Profile picture
, 49 tweets, 6 min read Read on Twitter
POIS ENTÃO VAMOS LÁ

1 like = 1 curiosidade sobre ser uma pessoa arromântica
1 - Arromanticidade é ausência de atração/amor romântico.
2 - Preciso dizer que sempre tive MUITA resistência em resumir coisas através de palavras, como se tudo pudesse ser um rótulo. Lia superficialmente sobre todos esses termos, isso mudou no final do ano passado quando percebi que precisava APRENDER e até ME RESPEITAR mais.
3 - Meu maior receio é por achar que "definir é limitar", mas fato é que: nomenclaturas ajudam muito a gente a se descobrir (consequentemente se aceitar) e a entender as diferenças. Quase não se fala sobre isso, espero que isso ajude outras pessoas também :)
4 - No geral, pessoas arromânticas não sentem atração romântica por nenhum sexo/gênero e não têm interesse em desenvolver relacionamentos amorosos.
5 - Digo "no geral" porque existem inúmeras formas de interesse/necessidade e muitos tipos de atração: atração estética, atração sensorial, atração intelectual, atração sexual, atração platônica, atração romântica, etc.

Pra quem se interessar: assexualidadebrasil.blogspot.com/2017/07/tipos-…
6 - Alguns tipos de atrações podem se mesclar e isso varia de acordo com cada pessoa. Não há regras 🙅‍♀️
7 - Por exemplo: nem todo arromântico é assexual.

*Inclusive: arromântico = aro ; assexual = ace
8 - Pessoas assexuais são pessoas que não sentem atração física por nenhum gênero ou desejo em manter relações sexuais. Mas existe todo um espectro ace que cobre as necessidades de cada um, por exemplo, pessoas grayssexuais só sentem atração sexual em circunstâncias específicas
9 - Por muito tempo (praticamente minha vida todinha) achei que eu era heteroafetiva - por ter me relacionamento afetivamente apenas com homens - mas aí eu percebi nunca existiu amor (romântico) da minha parte.
10 - Sim, eu já sofri por amor. Na verdade, pelo que eu ACHAVA que era o amor. Não era. Era carinho, amizade, comodismo, bons momentos e sentimentos que, quando rompidos, podem gerar ego ferido e reação negativa à rejeição.
11 - O processo de autoconhecimento foi longo e toda vez achava que eu tinha algum problema. E tinha mesmo: eu não me conhecia o suficiente e considerava o padrão social como o "correto".
12 - Meu maior incentivo pra começar a me interessar mais sobre isso foi descobrir o termo AMATONORMATIVIDADE. Nada mais, nada menos do que a convenção social que pressupõe que atração romântica é instintiva e essencial a todo ser humano.
13 - (Quase) tudo se resumir ao amor romântico na vida e na ficção sempre foi algo que me incomodou profundamente. Como se fosse uma coisa indispensável para a felicidade de qualquer pessoa e isso bastasse acima de tudo.
14 - Algo que é culturalmente reforçado (pelo menos na visão ocidental) batendo na tecla de que ninguém é feliz sozinho, o normal é constituir família, estar dentro de um relacionamento é importante, essas coisas... A gente vê a reprodução disso desde a infância.
15 - Sentir pena de alguém que está sozinho? Shipar casais? "E as namoradinha?" É o senso comum da amatonormatividade.
16 - Muita gente diz VOCÊ SÓ NÃO ENCONTROU A PESSOA CERTA. Mas eu não tenho interesse em encontrar pessoa nenhuma, certa ou errada, rs.
17 - S E M P R E tem algum amigo querendo te apresentar um conhecido™ 🤣
18 - No que depender de mim, exaltarei todas as obras com personagens aro sempre. Inclusive tenho um projeto relacionado a isso. Na verdade, dois.
19 - Sempre fui uma pessoa ZERO carente. Não posso afirmar se isso tem alguma ligação com a arromanticidade, de fato.
20 - Mas que tem muito casal romântico que tá junto só por carência isso tem 👀
E eles estão errados? Não cabe a nós dizer
21 - Às vezes, era difícil entender como tem gente que não prefira estar sozinho. Daí percebi que não posso palpitar sobre algo que eu não sinto ou sei como é.
22 - Ficar sozinho pode ser uma opção. Não precisa ter pena #paz
23 - Nunca amei ninguém romanticamente 😱

