Em entrevista ao Datena nesta quarta (27), Bolsonaro disse: “Geralmente a Folha de S. Paulo começa com tudo. Toda a fonte do mal é a Folha de S. Paulo.”
Siga o fio e veja 16 vezes em que começamos com tudo.
JAN/18
O então deputado federal Jair Bolsonaro recebia auxílio-moradia mesmo tendo um imóvel em Brasília. Questionado se usou o benefício para comprar seu apartamento, respondeu com ironia: “Eu usava o dinheiro pra comer gente".
JAN/18
Imóveis de Bolsonaro e filhos se multiplicaram na política. Levantamento da Folha identificou que os principais imóveis comprados nos últimos 10 anos pelos Bolsonaros registraram preço de aquisição abaixo da avaliação da Prefeitura do Rio à época. www1.folha.uol.com.br/poder/2018/01/…
JAN/18
Flávio Bolsonaro dividiu nos últimos 13 anos sua atividade parlamentar com intensa atuação no mercado imobiliário. Negociou 19 imóveis, fez transações-relâmpago, comprou com preço abaixo do mercado e vendeu com lucro considerável. www1.folha.uol.com.br/poder/2018/01/…
JAN/18
Bolsonaro usava verba da Câmara para empregar, em Brasília, uma funcionária fantasma, Walderice Santos da Conceição, a Wal do Açaí, que morava em Angra dos Reis (RJ) e trabalhava em um comércio na rua onde fica a casa de veraneio do presidente. www1.folha.uol.com.br/poder/2018/01/…
AGO/18
Sete meses depois, a Folha mostrou que a assessora fantasma de Bolsonaro continuava vendendo açaí em horário de expediente. www1.folha.uol.com.br/poder/2018/08/…
SET/18
Ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina Valle afirmou ao Itamaraty em 2011 que foi ameaçada de morte por ele, o que a levou a deixar o Brasil. O relato consta de um telegrama reservado arquivado no órgão, ao qual a Folha teve acesso. www1.folha.uol.com.br/poder/2018/09/…
OUT/18
Na reta final da eleição, a Folha mostrou que empresários compraram pacotes de disparos em massa de mensagens contra o PT no WhatsApp e preparavam grande operação antes do 2º turno. A prática é ilegal, por ser doação de campanha por empresas www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/…
JAN/19
No caso IOF, 1º grande recuo de Bolsonaro, a Folha mostrou que o presidente avaliava elevar o imposto para compensar subsídios a Norte e Nordeste. Exatamente o que ele anunciou e depois foi desmentido por auxiliares.
JAN/19
Em mais um recuo após a má repercussão da ideia, Bolsonaro fez chegar aos comandantes militares e oficiais generais da cúpula das Forças Armadas a informação de que não haveria nenhuma base americana instalada no Brasil durante seu mandato. www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/01/…
JAN/19
Suspenso pelo governo Bolsonaro, um contrato de R$ 44,9 milhões entre a Funai (Fundação Nacional do Índio) e a UFF deixou de cumprir requisitos legais e foi contestado dentro do órgão indigenista, mostraram documentos obtidos pela Folha. www1.folha.uol.com.br/poder/2019/01/…
FEV/19
A investigação sobre a movimentação financeira atípica de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, desacelerou de agosto a novembro do ano passado, período que compreende a campanha eleitoral. www1.folha.uol.com.br/poder/2019/02/…
FEV/19
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), deputado federal mais votado em Minas, patrocinou um esquema de candidaturas laranjas no estado que direcionou verbas públicas de campanha para empresas ligadas ao seu gabinete na Câmara. www1.folha.uol.com.br/poder/2019/02/…
FEV/19
O ministro do Turismo tentou censurar a Folha no caso dos laranjas do PSL. A Justiça negou pedido de liminar.
Nesta thread, mostramos as 13 matérias que o ministro quis tirar do ar.
FEV/19
A Folha revelou mais um esquema de candidatura laranja, dessa vez em Pernambuco. Candidata recebeu do PSL R$ 400 mil de dinheiro público na eleição de 2018, mas teve só 274 votos. O desenrolar da crise levou à queda do ministro Bebianno. www1.folha.uol.com.br/poder/2019/02/…
FEV/19
Apontado pelo presidente Jair Bolsonaro como "amigo particular", Carlos Victor Guerra Nagem foi reprovado na avaliação para assumir a gerência-executiva de Inteligência e Segurança Corporativa da Petrobras. Ele não cumpria requisitos básicos. www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/0…
MAR/19
Ministério do Meio Ambiente impôs mordaça ao Ibama. A medida foi vista dentro do órgão como um ataque à sua autonomia. Não há precedente de iniciativa similar. www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/…
DESDE 1930 “COMEÇANDO COM TUDO”
É recorrente nas redes sociais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL) acusarem a Folha de omissão na cobertura de governos anteriores.
