúvidas ou curiosidade, pode mandar que respondo.
Voltei! Aproveitando que estou no aeroporto esperando voo:

12. É verdade o “bilete” que diz que todo funcionário de companhia aérea tem desconto para viajar. PORÉM só vale para o colaborador e parentes de 1º grau. Algumas permitem pouquíssimos amigos tb de tempos em tempos.
13. Porém a gente só viaja se tiver assento sobrando no avião. Alta temporada e feriados são tensos para conseguir. Já tive amigos que ficaram presos por uma semana em outro país tentando voltar. E caso não volte para trab. perde o benefício por 6 meses (bate na madeira 3x). 😂
14. Em compensação, pago menos de R$200 numa passagem de ida e volta com taxas do Rio a Fernando de Noronha a hora que eu quiser. Porém nunca o fiz por falta de tempo ($$) para a hospedagem e demais gastos lá... hahaha.
15. Ah! Esses descontos valem para praticamente qualquer cia aérea do mundo. Ano passado mesmo me dei de presente de aniversário uma volta ao mundo nas férias. Gastei em torno de US$1.000 em 10 trechos entre Rio x San Francisco x Singapura x Bangkok x Paris x Rio. Foi lindo!
Mas toda vez q vou viajar é a msm coisa: chegar no balcão e torcer p/ ter vaga e conseguir voar. Uma vez choveu muito em SP e passei literalmente o dia inteiro em CGH tentando voltar p/ o Rio. Cada vez q voltava ao balcão, era uma decepção. Voltei literalmente no ultimo voo...
16. O benefício viagem é maravilhoso, mas p/ trabalhar na aviação tem q gostar MUITO. O ritmo é sempre mto rápido e intenso. Atualmente trabalho 4h por dia, 6x por semana em escala. Além de trabalhar o triplo sempre qdo todos os amigos e familiares estão curtindo (feriados). 🤷🏻‍♂️
17. E olha, são só 4h/dia, mas que em alguns dias valem por 8h em outro emprego fácil! E quando dá tudo errado por mau tempo ou problemas em aeroportos, se prepare para não voltar tão cedo para casa.
18. A gente não cancela voo ou alterna para outro aeroporto só para agitar o dia como muita gente pensa. 🤣 Tudo o que a gente menos quer é receber passageiro que não estava programado para o seu aeroporto. É uma força-tarefa absurda para organizar tudo em poucos minutos!
Imagina só: você tem 40 funcionários p/ atender os seus voos. De repente você recebe a informação de que Guarulhos fechou e nada menos que 12 aviões lotados estão chegando e tem que receber todo mundo (além dos voos que você já tem programado). Pois é...
Isso aconteceu em dez/2018. Mais de 2 mil passageiros não programados chegando ao mesmo tempo para providenciar hotel, alimentação, acomodação em outros voos, tripulação para assumir os aviões que pousaram... teve gente que só conseguiu seguir dias depois! 😓
Então qdo acontecer algo do tipo com você (espero q nunca aconteça), pensa q a pessoa do outro lado do balcão tá fazendo o maior esforço p/ te atender da melhor forma possível e o + rápido possível. No mínimo o seu voo inteiro está na mesma situação que você...
19. Muito importante: do outro lado do balcão trabalha uma pessoalmente verdade. Hahahaha Parece ridículo, mas mta gente com raiva da empresa por algum motivo, desconta ofendendo pessoalmente o funcionário, sendo que na maioria das vezes é ele quem pode e vai (ou não) te ajudar.
20. Quer deixar um funcionário de aeroporto feliz? Tire 5 minutos do seu tempo para fazer um elogio ao atendimento dele no SAC da empresa. Isso conta MUITO internamente (para promoção, por exemplo), além de ser um baita reconhecimento pelo esforço e dedicação dele a você.
Da mesma forma q você tb tem todo o direito de fazer uma reclamação qdo o atendimento é ruim.

