, 9 tweets, 9 min read Read on Twitter
#1 O ditador @NicolasMaduro se mantém de pé graças à ajuda da #Russia e #China. Entendo, que o chavista só cairá quando esses aliados interromperem o suporte que dão a ele. Além das duas potências, há uma dupla que compõe o "tripé" de sustentação: #Turquia e #Irã.
#2 O regime instalado na #Venezuela foi construído e mantido com apoio de amigos regionais. @LulaOficial, por exemplo, montou estrutura de sustentação à reeleição de Chávez, conforme esse documento oficial produzido pela embaixada venezuelana no Brasil.
#3 Para @LulaOficial, uma derrota de Chávez na eleição de 2012 teria as mesmas proporções da queda do Muro de Berlim. Aqui está um documento que publiquei pela primeira vez em 2016, quando era de @VEJA. O @ptbrasil escalou João Santana para cumprir a missão.
#4 Em depoimento aos procuradores da #LavaJato, Mônica Moura relatou como recebeu pelo trabalho. Dólares em malas entregues pessoalmente por @NicolasMaduro. Dinheiro desviado do povo venezuelano e brasileiro por meio da roubalheira disfarçada de obras financiadas pelo #BNDES.
#5 @LulaOficial e @dilmabr criaram linhas de crédito para os chavistas importarem alimentos. A #JBS era a principal fornecedora. Em 2015, @dcabellor esteve no #Brasil para renegociar prazos dos contratos e obter mais ajuda brasileira. Foi @MichelTemer que fechou a torneira.
#6 Hugo Chávez e @NicolasMaduro tiveram outros sócios na destruição da #Venezuela. O presidente boliviano @evoespueblo esteve envolvido diretamente no envio de cocaína em voos militares de La Paz para Caracas e Havana. Quem relata é o piloto Marco Antonio Rocha.
#7 A “Ruta del Alba”, como foi batizada a operação, consistia em remessas ora semanais, ora quinzenais de “malas diplomáticas” recheadas de 500 kg de cocaína. Operação era coordenada, de ponta-a-ponta, por militares bolivianos, venezuelanos e cubanos.
#8 A fofura da esquerda, o uruguaio Pepe Mujica, ajudou a suspender o #Paraguai do #Mercosul para, assim, permitir o ingresso da #Venezuela no bloco. O mundo ficou chocado com a imagem de blindados atropelando civis em Caracas. Mujica: "não deveriam estar na frente de blindados".
#9 Os paraguaios eram contrários à entrada da #Venezuela no #Mercosul. Eram os únicos sócios que rejeitavam os chavistas por entender que eles violavam a democracia. @dilmabr, @CFKArgentina e Mujica conspiraram para entrada dos venezuelanos no bloco.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Leonardo Coutinho
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!