, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
Podíamos aproveitar a #TsunamiDaEducacao para falar a sério sobre os problemas da educação.
A extrema-esquerda tem sido talvez a maior inimiga dos estudantes desde a redemocratização. Na sede para retomar o poder, suas lideranças comandam a greve exclusivamente como ataque ao governo. Sabem que não vão resolver problema algum, até porque não é este o objetivo.
Pelo contrário: aqueles que realmente se interessam em aprender, desenvolver pesquisas e gerar inovação serão os maiores prejudicados com as manifestações de hoje.
Por outro lado, não é o governo nem qualquer outro pequeno grupo que pode solucionar as deficiências do ensino. Somos nós, a sociedade, não organizados em torno de uma única liderança nem seguindo uma mesma ideologia, mas com cada um de nós buscando os seus próprios objetivos.
Para isso, no entanto, precisamos ter consciência dessa realidade, de nossa força, e ter a garantia das nossas liberdades individuais — liberdades estas, aliás, que estariam absurdamente comprometidas em caso da continuidade dos governos petistas.
Com cada vez mais empregadores percebendo que o sistema atual não mais gera mão de obra qualificada, descartando os diplomas como requisito para as vagas de emprego, as alternativas continuarão a ganhar espaço. A educação que conhecemos acabará e dará espaço a algo melhor.
Este processo, é claro, pode ser interrompido. Torço para que não seja. Os maiores riscos a ele são a retomada da confiança — ilusória — do povo nas instituições de ensino tradicionais e possíveis ataques às liberdades individuais que possam partir do governo.
Mas teoria à parte, acredito que, neste momento, a prioridade seja pensar em como melhorar a situação de quem já sofre com a qualidade do ensino e agora vai ficar no meio do fogo cruzado da guerra política. Volto mais tarde para falar a respeito.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Rodrigo Laneth
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!