Profile picture
, 19 tweets, 3 min read Read on Twitter
Pra entender a reta final de Game of Thrones eu preciso falar da engenharia de contar uma (boa) história. Essa thread é sobre isso. 👇
Primeiro que se você encara a ficção como um espelho da vida você só vai se frustar. "Ai amiga, te desejo tudo de bom nessa vida." É ótimo nas relações pessoais ,não em uma história. Personagem não tem que ser feliz (mas também não tem que só sofrer). Personagem é uma ferramenta.
Na primeira temporada vários personagens tinham um papel simples: mostrar que ninguém está a salvo, nem o cara que você achava que era o herói. Uma das partes que cativou o público (eu!) foi ver que personagens morrem de bobeira, "sem motivo". A vida não vale nada nesse mundo.
O papel disso é dizer pro leitor/espectador "valorize quem você ama, ele pode ir a qualquer momento" e, é claro, dar um peso emocional a cada cena, já que qualquer cena pode ser a última do seu personagem querido.
Outro papel da galera que morreu na primeira temporada é passar o bastão para o elenco "de verdade", porque o que todos os personagens que estão com a gente até hoje tem em comum é que eles são uns completos DESPREPARADOS pra jornada, da Cersei à Brienne.
Na primeira temporada morre quem tinha uma mínima noção do que fazer. Depois morrem aqueles que seriam os sucessores naturais desses que morreram (Rob, etc.). Agora cada morte tem que cumprir um papel na história, porque até as mortes "idiotas" cumpriam um objetivo.
Aliás, esse é um grande tema da série. "ter um papel a cumprir no grande esquema das coisas", da Melisandre ao Sor Beric Dondarrion. O papel dele era ser essa peça, sem grandes arcos, mas uma coisa incrível nos livros é que até personagem micro tem seus arcos, sua evolução.
O que é "evoluir" depende de personagem pra personagem, é claro. Mas o Neil Gaiman fala do conceito de "o que um personagem quer" versus "o que um personagem precisa". Pra ele uma boa história é onde o conflito dos quer/precisa de vários personagens vão levar a história adiante.
Personagens que focam demais no que querem e evitam o que eles precisam acabam morrendo. Um bom exemplo é o Stannis Baratheon.
É por isso que no Braincast 308 falei que Daenerys não deveria ser rainha. Porque é isso que ela quer desde o episódio 1. O que ela precisa? Nem sempre essa resposta é fácil pra gente, do lado de cá da tela ou do livro, de saber.
John Snow queria ser um Stark, mas o que ele precisa é entender que ele é mais que isso e não importa onde ele está, ele é importante. (ele não é o crachá!)
Theon Greyjoy queria o amor do pai e do resto da família, mas o que ele precisa é o amor de uma família, mesmo que não seja de sangue, que aceita ele como é.
Família também é parte do conflito do Jaime Lannister, que pra mim tem a melhor evolução da série, junto com a Arya. Ele era um idiota mimado, pau mandado, que baseava todas as suas decisões em cima de "sou lindo, faço o que quero".
Ele precisava entender que do lado de lá existem pessoas que também tem desejos e problemas, que o mundo não existe pra servi-lo.
Sor Jorah Mormont queria voltar a ser um cavaleiro honrado, depois conheceu Dany e passou a querer o seu amor. O que ele precisava era unir as duas coisas e ter uma morte honrosa pelo amor da sua vida.
Sansa queria marido rico e vida boa, mas o que ela precisa é ser uma grande líder em vez de esperar os outros tomarem as decisões por ela.
Do que a Daenerys precisa? Do que a Cersei precisa? (além de uns tapas na cara!) Eu ainda não sei dizer e esse deve ser o conflito final ideológico da temporada.
Uma boa história vai além do "tem que morrer gente pra caramba", mas eu entendo que, bom, alguns personagens "de primeiro escalam" podiam ter morrido ontem de uma maneira bem contada, mas o que se ESPERA é que eles ainda vão ter um papel importante na história.
A metade final dessa thread acabou não indo pro ar, talvez eu tenha só delirado que coloquei tudo. Se você curtiu e faço essas filosofias-de-boteco no boanoiteinternet.com.br , passa lá e no Insta também. ;-)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to crisdias
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!