Amo minha família, amo meus amigos e amo minha gata ❤️
24 - Ao mesmo tempo, não acredito em amor incondicional (não só no espectro romântico). Acho que somos condicionados a pensar dessa forma.
25 - Tenho uma visão bastante realista (?) do amor e acho que ele pode ser genuíno, mas está estritamente ligado ao ego. Amar ser amado.
26 - Já tive muita vontade VIVENCIAR UMA PAIXÃO pra saber como era se sentir dessa forma por outra pessoa.
27 - E já me senti MUITO mal por não conseguir sentir nada por alguém (sentir vs. sentir, veja só que irônico)
28 - Hoje, sei que eu não consigo - nem quero - me apaixonar. E tá tudo bem.
29 - E não é porque eu não me apaixono que sou insensível. Acho que até por conta disso eu acabo tendo uma sensibilidade extremamente aflorada para outras coisas que me geram emoções tão fortes quanto.
30 - Às vezes rola UNS CRUSH né meninas, mas eu:
1) me desinteresso muito facilmente
2) se a pessoa demonstrar interesse romântico eu "descrusho"
31 - Até na fatídica época dos crush da escola™️ não queria que nada se concretizasse em ideal romântico.
32 - O "sou legal não tô te dando mole" é absolutamente real pra mim.
33 - E é engraçado analisar como muita gente acha que alguém está com ~segundas intenções~ quando, na real, pode só ser gente boa. Isso é um ponto do lance da amatonormatividade de achar que todo mundo tem interesse em uma relação afetiva.
34 - Ser uma pessoa aromântica e com interesse sexual não significa disponibilidade™ ✌️
35 - Sou aro e sinto atração física/sexual, mas nunca foi uma necessidade pra mim. De modo que nunca pautei minha vida em cima disso, MUITO pelo contrário.
36 - Autossuficiente né meninas 😎
37 - Porém já aconteceu: foi legal, foi bacana, mas era só É ISTO. Peço perdão pelos possíveis vacilos.
38 - Vale dizer que tenho uma PREGUIÇA INFINITA de me envolver sexualmente porque os papo furado não colam comigo. Tem coisa que não vale o estresse, risos.
39 - Dificilmente consigo GOSTAR/ME INTERESSAR por alguém. Todas as vezes que gostei, sentia o "mais legal" sempre era a parte onde esse gostar ficava na esfera platônica.
40 - Um dos pontos importantes pra perceber isso foi eu aprender a diferença entre atração romântica e atração platônica.
41 - Não me imagino passando muito tempo com a mesma pessoa.
42 - Desde criança, eu nunca entendi como casais são capazes de dividir uma cama!!!
43 - Dormir de conchinha sempre tive aversão kkk
44 - Isso me lembra também que: não ser uma "pessoa romântica" (estereótipo de pessoa carinhosa, fofa, oin, grudinho, apelido, manda flor, lalala etc.) NÃO SIGNIFICA ser uma pessoa aro. Você pode não ser uma "pessoa romântica" e manter relações/amar alguém :}
45 - Adoro ver casais em relacionamentos saudáveis e fico feliz demais por todos.
Travei aqui e não sei se tenho algo mais a acrescentar. Se surgir, eu continuo :) De qualquer forma é algo que quero falar muito mais, principalmente vendo o tanto de gente que se identificou. Fiquem atentos aos projetos que comentei, pois: vai rolar 🤗
Minha intenção mesmo era levantar essa bandeira pouquíssimo comentada e explorada. Que existe, sim, angústia para aqueles que não se encaixam nos "moldes", mas procurar se conhecer e se respeitar é libertador ❤️
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to DRICÃO
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!