Infelizmente 90% das pessoas só usam o SAC para reclamar e fazem o elogio apenas ao funcionário no fim do atendimento. Claro que é ótimo pra gente, mas é melhor ainda qdo é oficial! :)
21. As empresas têm tempo médio de atendimento e normalmente é de até um minuto por cada mala qdo o passageiro já vem com o check-in feito. Há auditorias frequentes para avaliar isso. 😬
22. Se você está no aeroporto há pelo menos um ano e nunca foi ameaçado, xingado ou quase apanhou de passageiro, provavelmente você não está cumprindo as regras à risca. 🤣

Já perdi as contas de quantas vezes isso aconteceu... semana passada.
23. Uma coisa que tem dado MUITO problema: pessoas que não leem e compram nesses qualquercoisaMILHAS (são vários atualmente) e vão para o aeroporto com várias bagagens, mas possuem o direito de despachar um total de ZERO malas. Vai explicar que precisa comprar separado...
24. Despacho de bagagem merecia uma thread propria, pq OLHA... é cada situação q a gente passa. 😂😂😂

Semana passada uma sra comprou 1 peça de 23kg e tinha OITO volumes para despachar. Consegui mandar 3, mas ela insistia que a vassoura cabia a bordo e o ventilador no colo 🤣
Nisso eu já vi gente deixar para trás: tábua de passar roupa, barraca de Praia, cadeira de praia, prancha de bodyboard, sacolas de roupa, uma infinidade de cosméticos, cerveja, whisky, vodka, acetona aos litros, canivete, spray para repelir escorpião (!)... entre muitos outros.
25. Quase nenhuma companhia aérea permite despacho de bagagem gratuito para passagens emitidas com milhas (voos domésticos), por isso esses “algumacoisaMILHAS” não contemplarão bagagem despachada na maioria dos casos. Fora que é proibido em todas as cias comercializar milhas.
Opa, voltei! Quantos likes, gente! Hahahaha Confesso q não esperava nem 10 🤣 Mas vi q os tweets q vocês mais gostaram foram sobre bagagens. Então vamos lá:

26. Pergunta de segurança:

- Há algum item eletrônico/com bateria na sua mala despachada?

- Tem! Chapinha e secador.
27. Ainda sobre a pessoa do 26:

- Você pode colocar adesivo de frágil na minha mala?

- O que está sendo levado de frágil para justificar?

- Perfume e maquiagem...
28.

Eu - Bom dia, a Sra vai despachar alguma bagagem?

- Sim, essa urna com os restos mortais do meu pai.

Eu - 👀

Consegui alterar a passagem dela para o próximo voo enquanto ela corria no terminal de cargas para mandar por transportadora, rs. Deu tudo certo.
Estava tentando agrupar os assuntos, mas vou colocando tópicos conforme for me lembrando para não deixar passar e esquecer.

29. Tem artistas q simplesmente não aparecem no check-in e o assessor(a) é quem faz todo o processo, inclusive de despachar a bagagem. Acho errado, mas...
30. Tem artista já idosa que sempre embarca de cadeira de rodas e normalmente finge que está dormindo para ninguém abordar. Acho graça que cai num sono profundo quase que instantaneamente. 😂
31. Por falar em cadeira de rodas, o que a gente opera de milagre quando fala para o passageiro que ele será o último a desembarcar para esperar a cadeira da companhia... deixa qualquer igreja no chinelo! Num instante levanta, pega a bagagem de mão e vai embora hahahaha
32. Se alguém idoso ou com dificuldade de locomoção não dá conta de carregar a mala de mão que está levando, não entregue ao funcionário pensando que ele levará, pois não podemos manusear a mala de mão de ninguém. Despache no check-in.
33. Adoro atender os passageiros de primeira viagem! Normalmente estão empolgados ou morrendo de medo, rs. Puxo papo, conto cada detalhe de como funciona e tento deixar a pessoa + tranquila e segura possível. Se pudesse ia junto só pra ver a reação da pessoa realizando o sonho.
34. Um dia qdo trabalhava de manhã, fui com uma colega da empresa comer alguma coisa e vimos que o dia estava lindo para voar (ela nunca tinha voado). Na mesma hora emitimos passagem para a próxima ponte aérea e ela realizou o sonho de voar. Me arrepio de lembrar! Foi incrível!
Ver a reação dela na decolagem, durante o voo e o pouso foi muito especial. Por mais que seja corriqueiro para muita gente, ainda é algo inacessível para muitas outras. Passamos a tarde em São Paulo (de uniforme mesmo) e voltamos no início da noite para o Rio. Amém benefício! 🙏🏼
35. Todo. Santo. Dia. tem família que fica no chão pq levou xerox de certidão de nascimento sem autenticação OU a criança tem mais de 12 anos e não tem identidade.

