, 27 tweets, 10 min read Read on Twitter
Bolsonaro x Venezuela, a THREAD
Sigam o fio...
#BolsonaroEnvergonhaoBrasil
Não é de hoje que a relação de Bolsonaro com imigrantes é de puro ódio e desdém. Além das recentes declarações sobre imigrantes nos EUA, as falas sobre os venezuelanos que vieram para o Brasil revelam esse sentimento entranhado no presidente brasileiro...
Mas, mais do que ódio, as falas e essa viagem revelam quais os pensamentos de Bolsonaro sobre a Venezuela.
Bom, vamos começar do fim: a viagem para os EUA. No último domingo o presidente viajou junto com uma comitiva que conta com a presença do seu filho, o dep. federal Eduardo e 7 ministros, incluindo Moro e Guedes.

Foto: Alan Santos/Presidência da República
1. A viagem seria, a princípio: [oficialmente] para a assinatura de um acordo permitindo o uso da base de Alcântara (MA) pelos americanos, e também, uma conversa sobre a situação da Venezuela e [extra-oficial] uma sinalização da aproximação (econômica e ideológica)...
com os norte-americanos, além de encontro para acordos com empresários estrangeiros. Mas trago indícios de que desde o começo essa viagem já tinha um objetivo muito maior que todos esses já citado: a intervenção americana na Venezuela, apoiada pelo Brasil e talvez outros países.
2. Desde já, essa thread NÃO tem como objetivo criar uma teoria da conspiração nem nada do tipo, apenas juntar indícios extremamente claros, coletados a partir de falas dos envolvidos.
3. Vale resgatar uma fala dita do Eduardo Bolsonaro (o mesmo que acompanha a comitiva nessa viagem), em out/2018, onde ele externa a intenção do vice-presidente Mourão numa possível intervenção no nosso país vizinho mascarando essa possível operação numa intervenção de paz... 🤔
Se parasse por aqui, já teria indícios suficientes para cogitar essa possibilidade. Mas...A comitiva, já nos EUA, não perdeu tempo e foi logo tratando de fazer uma visita não oficial na CIA. A quem interessa e qual o motivo de manter essa visita fora da agenda oficial? Estranho.
4. Mas o 03, como é conhecido, teve que dar com a “língua nos dedos” e acabou revelando o roteiro secreto do papis pelo diário oficial da união (o Twitter). Não revelou só o local como também do que se tratava a reunião: (continua)
A reunião seria uma conversa sobre temas internacionais na região...” detalhe: “com peritos e técnicos gabaritados” da CIA. Qual seria o significado preciso desses temas? E mais uma vez, a quem interessa essa disputa? Quais interesses nacionais brasileiros nisso tudo?
5. O dep., que é também Pr. da comissão de relações ext. e defesa, da câmara dos deputados, já havia declarado em sua posse que o Brasil não se juntaria mais com “a escória”, citando a Venezuela como exemplo, e que nós deveríamos ter compaixão para ajudar nossos vizinhos.(+)
Depois do 03 vazar a informação, só restou a assessoria da presidência admitir a visita, isso 4h depois do término da reunião. 🤷🏻‍♂️ Mas, mais duas coisas chamaram atenção na visita à CIA, além dela ter sido planejada pra ser secreta: (continua)
A primeira, com quem o presidente se reuniu? E a segunda, quais seriam essas pautas? (falo a seguir sobre elas)
6. A 1a resposta veio através de uma reporta. da @folha que conseguiu a info. de que a reunião se deu com a atual diretora da CIA, responsável por prisões secretas da agência. Acusada de torturas, Gina Haspel tem muito a acrescentar a uma equipe prestes a entrar numa guerra, não?
Já a 2a é dedução, porém lembra da informação que a visita interessava ao presidente pelas ações da agência americana no combate ao crime organizado e ao narcotráfico (guardem bem essa informação!) e mais, para fortalecer as ações do MJSP e do GSI...(+)
contando com a presença do super-ministro da justiça, Moro, e do filho 03?
Pois bem, fica evidente que as intenções era de obter estratégias para uma provável intervenção na Venezuela. Tudo guiado, orquestrado e aparado pelo governo trumpista.
7. Após a visita, o presidente foi entrevistado pela “Record de Trump”, a FoxNews, e lá vomitou sua admiração pelo pres. dos EUA, além de bajular a capacidade bélica do seu país “para resolver problemas como o da Venezuela”. Aqui, o fantoche de Trump escancara seu servilismo.
E quando foi questionado quanto a possibilidade de ceder território para a instalação de uma base americana no país, desconversou.
Afirmando apenas que seria feito o que fosse preciso para ajudar “os EUA com esta questão”(como assim?🤷🏻‍♂️) e que o mais interessado em acabar com a ditadura do Narcotraficante (LEMBRA?) Maduro, era o Brasil...

Nunca antes se viu um presidente brasileiro fazer força pra guerrear!
8. Isso, claramente, serve para manter o discurso de ter “posto o fim no socialismo, no Brasil e na América do Sul”. É show pra eleitor ver. Parece comício de campanha!
Pura retórica, governança de gogó, pouca efetividade e nenhuma melhora no país em quase 100 dias de governo!
Quanto aos objetivos da viagem? Quanto aos ganhos perante tantas contrapartidas nossas?
a) livre entrada de cidadãos americanos;
b) nossa base em Alcântara;
c) nossos jovens numa guerra que não é nossa;
d) virar as costas pra nosso maior parceiro comercial e ao nosso vizinho;(+)
Bom...nada! Somente a subserviência do nosso governo aos interesses dos EUA e de Trump. Pura retórica e prestação de serviços à inteligência dos EUA.
Grande conquista! 🤦🏻‍♂️
#BolsonaroEnvergonhaoBrasil
Ah, tem mais, ao declarar apoio à Trump em 2020 Bolsonaro se coloca complica. Caso o republicano não ganhe, quem assumir o país tratará de cortar logo os acordos feitas hoje, em suma, isso reforça a ideia volátil de que o que foi anunciado nos jardins da WH foi bom para o país.🤦🏻‍♂️
Após visitar os States, Bolsonaro terá como prox. viagens inter. o Chile, a terra que Guedes ama, e Israel a que o presidente e seu séquito bajulam.

Resta saber o que mais será entregue e quais desejos desses países atenderemos. Será que sobra algo?
#BolsonaroEnvergonhaoBrasil
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Joaaovicctor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!