Acompanhem - Comissão Geral ouve ministro da Educação
#TsunamiDaEducação
Dá pra ver que é muito mais esperto que o Vélez. Tá mostrando muitos dados que falam das deficiências no ensino fundamental, médio e técnico.
Sobre o ensino superior, fala que o ensino superior está indo bem em relação ao básico. E fala que a expansão do ensino superior se deu com a rede privada. E mete o pau no FIES.

Ou seja, vai contra o discurso de desmoralização das universidades públicas que o governo vem fazendo
E agora começou a meter o pau nas ciências humanas...
Acabou o tempo do ministro, e depois de uns aplausos envergonhados, vai começar a discussão.
O Deputado Orlando Silva falou da manobra contábil que o ministro fez misturando os orçamentos da educação. Fala q os cortes ameaçam os bons dados q o ministro apresentou do ensino superior. Perguntou também o motivo dos cortes na educação básica, suposta prioridade no governo.
Sobre a manobra fiscal: disse que a Dilma que fez manobra fiscal e nada respondeu.

Sobre os cortes na educação básica: Não falou nada

Sobre a evolução da educação: Falou que piorou tudo e que a culpa é do PT
O Dep Paulo Pimenta, entre outras coisas, mete o pau em Olavo de Carvalho e fala que o ministro menospreza o acesso do brasileiro ao ensino superior gratuito e a pesquisa brasileira.
O Dep Major Vitor Hugo disse que é só aprovar a reforma que tudo vai ficar bem e que segundo dados do CNI a população tá aprovando o projeto da Educação pro Brasil. (QUEM? ONDE?)
O Dep Carlos Jordy falando que nas universidades rola satanismo, feminismo, drogas e orgias... E sarapatel????
#TsunamidaEducação
Frota falou que a Dilma cortou também e ninguém reclamou... Memória tá curta, Frota?
Jandira Feghali falando dos cortes não ocorreram só no ensino superior. Atingiram o FUNDEB, creches, bolsas de estudo, universidades, hospitais universitários, e mete o pau nos argumentos iniciais usados para os cortes, puramente ideológicos. E mete o pau em Olavo de Carvalho.
O ministro fala que o contingenciamento é previsto na lei, e que vai entrar dinheiro de corrupção da Petrobrás pra educação... Falou do Lula, meteu o pau na esquerda e agora tá tudo um grande cabaré kkkkk
O Dep Lincoln Portela fala de hermenêutica, conexões, La Fontaine, e meio que tenta botar panos quentes em tudo... Sai dai, deputado, deixa o cabaré pegar fogo 🔥🔥🔥
O Dep Alessandro Molon falou do corte à UFF, UFBA e UnB, que depois virou corte generalizado, e pergunta qual foi o critério usado. Falou dos cortes na educação básica, que contrariam o discurso do governo. E perguntou por que os colégios militares não tiveram corte nenhum.
Depois, falou que o ministro atende aos interesses das faculdades privadas, e meteu o pau no discurso de desmoralização do governo, chamando os professores e alunos de idiotas úteis.
O Dep Domingos Neto diz que o Ceará vai sofrer bastante com os cortes e que aquele direcionamento da verba da Petrobrás para a educação não é tão simples assim como o ministro fez parecer. Depois perguntou sobre o telefonema do presidente pra ele ontem.
A Dep Professora Dorinha, de forma geral, falou que a Educação deve ser priorizada como um todo
Percebam:
O ministro, ao falar do contingenciamento do MEC, fala que foi de 3,5% sobre o orçamento GERAL. Aí compara com outras pastas. Mas para isso, compara com o contingenciamento do orçamento DISCRICIONÁRIO, (50% para o ministério da defesa e 80% para Infraestrutura).
Ou seja, quando quer mostrar que o contingenciamento do MEC foi baixo, usa o número do orçamento geral. Mas quando quer mostrar que o da defesa e infraestrutura foi alto, usa o número do orçamento discrionário 👍
O Dep Darcísio Perondi fala que contingenciamento sempre aconteceu, que tudo melhora depois da reforma da previdência, e que o congresso deveria ir atrás do dinheiro da lava jato pra cobrir o rombo atual.
Olha lá a Dep Margarida Salomão mostrando o joguete do ministro em misturar orçamento geral e discricionário, como mencionei 2 ou 3 tweets acima... Ela aponta ainda uma série de erros do ministro sobre o gasto com educação de uma forma geral.
O Dep Tadeu Alencar fala da grande parcela que votou antiPT e tá decepcionada com o governo Bolsonaro. Depois meteu o pau em Olavo, Vélez, e no governo como um todo. E disse que a chegada do Weintraub foi marcada por uma cruzada obscurantista contra as ciências humanas.
Depois mencionou portarias do Ministério da Economia que indicam que o corte sobre o orçamento discricionário foi de 24%, que depois foi aumentado para 31%.
Nem vou nem comentar os argumentos da Dep Professora Dayane... No final, ela criticou o corte de salários de professores na Bahia após uma greve... Ou algo assim.
O Dep Silvio Costa Filho pede o fim do debate ideológico e pede que o governo consiga essa verba para a educação de outras fontes, como os recursos do bônus do pré-sal.
O Dep Luizão Goulart critica a falta de planejamento do ministro no corte generalizado.
O Ministro INSISTE que o contingenciamento foi de 3,5% mesmo depois de provado que ele tava errado. Fala que 2+2 é 4, etc etc. Tá complicado...
Falou ainda de uma proposta de dar um $$ para incentivar para os melhores colocados no ENEM que desejem cursar licenciatura. Isso serviria para incentivar a formação destes profissionais. Ele disse que isso vai ser mostrado posteriormente...
O PSDB focou sua fala nas creches...
O Dep André Figueiredo começou criticando a forma como os cortes foram anunciados, e desfez de novo a falácia dos 3,5%, dando o exemplo das instituições do Ceará. E falou que, para ele, a crise da educação não é uma crise, e sim um projeto.
O Dep Idilvan Alencar criticou o fato de o ministro criticar Filosofia e Sociologia e a discussão entre Educação básica x superior, que são complementares. Pediu ainda que os professores fossem poupados na reforma da previdência e que o presidente não nos chamasse de idiotas
Esse aqui só passou pano pro ministro...
Agora preciso sair... Mas me mantenham informado dos babados kkk
Que cabaré...
Como esperado, Tabata Amaral deu uma tabatada no ministro!!
O ministro então disse que tinha convidado a Tabata para conversar 3 vezes, e ela recusou. Mas foi desmentido logo depois.
Talíria Petrone também deu o recado hoje. Olha o que ela fez!
Percebam aqui o jogo de palavras do ministro. Para falar do contingenciamento dos ministérios da defesa e infraestrutura, cita o orçamento DISCRICIONÁRIO. Para o MEC, cita o sempre o GERAL.
É por isso que o contingenciamento do ministério da defesa dá 50% e o MEC sempre só 3,5%. E o gado acredita!
Deixando mais claro: Para os outros ministérios, ele cita o % congelado baseado só em uma parte do orçamento, o que dá um percentual grande. Para o MEC, ele sempre cita o % do bloqueio sobre o montante total, para parecer que o bloqueio foi pequeno.
Lembrando que o próprio @jairbolsonaro publicou mais cedo esta imagem, que mostrava que o contingenciamento no MEC seria de 24,7%, e não 3,5% como diz o ministro. Mas ele apagou logo depois.

O post está arquivado neste link: archive.is/IeEa5
Alessandro Molon, líder da oposição, mandou MUITO bem na fala dele ontem 👏👏
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to 🆘Tesoureiros do Jair🇧🇷
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!