Com a resolução 400 da ANAC passou a ser obrigatório o doc com foto para maior de 12 anos.
36. Documentação é a única coisa que a gente não consegue fazer praticamente nada pelo cliente. Se estiver com o documento errado, não embarca. Em algumas situações a gente até remarca sem custo para um próximo voo, mas é obrigação do passageiro saber o que precisa para embarcar.
37. Não adianta dizer q não estava no site da companhia. Sabe aquela caixa q você marca sem ler onde está escrito: “Li e concordo com os termos do contrato de transporte aéreo”? Pois é, tá ali todos os detalhes do seu bilhete. Taxas aplicáveis, documentação, direitos e deveres.
38. Depois que a porta do avião é fechada, mesmo que ele ainda esteja lá e você chegou antes do horário da decolagem, a porta não pode ser aberta novamente para você entrar. E sentar, chorar e chegar mais cedo na próxima.
39. As cias aéreas tem autorização (e isso é a nível mundial) para fechar a porta até 20 minutos antes da decolagem. Foi feita última chamada (nominal) e o passageiro não apareceu? Vai ficar no chão... e nem adianta dizer que não sabia. Está escrito no cartão de embarque.
40. É verdade que pessoas preenchem as informações em espanhol nos sites das agências e aparecem com o apelido no lugar do sobrenome. Já tive que barrar uma Karol (e sua família) de ir para os EUA enquanto a agência não corrigisse. Precisaram comprar outro bilhete na hora. 😬
Desculpa o sumiço, gente! Mto trabalho nos últimos dois dias, mas boa continuar. Recebi perguntas! Processo seletivo:

41. Fiz inscrição no vagas.com na vaga que a empresa abriu. É feito teste on-line de português e inglês (básico). Dps 1 dia presencial. cc @mwtrica
42. Me inscrevi na vaga para auxiliar de aeroporto na época, mas por causa do meu nível de inglês acabei sendo chamado para ser agente de atendimento. Então caprichem na prova e façam com atenção! É bem fácil, basta responder com cuidado.
43. Dependendo do horário que a cia precisar que você trabalhe e se não tiver transporte público, eles mandam motorista / táxi te buscar em casa (todo dia dependendo da empresa). Mesma coisa se sair de madrugada do aeroporto e não tiver carro.
44. Nunca precisei, mas vários colegas já foram para diversos hotéis acompanhando menores viajando desacompanhados e que não puderam seguir na conexão por algum motivo. Inclusive você pode escolher se quer q um homem ou mulher acompanhe nessas situações (na minha cia pelo menos).
45. Outra pergunta! “Não pode urna funerária a bordo?”

Com restos mortais (ossos e tal) não, já q podem vazar e gerar contaminação. Só por cargas.

A bordo só são permitidas cinzas. Não há nenhum procedimento especial (voo doméstico), mas é importante q esteja bem acondicionada.
46. Em tempos de PETs cada vez mais frequentes a bordo, caso você tenha algum trauma e não possa ficar perto ou alergia, pode pedir para trocar de assento sem problemas. Essa situação já é prevista. Fale com o comissário mais próximo!
47. Somente cães e gatos são permitidos a bordo.

Normalmente voam na janela para não se estressarem com a movimentação do corredor e para respirarem melhor com o ar que desce pelas laterais.

