, 28 tweets, 14 min read Read on Twitter
Senador @wevertonrocha: Por que no seu caso as provas ilícitas não valem?
Moro: São muitas perguntas, não consegui anotar. Não lembro de mensagem que mandei há um mês atrás. É normal discutir logística.
Senador Fernando Bezzerra (MDB-PE), depois de saudar Moro juiz e ministro: O q está sendo apurado a respeito desses vazamentos?
Moro: Realmente os dados têm apontado uma queda na taxa de assassinatos de 23%. Claro q não é um mérito do governo federal, é também dos estaduais...
.@Sen_Alessandro (Cidadania-SE): Em termos de investigação, o sr pode adiantar o que está acontecendo? Precisamos de legislação contra esse tipo de ataque.
Moro: Precisamos de instituições que nos protejam. Nunca atuei movido por questões ideológicas.
Senador @angelocoronel_ (PSD-BA): Antes de fazer perguntas, ressalto que LJ foi de grande valia. O sr autoriza o @telegram a fornecer as mensagens? Ou Dallagnol? Isso acabaria com o q o sr chama de sensacionalismo.
Moro: Eu sai do aplicativo, essas mensagens não existem mais.
.@angelocoronel_: O sr autoriza o @telegram a fornecer os arquivos que ficaram na nuvem? Ou solicitar que Dallagnol entregue seu celular para a PF?
Moro: Não ficam nas nuvens. Essas mensagens foram excluídas. Se tivesse esse material, o grupo criminoso ja teria apresentado.
Sen Marcos Duval (Cidadania-ES): Seu passado te avaliza, ministro. O sr tem ideia de quem pode estar fazendo a desconstrução da sua imagem? Os brasileiros estão te apoiando.
Moro: Não sei quem são essas pessoas. Os indícios são de grupo criminoso organizado e não de adolescente.
.@ContaratoSenado (Rede-ES): o magistrado deve atuar de forma equidistante. Fui delegado 27 anos. Se fosse eu, sairia preso. O projeto das 10 medidas previa o uso de provas ilegais desde q obtidas de boa fé. O sr mantém essa opinião?
Moro: O sr defende a anulação de tudo, então?
.@ContaratoSenado: Não ponha palavras na minha boca. O que eu não defendo é a quebra do princípio da isonomia que é uma garantia do CPP, do Estado democrático de direito.
Sen @AroldeOliveira (PSD-RJ) diz q Petrobras quebrou com LJ, sempre enaltecendo a operação. Fala de reações.
Moro: Na Petrobras houve o fenômeno q a gente chama de captura do Estado em favor de agentes inescrupulosos. Agora, pq esse material está sendo divulgado dessa forma?
.@SenadorRogerio (PT-SE) diz que ex-juiz teria feito treinamento para ir ao Senado: Quem pagou pelo treinamento para vir aqui?
Moro: O sr está absolutamente equivocado. Essa história é uma loucura. Esse fato não existiu. O sr está fantasiando. Só tive auxílio da minha assessoria.
.@senadorhumberto (PT-PE): o jornalista enfrentou a CIA e o serviço secreto britânico. Está ameaçado. Pediu proteção. V. Ex. ja determinou essa proteção? V. Ex. vai pedir ao Dallagnol p/ entregar à PF o celular?
Moro: Sobre as ameaças, foi encaminhado de imediato.
.@senadorhumberto sugere que Moro peça demissão como ministro e desculpas ao povo brasileiro.
Moro: as afirmações são bastante ofensivas. Vou declinar de responder.
Sen Soraia Thronicke (PSL-MT) diz que "soa como música" no dia seguinte à derrubada do decreto de armas, ouvir um desarmamentista defender proteção de agente armado, se referindo ao @senadorhumberto. Ela também diz que mensagens são armação. Sugere "tentativa de golpe".
Senadora afirma e pergunta sobre esse tipo de comunicação. Moro diz que "não tem nada nas supostas mensagens que tenha qualquer comprometimento. Agora, com sensacionalismo extremado, acendeu a ideia do revanchismo, de anular toda a operação Lava Jato." Senadora parabeniza min.
