, 13 tweets, 3 min read Read on Twitter
#FísicaThreadBr [Sou uma Física INVEJOSA?] Hoje vim falar sobre a inveja na Graduação. Pelo menos eu senti isso mais forte durante a minha. #CiênciaBr #ciencianobr
Eu lembro que alguns dos meus professores instigavam a competição de notas entre alunos, faziam questão de dizer a nota dos outros em voz alta e até mesmo humilhar os que não tinham a nota “tão alta”. Outros professores batem no peito pra dizer: comigo ninguém passa.
Naquela época quando eu era ingênua e não tinha aprendido a me impor, ainda não tinha mais de 10 anos na academia, achava normal. Normal pq eu só tinha aquilo como parâmetro. Então eu fui percebendo que eu sentia inveja de alguns colegas. Eu me pegava perguntando: quanto tirou?
Eu me pegava com raiva, porque beltrano ou ciclano tinha nota melhor. Porém eu não entendia que a nota do colega, NÃO tem absolutamente nada que ver comigo. A nota no colega não tem influencia na minha vida. A nota dele é reflexo do esforço dele. Além disso hoje em dia eu sei:
nota não define inteligência. Porém há 10 anos atrás, eu pensava que sim, que aquela nota ia mudar minha vida. Além disso, cada pessoa tem suas próprias batalhas internas que nem conhecemos. Então não se sair bem numa prova realmente não quer dizer NADA!
Voltando ao tópico inveja: também lembro de colegas que não compartilhavam bibliografia, não respondiam a pergunta do colega, não explicavam a dúvida do colega mesmo sabendo a resposta. Colegas que faziam de tudo para não ajudar os outros. E em nome de que?
Em nome de receber um “parabéns” e um “tapinha nas costas do professor”. Mas esse comportamento reflete a nossa sociedade de querer ser o melhor “empurrando” os colegas. Esse comportamente é culpa de todos: tanto professores quanto alunos. Hoje a minha reflexão é:
Vamos parar de achar que a nota do outro; ou ajudar o outro vai nos prejudicar? Vamos falar com nossos colegas, criar grupos de estudos, compartilhar o conhecimento, vamos dividir. E dividindo vamos somando e multiplicando.
A Ciência ela só avança, porque ela é feita de forma colaborativa. Então porque não começar agora? Comece desde cedo. Começa qualquer que seja o teu nível escolar no momento. Saiba que ajudar um colega, pode mudar a vida dele. Não se trata apenas de nota, mas sim de humanidade.
Engraçado que alguns professores mandam os alunos trabalharem/estudarem sozinhos, enquanto que a Ciência só funciona se todos estiverem colaborando. Irônico? Contraditório?
Eu já passei pela situação de uma Professora mandar o estudante dela não falar comigo, nem me ajudar com bibliografia que fosse, porque era minha obrigação me virar sozinha. Afinal quem queria passar era eu! (ele me ajudou escondido)
Fica a conclusão: A base da Ciência é o compartilhamente do conhecimento, então nao deixe de dividir só porque tu quer ser o aluno que leva o tapinha nas costas. Ajude a todos a ponto da turma inteira crescer e levar o tapinha nas costas!
Tenho mais histórias pessoais, mas fica pra próxima. Agora que aprendi a usar o Twitter ninguém mais me segura. Btw aprendi a usar, pois meus amigos compartilharam o conhecimento deles comigo! #ciêncialivre
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dr. Gabriela Bailas
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!