Durante o voo precisam sempre ficar dentro do kennel. Se ver algum fora, chame o CMS.
48. Kennel dos pets são sempre um transtorno... optem sempre pelo flexível se for levar a bordo. Caso o rígido não caiba embaixo da poltrona da frente, você e o seu pet não poderão seguir no voo. Normalmente esse filtro já é feito corretamente no check-in.
49. Únicos casos de pet “solto” a bordo:

Cães-guia e pet de suporte emocional. Porém a maior parte das companhias não transportam mais - algumas nunca aceitaram - pet de suporte emocional. Ele precisará ir no Kennel mesmo. 😕
50. Caso não tenha pago para marcar o seu assento no voo, ele só estará garantido qdo você fizer o check-in. Praticamente todas as companhias abrem o site entre 72h e 48h antes do voo para isso. No contrato vc compra a passagem p/ voar, não o assento (exceto qdo paga por ele).
51. Mesmo assim, as cias tentam sempre honrar as escolhas dos clientes durante a compra da passagem. Pode acontecer troca de aeronave (muda o mapa), família em localizadores diferentes e aí rola malabarismo p deixar td mundo feliz, mas nem sempre conseguimos e sobra p/ embarque.
52. Na alta temporada mesmo, nos períodos ociosos (cada vez mais raros), ficávamos marcando assentos de quem não tinha marcado antes. Principalmente as famílias.
53. Sempre confiram o status do seu voo na página da companhia, principalmente se comprar por agência. As malhas (horários) mudam constantemente e normalmente os avisos chegam no e-mail de quem comprou. No caso da agência, ela será avisada e cabe a eles avisarem os clientes.
54. Todo dia chega gente com voo que não existe mais (comprou meses antes e a malha mudou) e acaba perdendo o novo voo para o qual foi remarcado. Dá um baita transtorno, pq dependendo da situação - e na maioria das vezes - só a agência pode regularizar a reserva.
55. Nos aeroportos se usam códigos para comunicação de todo tipo. No aeroporto onde trabalho a gente fala que está indo na “Área 5” quando vai ao banheiro. Hahahaha Tentei descobrir o motivo, mas não consegui. Não sei se em todos falam o mesmo. 🤣
56. Da mesma forma que você passa a conhecer cidades / aeroportos no mundo todo por siglas de 3 letras criadas pela IATA. BSB, GIG, SDU, MOS, HND, SIN, EWR... entre muitas outras. Temos tb código para passageiro armado, pet na cabine, animal no porão, entre outros.
57. Já fiquei preso dentro de um avião e quase fui parar em João Pessoa só com o uniforme, CNH e cartão do banco. Há boatos de que eu queria fugir sem pagar passagem - estava com folga de 2 dias nos dias seguintes ao ocorrido. Virei piada na base por 1 semana... 🤦🏻‍♂️🤣
58. Depois disso já descobri gente que foi parar em Belém, outro que foi para São Paulo sem identidade e teve que esperar o voo seguinte para conseguir embarcar. hahahaha
59. Apesar das bagagens não terem barateado as passagens, quem despacha muita mala passou a pagar mais barato em casos de excesso. Antigamente CADA KG acima dos 23 chegava a custar R$70. Hoje você compra outra peça com + 23kg por R$100.
60. Na regra antiga, já cheguei a cobrar + de 2 mil de excesso de um casal que ultrapassou os 46kg que tinham juntos. Estavam levando os presentes para SSA de um chá de panela surpresa que ganharam. Deu muita dó... ainda mais sabendo que com esse dinheiro comprariam td novo lá.
61. Porém cabe ao cliente escolher se quer deixar ou pagar o excesso. Caso a gente se pronuncie, independentemente da escolha eles podem se sentir lesados posteriormente e dizer que foram induzidos à escolha por causa do funcionário.
62. NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA “brinque” q há arma ou bomba na sua bagagem. Desde 11/09/01, os protocolos de segurança do mundo todo são extremamente rigorosos. Podemos chamar a Polícia Federal e alem de perder o voo, será convidado a dar esclarecimentos à polícia.
63. A maioria não percebe, mas fazemos quase que um raio-x instantâneo do passageiro, bagagem e do documento que recebemos. Olhamos desde a vermelhidão nos olhos a traços de álcool em excesso... e sim, dependendo do caso podemos impedir o embarque.