.@MarcosRogerio (DEM-RO): Se houve excesso nas comunicações, afinal V. Ex. e Dallagnol não são seres anormais e podem cometer erros, não é aconselhável ao Parlamento entrar nesse jogo. O q foi possível apurar sobre esse ciber terrorismo? Há suspeitos?
segue -->
Moro: Até agora não temos nenhuma demonstração da origem desse material. Claro q eventualmente ele queira preservar a fonte. Em relação as mensagens q eventualmente eu tenha trocado no passado, embora não as tenha, estou tranquilo da minha atuação como juiz.
Moro diz que investigação é sigilosa e não cabe a ele acompanhar. No entanto afirma que se sabe que é uma organização criminosa que está por trás do que ele definiu como clonagem de seu celular.
Sen Esperidião Amin (PP-SC) fala sobre segurança cibernética.
Moro diz que houve tentativa de clonagem do celular do Ministro da Justiça e Segurança Pública, mas que não foi bem sucedido. "Tenho a expectativa que esses fatos sejam aclarados, pessoas identificadas e punidas."
.@tassojereissati pede q se esclareça conteúdo das conversas. Lembra importância da LJ e q houve abusos, cita busca em ap de Lula.
Moro: É natural q as pessoas tenham divergências [sobre LJ]. Sobre a busca, era o que a lei determinava.
Diz q divulgação é "tentativa de minar LJ"
.@Sen_Oriovisto (Podemos-PR) pergunta sobre neutralidade do juiz e se atos respeitaram imparcialidade.
Moro: é uma discussão bastante complicada. Tendo contato com as provas, juiz vai tendo convicção. É cotidiano dos juízes brasileiros. Estatísticas mostram q não houve conluio.
Sen @jaqueswagner (PT-BA): foi sensacionalismo divulgar conversas privadas da presidente Dilma Rousseff?
Moro: o sensacionalismo do site [@TheInterceptBr] provocou divulgação indevida e o tempo está colocando as coisas no lugar.
Senador: V. Ex. não respondeu.
.@jaqueswagner cita ações sensacionalistas da LJ. Pergunta se Moro não tem q se afastar enquanto se investiga.
Moro: Todo material probatório ficava disponível, não divulgávamos em pílulas. Não me servi de hackers. Não tenho nenhum apego ao cargo em si. Não houve irregularidade.
Sen Flavio Bolsonaro fala de teoria em que @ggreenwald teria pago um hacker para acessar conversas. Fala de China, Russia e de ex Big Brother. Pergunta: o sr acha que está havendo esse conluio?
Moro: Eu não conhecia o pr Bolsonaro. Essa historia de vaga no Supremo é uma fantasia
"Se eu tivesse as mensagens no meu aparelho celular, poderia eventualmente fazer um comparativo", diz Moro. Fala que conversas podem ser fake news ou contrainteligência.
Sen @lasiermartins (Podemos-RS): Não foi para acelerar o processo que o sr teve essas conversas? Quais são as tentativas de minar a LJ?
Moro: Naquelas supostas mensagens, tem conteúdo trivial. Posso ter dito. Tem coisa que causa estranheza [sobre Fux]. Esse site é opaco.
Sen Nelsinho (PSD-MS): O que me soa estranho é se o min participou ou não da orientação de trocas de agentes dessa operação.
Moro: Não podemos tomar por autênticas essas mensagens. Se forem autênticas não têm nada de anormal. É factoide divulgado por esse site. [Sobre Tessler]
Em resposta ao senador @alvarodias_, Moro diz que Intercept faz "falso sensacionalismo".
Sen @randolfeap (Rede-AP): Hj o sr faria autocrítica sobre a troca de mensagens?
Moro: O sensacionalismo como essas mensagens foram divulgadas pode ter lhe causado uma impressão equivocada. Acho grave órgão de imprensa receber essas informações de hacker.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Carolina Trevisan
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!