, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
Hoje tô com zero paciência para esse discurso "caridade 2.0" que assola uma parcela significativa da militância quando se trata de favela. A ideia de que cabe aos mais abastados (i.e. os próprios militantes) levar "um pouco de dignidade" para os "miseráveis".
PT, PSOL, PSTU, PCO... bicho, não tem um partido que não adota esse tom cristão - pelo menos majoritariamente - de "levar coisas para a favela". Cristão pois há a troca da alma: os partidos se imaginam levando dignidade em troca de uma devoção.
lembram do tanto de gente do PT chamando os mais pobres de ingratos? Pois é.
Inclusive, viceja na esquerda uma espécie de "Sermão do Espírito Santo" atualizado. Texto do século XVII do padre Antônio Vieira, onde este comparava e diferenciava a recepção dos negros e dos ameríndios da boa nova cristã.
Os primeiros, segundo o padre, apesar de arredios, de lutarem contra os ensinamentos cristãos, após adotá-los assumem a postura de uma estátua de mármore. A fé n'Ele se consolida.
Os ameríndios não: que recebem a boa nova com grande docilidade e facilidade, "mas são estátuas de murta que, em levantando a mão e a tesoura o jardineiro, logo perdem a nova figura, e tornam à bruteza antiga e natural".
Da perspectiva das esquerdas majoritárias, a adesão do populacho se dá nos termos ameríndios, como estátuas de murta". Donde emerge a ideia de que a esquerda abandonou a periferia a própria sorte (e por isso ao bolsonarismo).
Interessante como a agência do populacho é sempre neutralizada, a suposta captura pelo fascismo intestino e pelo populismo conservador é apenas uma consequência da preguiça e do encastelamento da própria esquerda.
Não há nenhuma percepção, zero, de que esse discurso "temos que reconquistar a periferia por meio da dignidade" é apenas mais uma forma de encastelamento da esquerda. De uma forma de política que mira a conversão (e a identidade) e não a aliança e o encontro.
Não é de se estranhar que a militância à esquerda costume demonizar figuras e aspectos importantes da existência periférica, como as igrejas evangélicas, demonizam aquilo que resiste ao discurso de conversão.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Orlando Calheiros
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!