64. Quer saber onde comer bem e barato em qualquer aeroporto do mundo? Pergunte aos funcionários por indicações ou até mesmo onde eles costumam comer. Normalmente temos desconto, mas sabemos de todos os segredos dos aeroportos.
65. Tem conexão longa em aeroporto com sala VIP? Passe lá para saber quanto custa o acesso. Às vezes é o valor de um prato de um almoço bem servido em algum restaurante do aeroporto, mas lá terá comida e bebida à vontade, além de internet e em algumas até chuveiro p/ tomar banho.
66. Tem aeroportos que são tão grandes, que exigem uma estrutura enorme das empresas que operam lá, porém tem outros que são tão pequenos, que a pessoa do check-in é a mesma do embarque, que é a mesma que recebe o voo.
67. Sim, temos passagens “secretas” para chegar mais rápido aos lugares que precisamos ir. Enquanto os passageiros são forcados a passar por corredores de lojas e souvenires, a gente vai do check-in ao embarque em pouquíssimos minutos.
68. Em compensação, todas as vezes que a gente entre ou sai da zona segura, precisamos ser revistados e passar pelo raio-x como todos os passageiros.
69. Já teve passageiro que pensou que eu tinha irmão gêmeo. Hahahaha Fiz o check-in dele e depois estava no portão de embarque ajudando por causa da alta temporada. 🤣🤣🤣 Como poderia ser a mesma pessoa, se ele foi direto e não passei por ele? hahahaha
70. Já aconteceram algumas mortes enquanto estava trabalhando. Todas naturais e na maioria infartos fulminantes. É sempre muito triste e fica um clima pesado por dias durante o trabalho...
71. Trabalhar em aeroporto é ter a previsão do tempo sempre à mão. Conhecer ventos, quando vai ter nevoeiro e até os tipos de nuvem, principalmente as que podem fazer o aeroporto fechar.
72. Se você nunca sentiu um frio na espinha com a palavra “alternado”, você não está vivendo a aviação direito.
73. Se você nunca sentiu um frio na espinha com a expressão “conexão perdida”, você não está vivendo a aviação direito.
74. Se você nunca sentiu um frio na espinha com a expressão “limitante” ou “aeronave de baixa performance” (principalmente no Belém e no Manaus), você não está vivendo a aviação direito.
75. Passageiros de classe executiva normalmente são muito mais difíceis que os de primeira classe.
76. Não dá tempo de ter frescura ou dizer que não faz determinada coisa. Num momento você está atendendo no balcão, no outro você está lacrando casa de cachorro, pra em seguida desembarcar dois cegos com 10 malas e no mesmo avião embarcar um cadeirante e a família.
77. NUNCA julgue pela aparência. Um clássico: passageiro de primeira classe de bermuda, camiseta e sandália. O completo oposto da executiva e principalmente dos passageiros da econômica.
78. Um sonho de todo funcionário do embarque: aeronave que tenha bins tão grandes, que não precise despachar mala de bordo no portão, com load acima de 80%.
79. Quando o avião para na pista, ainda vão cortar os motores, colocar o apoios nos pneus para então acoplar o finger / escada e abrir a porta. Não adianta levantar correndo igual a um desesperado. Você não vai sair antes disso.
80. Normalmente as cias aéreas deixam alguns assentos bloqueados para que os agentes consigam marcar famílias juntos de última hora ou acomodar algum cadeirante, mas você só tem o seu assento garantido quando fizer o check-in. Depois disso ninguém muda mais.
81. É quase impossível decorar todos os pré-requisitos do que é necessário para entrar em cada país. Pra isso temos uma ferramenta que tem toooodos os detalhes de todos os países do mundo sobre documentação, visto e requisitos de saúde.
82. Toda a operação de solo é coordenada de acordo com o Manual de Operações de Solo de cada empresa. Porém ele depende da aprovação da Anac, o que leva um certo tempo. Com isso a empresa acaba lançando Boletins Operacionais com as atualizações imediatas que precisam ser feitas.
83. Caso alguém seja impedido de embarcar pela justiça lá no Acre, mesmo quem trabalha em Porto Alegre receberá o Boletim Operacional e ficará atento para que não corra o risco dessa pessoa embarcar.
84. Presos também são transportados em aeronaves comerciais. Toda uma operação - quase de guerra - é montada, mas sempre com a maior discrição possível, desde o check-in ao desembarque. A maioria dos passageiros nem percebe a presença dele e dos agentes de segurança.
