, 18 tweets, 13 min read Read on Twitter
Iria guardar está para o dia 16 de junho, mas acho que o tema está cada vez mais oportuno. Já ouviu falar do Levante de Soweto, contra uma das bases do apartheid, a “Educação Banta”, ocorrido em 16 de junho de 1976?

Segue a Aula-fio!
Primeiro os antecedentes. Em 1953, o governo segregacionista da África do Sul criou a “Educação Banto”. Um sistema de escolas com Diretrizes próprias onde todos os negros do país deveriam estudar. Só que ali não era ensinada Matemática, Literatura ou química.
Eles aprendiam tarefas braçais como lavar roupas, cortar grama, limpar o chão, pintar, erguer paredes e todo tipo de trabalho a que eram relegados. Um ensino mais tecnicista, era impossível. A intenção era de mero adestramento.
Esta é a capa do. Aceitação de um dos livro-base dos “educadores” destas escolas. Tradução do título: “Caminhando para o futuro”. A citação parece promissora. Mas quais seriam as necessidades que os supremacistas inferiam ser as dos povos nativos?
A citação abaixo é a Hendrik Frensch Verwoerd(1901-1966), conhecido como Arquiteto do Apartheid e criador da Educação Banto. A necessidade dos negros sul-africanos era apenas servir os brancos em suas ideias.
O conceito era que aos negros bastava o treinamento necessário para melhor servir à população africâner sem pestanejar. E por isto não precisavam aprender Ciências e Artes. Nunca as usariam. Servos não precisam de engenhosidade, racionalidade ou sensibilidade à beleza e Cultura.
Em 1975,um novo decreto extinguiu o ensino das línguas nativas nas escolas banto. Todas as aulas seriam em inglês ou africânder. Os alunos se revoltaram, pois vinculavam o africânder à severidade excessiva, ao autoritarismo e à violência. Toleravam o inglês, se tanto.
No dia 16 de Junho de 1976, uma passeata de 20 mil alunos gritava em defesa de aprenderem em sua língua nativa. A resposta do governo foram bombas de gás lacrimogêneo e disparos de armas automáticas em direção aos estudantes desarmados e atônitos com a reação desproporcional.
O resultado: o número oficial é de 176 mortos, mas a estimativa mais realista fala de mais de 700 mortos. Os necrotérios e hospitais de Soweto e Joanesburgo ficaram lotados com corpos de estudantes. Para o governo não havia crise.
300 estudantes brancos da Universidade de Witwatersrand fizeram uma passeata no dia seguinte, revoltados com o governo que matava estudantes. Houve levantes ao longo do resto do ano. O Rand (moeda local) se desvalorizou devido à repercussão internacional.
Os líderes estudantis se aliaram ao Congresso Nacional Africano (Agremiação política de Nelson Mandela), dando-lhe nova energia é clara legitimidade até entre os brancos desfavoráveis ao regime segregacionista.O MCN que defendia o revide ao apartheid, perdeu força dali em diante.
A libertação de Nelson Mandela só viria em 14 anos,mas o apartheid nunca mais teve uma conjuntura de obediência sérvio ou de prosperidade econômica.A chama nunca se apagou,os alunos não saíram das ruas,cresceram caminhando por elas,tornando-se os que viabilizaram o fim do regime.
Hoje na África do Sul, o dia 16 de junho é um feriado. O Dia da Juventude. E mesmo com todos os seus problemas, com todas as contradições e injustiças que a maioria das sociedades humanas possuem, é um país que não fechou seus olhos para o seu passado.
Portanto, lembrem desta história no dia 30 de Maio. E zsugiro desde agora um terceiro dia de mobilização. O 16 de junho de 2019. Tem um triste, mas belo simbolismo. Quem sabe seja o motriz das mudanças que tanto desejamos para o nosso país e para a Educação.
*”lria guardar esta...”

E esta foto é do líder estudantil Tsietsi Mashinini, carregando o corpo de Hector Pieterson, morto durante a repressão à manifestação, aos 12 anos.
@GuilhermeBoulos @samiabomfim @taliriapetrone ,fiz uma aula-fio sobre os levantes de Soweto de 16 de junho de 1976,onde estudantes secundaristas enfrentaram o governo segregacionista do apartheid.Este dia é feriadão na África do Sul.Que tal o 16/06 para a próxima manifestação?
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dennis Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!