Nesta thread, mostramos como o jornal incomoda presidentes desde Getúlio Vargas.
“Colocamos o Brasil de pé”, disse Guedes em entrevista. Economia do país, porém, recuou 0,1% no último trimestre. O Ministro também fez diversas afirmações otimistas ao longo do governo e que nunca se concretizaram. Siga o🧶e leia: bit.ly/3dKmeCz
Guedes concedeu entrevista ao programa Canal Livre, da Band, na noite deste domingo (12). Ao ser questionado sobre “crescimento em V”, contornou: “Nunca disse que o Brasil ia continuar em ‘V’. Colocamos o Brasil de pé, isso é ‘V’. Vamos entrar no futuro” bit.ly/3dKmeCz
O resultado do terceiro trimestre, em que houve recuo de 0,1% da economia, reforça o quadro de estagnação. Relembre: bit.ly/3rY12RO
Há 50 anos, 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, foi reivindicada como data de celebração da Consciência Negra no Brasil, em contraposição ao 13 de Maio
Pauta racial ganha espaço nas empresas, mas números ainda são ruins; embora a agenda ESG impulsione compromissos de inclusão, sair do discurso é o maior desafio
Presença de negros em liderança de empresas não melhorou no Brasil, diz empresária; Liliane Rocha alerta para o que chama de 'diversitywashing', que pode ser comparado ao 'greenwashing' (@JoanaCunhaO)
Local em que presidente Jair Bolsonaro morou com ex-mulher no Rio de Janeiro aparece em registros de quatro supostos "funcionários fantasmas" do vereador Carlos Bolsonaro. Siga o fio e saiba mais em: bit.ly/3kd4eox
Foto: Geraldo Magela | Agência Senado
Na época em que morava no local, Jair Bolsonaro estava casado com a advogada Ana Cristina Siqueira Valle, que é investigada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro sob suspeita de ser a articuladora de um esquema de “rachadinha” no gabinete de Carlos bit.ly/3htmoR0
As informações do endereço dos supostos "funcionários fantasmas" fazem parte dos documentos do Ministério Público do Rio de Janeiro que levaram à quebra de sigílo bancário de Carlos, da ex-mulher do presidente e de outras 25 pessoas, além de sete empresas bit.ly/3htmoR0
Manifestantes vão às ruas pelo país em atos contra Bolsonaro neste domingo (12). Pela manhã, grupos começaram a se reunir no Rio e em Belo Horizonte.
Acompanhe a cobertura neste fio.
📸Luís Costa/Folhapress
Há atos previstos em 15 capitais, com foco especial dos mobilizadores para as que tiveram grandes multidões nas manifestações da última terça (7), que incluíram bandeiras antidemocráticas e discursos autoritários de Bolsonaro.
O principal será na av. Paulista, a partir das 14h.
Acompanhe a cobertura completa também no site da Folha
NO CALOR DO MOMENTO | Dois dias após atacar o STF com ameaças golpistas, o presidente Jair Bolsonaro divulgou uma nota nesta quinta (9) na qual atribui palavras "contudentes" anteriores ao "calor do momento". Listamos outros momentos em que Bolsonaro foi tomado pela emoção: 🧶
Jair Bolsonaro, no calor do momento em 8.jul.2021 a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada
Jair Bolsonaro, no calor do momento em 9.jul.2021 em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada
Em 11 de setembro de 2001, não havia celulares com internet nas mãos de todos, ainda assim, milhões assistiram a dois aviões derrubarem as Torres Gêmeas, no centro comercial mais importante dos EUA. Isso foi há 20 anos. Siga o fio e leia mais em: bit.ly/3A2obDU
Na ocasião, aeronaves sequestradas se chocaram contra as Torres Gêmeas e o Pentágono. Atentados cuja autoria foi assumida por terroristas ligados à Al Qaeda, que tinha como porta-voz Osama bin Laden. Saiba como foi, minuto a minuto: bit.ly/3lbv7Z2
Às vésperas do maior ataque terrorista contra os EUA completar 20 anos, a Justiça americana retomará o julgamento dos réus do 11 de setembro. Cinco homens serão julgados, entre eles Khalid Sheikh Mohammed, acusado de ser o autor intelectual dos atentados bit.ly/2VwjNOt