85. Por falar em agentes de segurança, eles são alguns dos pouquíssimos autorizados a embarcar c/ arma. E caso haja + de um agente portando arma no mesmo voo, eles precisam saber sobre o(s) outro(s) e onde está(o) sentado(s) e não podem trocar de assento em hipótese alguma.
86. A maioria dos que levam arma precisam despachar. Para isso, precisam de uma autorização dada apenas pela PF e já chegam com a arma desarmada e desmuniciada em frente ao agente da PF.
87. Até hoje só tive problema com um policial que não disse que estava levando arma, deu carteirada no raio-x (provavelmente) e só no embarque informou sobre a arma. Resultado: 8 agentes da PF para emitir a autorização no portão de embarque, confusão e voo atrasado. 🤦🏻‍♂️
88. A pontualidade só perde para a segurança (SEMPRE em primeiro lugar) na lista de prioridades das cias. A importância se deve a manter o compromisso com o cliente e tb pq caso o voo atrase com frequência, a cia perde aquele “slot” e deixa de operar o voo, além de multa.
89. Caso a gente mande um cliente com a documentação errada para algum país (CNH, Carteira Profissional, etc. Mercosul ou Passaporte / Visto vencido), além do passageiro não poder entrar lá e voltar no voo seguinte, a empresa aérea toma uma multa caríssima!
90. Das situações mais embaraçosas (pra mim): perguntar se a mulher está grávida por causa da barriga - principalmente se pega a fila da prioridade. É muito constrangedor, mas é para a segurança dela e do possível bebê. Fico pra morrer quando a resposta é “não”. 😂
91. Por falar em prioridade: crianças ATÉ dois anos são prioridade por lei. Assim como o idoso e mais UM acompanhante na fila prioritária. Porém o q + acontece é um idoso e mais 10 na fila. E são sempre os que + reclamam da demora. E já teve vez do idoso nem estar na reserva. 🤦🏻‍♂️
92. Sempre quis descer pela esteira junto com as bagagens, mas infelizmente não é possível. 🤣
93. Semanas atrás um passageiro entrou com tudo no balcão para pedir uma informação. Resultado: caiu na esteira, parou na porta do compartimento de bagagens e com as penas para o alto perguntou onde ficava a outra cia aérea. 😂 Saiu escoltado por 6 seguranças! Estava puro não...
94. Não podemos dar informação sobre passageiro a terceiros. Certeza vez uma moça perturbou o check-in inteiro querendo saber se tal rapaz estava em algum voo. Não conseguiu. Fez plantão no aeroporto até ele aparecer. Foi o maior barraco que já presenciei até hoje! [...]
[...] O que deu pra ouvir entre os gritos, puxões de cabelo e tapas era que ele estava fugindo para não pagar pensão para o filho. 👀
95. Hoje em dia é cada vez mais raro acontecer extravio de bagagem, mas caso aconteça, há uma base de dados em que companhias do mundo todo cadastram os dados das bagagens que receberam indevidamente e a gente consegue pesquisar de acordo com as características da mala.
96. Qdo tem emergência médica a bordo, o comandante avisa a base onde pousará e já fica uma equipe na porta do avião para entrar imediatamente. Seja gentil e obedeça ao aviso de ficar sentado até eles saírem da aeronave. Pense que pode ser você ou um familiar numa próxima.
97. Já teve vez de passarem avisando que teria briefing, mas o passageiro escutou e achou que teria BIFE no voo. E pra explicar sem rir? Hahahaha
98. Leiam a Resolução 400 da Anac. Desde março/2017 é o que determina os direitos e deveres das cias aéreas e passageiros no Brasil. Sério, é MUITO importante.
99. Muitos dos maiores aeroportos do mundo também fecham. Alguns chegam a fechar as portas mesmo e colocar todo mundo pra fora, já outros a área fica aberta, mas nenhuma loja ou companhia tem gente pra atender. Só não passei fome no Charles de Gaulle por ter ido para um hotel.
100. Cheguem sempre no mínimo 1h antes de voos nacionais e 2h dos internacionais. Tem aeroporto que a distância da porta ao portão de embarque leva quase 30 minutos para percorrer. Sem cinsiderar as filas no raio-x e imigração
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Diego Paiva
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!